Ar condicionado limpo, economia e saúde em dia

Ar condicionado bom é aquele que a gente liga, esfria rápido o ambiente, não faz barulho e não dá defeito.

Muitos aparelhos de ar condicionado estão atualmente próximos dessa definição mas todos eles ainda precisam de uma limpeza periódica.

A limpeza periódica do ar condicionado se justifica por dois motivos:

  • diminuição do gasto com energia elétrica
  • prevenção de doenças, principalmente as respiratórias

Vamos ver individualmente como a limpeza do ar condicionado é importante:

Ar condicionado limpo: diminuição do gasto com energia

060509101504A foto ao lado mostra um ar condicionado com o evaporador sujo, com acúmulo de poeira entre as aletas.

Essa poeira que fica entre as aletas diminui o fluxo de ar que passa pelo evaporador, diminuindo a troca de calor do ar com  o gás refrigerante que passa dentro do evaporador.

Com a diminuição da troca de calor, o ar terá que circular mais vezes através do evaporador para perder o calor e diminuir de temperatura.

Esse aumento no número de passagens do ar  resultará em um maior gasto de energia pois o compressor ficará funcionando mais tempo.

Você pode esperar um aumento de até 40% da sua conta de energia com o ar condicionado sujo.

Uma das formas de perceber quando o evaporador está sujo e o ar condicionado precisando de uma limpeza geral é a formação de gelo na frente do evaporador e uma diminuição da capacidade de refrigeração. Mas em geral, ao chegar nesse ponto, o ar condicionado estará muito sujo já trazendo um grande aumento na conta e problemas de saúde.

A periodicidade da limpeza varia dependendo do lugar onde o ar condicionado está instalado. Em locais com muita poeira, pode ser necessário fazer uma limpeza a cada dois meses* enquanto em outros a cada seis meses ou um ano bastará. O bom senso é a melhor solução na hora de determinar o número de limpezas que o ar condicionado precisa por ano.

*Tive oportunidade de conhecer algumas empresas localizadas dentro do Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Esse porto exporta minério de ferro, descarregando a céu aberto o minério no porão dos navios. Formam-se grandes névoas de pó de ferro. O ar condicionado dessas empresas, localizadas dentro do porto, precisava de uma limpeza a cada um mês e em alguns casos, mais perto da área de de carregamento, a cada quinze dias…

Ar condicionado limpo: prevenção de doenças

Olhando a foto acima e a que está logo abaixo percebe-se que em um ar condicionado sujo há um grande acúmulo de poeira e lama.

Mas não é apenas poeira e lama que se acumulam: fungos e bactérias também, pois esse ambiente é bastante propício para sua criação.

Rinites, sinusite e pneumonias podem se tornar comuns onde o ar condicionado não é limpo.

captured_Image.png

Uma doença ainda pior, responsável por algumas mortes, como a do ex-Ministro das Comunicações Sérgio Motta, é causada pela bactéria Legionella, que causa pneumonia grave e “se sente em casa” em ar condicionados sujos.

Embora a bactéria Legionella seja mais comum em redes de dutos ela também pode se proliferar em aparelhos como ar condicionado split e janela. Por isso a limpeza de dutos e dos ar condicionados é essencial.

Veja o vídeo abaixo que mostra alguns outros problemas causados pelo ar condicionado sujo:

Limpeza do ar condicionado: quem deve fazer

Embora seja possível a qualquer pessoa fazer a limpeza do ar condicionado, para ela ser bem feita é necessário que o aparelho seja desmontado tal como na foto acima.

Essa desmontagem e, depois, a montagem requer cuidado e atenção. Por isso o mais aconselhado é procurar uma empresa que faça o serviço e dê garantia do funcionamento do aparelho.

Os preços podem variar de lugar para lugar mas espere pagar por uma limpeza do ar ar condicionado algo em tornode R$ 80,00 a R$ 150,00, dependendo da capacidade do aparelho.

Consulte na nossa seção de anúncios várias empresas que fazem o serviço de limpeza de ar condicionado.