Ar condicionado automotivo ligado ou janela aberta?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os motoristas é saber se andar com o ar condicionado automotivo ligado consome mais do que andar com a janela do carro aberta.

E para quem ainda tem muitas prestações a pagar e o preço da gasolina incomoda essa é uma dúvida importante. Então vamos respondê-la.

Quando andamos com o ar condicionado automotivo ligado temos um aumento de consumo de cerca de 10%.

Quando andamos com a janela do carro aberta, a medida que a velocidade aumenta, aumenta o chamado arrasto aerodinâmico do vento que entra dentro do carro. Esse arrasto funciona como um freio aerodinâmico e para superá-lo é necessário gastar mais combustível.

Numa velocidade entre 60 a 70 km/h o consumo com a janela aberta é 10% maior do que com elas fechadas e vai aumentando a medida que a velocidade aumenta.

Ou seja a partir dos 60 a 70 km/h o aumento do consumo com a janela aberta começa a ser superior do que andar com elas fechadas e o ar condicionado automotivo ligado.

Ar condicionado automotivo ligado economiza mais gasolina do que janela aberta a partir de 70 km/h - além de não cometer infração de trânsito

2 thoughts on “Ar condicionado automotivo ligado ou janela aberta?

  1. Essa diferença de consumo enquanto janela aberta acima de 70 km/h são para todas as janelas abertas e ou somente a janela do motorista?

  2. Tenho um Pálio 1.0 16v 2002. Dentro da cidade o ar não gela. Na estrada ele gela, mas com um certo tempo ela para de sair vento pelos dutos de ar. Acho que esta criando gelo, pois desligo o ar por um tempo, ai começa a cair água em cima do meu pé que estar no acelerador. Ai depois que cai essa água, volta a sair vento normal, é só ligar de novo o ar. Levei em uma loja especializada e falaram que o ar estava congelando e o problema era o termostato, trocaram e não resolveu o problema. E sobre não esta gelando dentro da cidade: primeiro falaram que estava com vazamento de gás no núcleo evaporador, trocaram e não resolveram, depois condenaram o compressor, foi trocado e não resolveu, continua sem gelar na cidade. Gostaria de saber porque ele não gela dentro da cidade? Estou começando a achar que é um problema de fábrica de todos esses pálio? É a única explicação.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*