Ar condicionado para data center de pequeno porte

Um dos sintomas que uma pequena empresa está crescendo é o crescente uso de computadores e em um determinado momento, a compra do primeiro servidor, que costuma ser seguida da aquisição de vários outros a medida que a empresa cresce mais.

A empresa passa a ter uma rede de computadores e um ambiente de TI. Mas, como esse crescimento é orgânico e raramente planejado, muitas vezes os servidores da empresa ficam localizados em um ambiente inadequado, afastado e quase sempre com ventilação e refrigeração inadequados.

Se fosse apenas um servidor, com pequena potência em watts, isso não seria um grande problema. No entanto, o mais comum é que a empresa reúna uma grande quantidade de servidores, um ao lado do outro, dissipando uma grande quantidade de calor. Além disso, os computadores em geral, e os servidores em particular, vem consumindo níveis crescentes de potência. Antes fontes de 250 watts eram suficientes para a maior parte dos usos. Hoje ninguém se espanta com fontes de 600 watts reais em computadores…

A foto abaixo é bem característica de pequenos ambientes de TI em empresas que estão em fase de crescimento – um data center muito pouco planejado:

Ar condicionado para data center em pequenos ambientes de TI apresenta desafios específicos

Num ambiente de TI como esse, o problema de como refrigerar, de qual ar condicionado usar, começa a ter importância pois muitas vezes esses servidores tem funções de missão crítica para os negócios da empresa.

A APC, uma empresa da Schneider Electric, e com reconhecido expertise na área, apresenta alguma estratégias para refrigerar pequenos ambientes de TI na sua revista Uptime de agosto de 2011.

Vejamos as estratégias apontadas por eles.

Ar condicionado para data center com potência inferior a 700W

A ventilação pode ser passiva, localizando adequadamente orifícios ou perfurações para que o ar ambiente ingresse) é eficaz no caso de salas críticas.

Ar condicionado para data center com potência entre 700 e 2.000 W

Recomenda-se a ventilação assistida por ventiladores. Esta ventilação pode ser adequada até para cargas mais elevadas, usando várias unidades assistidas por ventiladores.

Ar condicionado para data centers com potências acima de 2.000 W

Caso o data center inclua roteadores para Voip e um grande número de servidores, além do ar ambiente exterior a sala estar quente ou com temperatura não controlada a estratégia é a colocação de ar condicionado.

Embora a APC não recomende o uso de ar condicionados comuns, encontramos muitas empresas que conseguem uma boa refrigeração de seus data centers utilizando aparelhos de janela ou splits. O segredo é calcular corretamente a carga térmica do ar condicionado e para reduzir a conta de eletricidade, colocar um split com inverter. Também deve-se tomar precauções na hora da instalação para evitar que água de condensação venha a pingar nos computadores.

Não se deve esquecer que com um no-break instalado, equipamentos de TI continuam gerando calor mesmo com falta de energia elétrica. Caso o tempo de autonomia for superior a 10 minutos, é preciso que o no-break tenha capacidade de manter ventiladores ou ar condicionados funcionando.


Fonte: APC, adaptado

One thought on “Ar condicionado para data center de pequeno porte

  1. Tenho um CPD de 24m² hoje o piso é elevado fechado, a refrigeração hoje é por equipamentos SPLT , preciso de uma refrigeração de 137.000 BTU/h preciso de estimativa de valor, tenho que entregar orçamento amanhã.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*