Ar condicionado caseiro sem eletricidade – veja como funciona e fazer um

Vivemos em um país tropical onde durante o verão, e às vezes fora dele também…, a temperatura pode passar dos 40º. C causando incomodo e diminuindo nossa produtividade. O ar condicionado não é um luxo e sim uma necessidade. Mas como todos usá-los já que os aparelhos não são baratos e muito menos a energia elétrica utilizada para fazê-los funcionar?

Uma das respostas possíveis foi encontrada em Bangladesh onde foi construído um ar-condicionado caseiro, sem usar eletricidade, capaz de reduzir a temperatura em até 10º.C, usando apenas garrafas Pet e papelão. E você também pode construir um deles sem grande dificuldade!

Como funciona o ar condicionado caseiro sem eletricidade

A Física nos mostra que diminuindo a pressão de um fluído, diminuímos também sua temperatura, assim permitindo que ele passe a absorver calor. O funcionamento de um ar condicionado mecânico baseia-se nesse conceito e depende que um fluído (o “gás refrigerante”) aumente e diminua de pressão e absorva e libere calor através de tubos e serpentinas (o “sistema”) para reduzir a temperatura de um ambiente. Sendo um processo contínuo e cíclico, é chamado de “ciclo de refrigeração”. Tudo isso utilizando energia elétrica!

No entanto, existem outras formas de reduzir a pressão de um fluído sem a utilização de energia elétrica. Uma delas é criar uma obstrução parcial à passagem de um fluído: é tão comum e conhecida que fazemos isso desde criança quando fazemos um biquinho e sopramos um machucado, por exemplo. O ar condicionado caseiro sem eletricidade simplesmente aproveitou essa ideia em uma escala maior!

Imagem mostrando uma criança, que ao causar uma obstrução com os lábios à passagem do ar, reduz também sua temperatura e os ar condicionados utilizam esse mesmo princípio físico

A criança, ao causar uma obstrução com os lábios à passagem do ar, reduz também sua temperatura e os ar condicionados utilizam esse mesmo princípio físico

De um lado do pedaço do papelão ou qualquer outra placa de material capaz de sustentar as garrafas PET, elas são presas com o lado maior cortado e voltado para o exterior do ambiente. Do outro lado do papelão, que fica para dentro do ambiente,  estão as saídas da garrafas, menores. O papelão é colocado em uma janela, por exemplo.

Imagem mostrando que o ar condicionado caseiro sem eletricidade utiliza garrafas pets para criar obstruções à passagem de ar e com isso reduzir a temperatura dele

O ar condicionado caseiro sem eletricidade utiliza garrafas pets para criar obstruções à passagem de ar e com isso reduzir a temperatura dele

O ar quente exterior entra pelo lado maior da garrafa e ao sofrer obstrução na sua passagem para o lado menor perde até 10º. C de temperatura. E todo sabemos qual a diferença entre dormir com 35º e com 25º C!

Com certeza não é o projeto de ar condicionado mais eficiente do mundo. Mas ele atende a uma necessidade de pessoas com baixíssimo poder aquisitivo de reduzir a temperatura onde dormem e/ ou trabalham.  Sempre podemos fazer mais mesmo com os eventuais poucos recursos que temos!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*