Ar condicionado split com "defeito": não aquece…

Se ó fenômeno é normal ou está ocorrendo em função das mudanças climáticas que estariam sendo provocadas pelo homem, o fato é que região Sul recentemente passou por uma das maiores ondas de frio vistas nos últimos onze anos.

Na região Sul muitas pessoas compram um ar condicionado split não apenas para refrigerar no verão mas também para aquecer no inverno. E na hora do split aquecer é que muitos consumidores estão percebendo a importância de um correto dimensionamento do aparelho (carga térmica).

Em regiões com climas mais amenos é muito comum o consumidor achar que pode instalar um aparelho com capacidade de refrigeração menor do que a recomendada. Para que tantas BTUS se o clima aqui quase não precisa de ar condicionado? Uma “boa” justificativa para gastar menos com a compra de um aparelho. Só que uma justificativa equivocada…

Antes de comprar um ar condicionado split veja algumas dicas para evitar aborrecimentos no futuro.

A capacidade de aquecer de um ar condicionado split costuma ser idêntica ao sua capacidade de refrigerar – se refrigera 18.000 BTUS, da mesma forma aquece 18.000 BTUS. Isso ocorre devido ao ciclo reverso: o mesmo ciclo de refrigeração só que no sentido inverso. Falei em costuma ser idêntica pois já vi alguns splits ( que me recorde da Gree) que usavam resistência elétrica para aquecer e não o ciclo reverso.

Pois bem, se a área que você quer refrigerar/ aquecer precisa de um aparelho de 18.000 BTUS e você colocou um de 12.000 BTUS, vai ter um déficit de 6.000 BTUS que pode aparecer em um inverno mais rigoroso como esse que agora estamos passando. Não é defeito do ar condicionado split: ele é que foi comprado com uma capacidade menor do que a adequada para refrigerar/ aquecer.

Split com aquecimento que desliga com frequência nem sempre está com defeito

Uma outra possibilidade do seu aparelho de ar condicionado split, mesmo com a capacidade correta para o ambiente, não estar aquecendo pode ser devido a uma má instalação. Todo split tem uma distância máxima de tubulação entre suas unidades evaporadora e condensadora. Se essa distância não for respeitada, a capacidade de aquecer/ refrigerar do split será prejudicada.

Na prática, quando menor a capacidade do split em BTUS, menor a distância máxima de tubulação entre as unidades. Além disso, curvas feitas na tubulação podem diminuir em até 1 metro, por curva, essa distância. E a partir de de uma distância X em metros, quase todos os fabricantes pedem que se coloque mais gás refrigerante é óleo. Um bom instalador de split sabe de tudo isso. O problema é que bons instaladores não são tantos assim…

Não é a toa que uma instalação de split pode custar mais caro do que o aparelho em alguns casos.

O split nem sempre está com defeito quando não aquece

Nenhum consumidor tem obrigação de ser técnico e entender o funcionamento de um ar condicionado split com ciclo reverso. No entanto, seu desconhecimento muitas vezes leva ele a achar que o aparelho está com defeito quando na verdade o que está acontecendo é uma característica do split ( e ar condicionado) com ciclo reverso:

  • quando a temperatura exterior fica muito baixa (perto de zero graus), o split, para evitar o congelamento da serpentina externa (condensadora), interrompe a função aquecimento. Na verdade, passa a funcionar como um ar condicionado normal direcionado o calor para a serpentina.

A interrupção de vez em quando na função aquecimento é um acontecimento normal na operação do split com aquecimento quando a temperatura está próxima a zero graus. Não é defeito!

Split para aquecer não precisa ter inverter

Antes dos aparelhos com inverter serem comercializados em larga escala, muitos dos splits já tinham a função aquecimento. E antes mesmo dos splits surgirem, muitos ar condicionados tinham essa função.

Se algum vendedor vier com o papo que para o split aquecer ele precisa, obrigatoriamente, ser inverter fuja deles. Ele está mais preocupado em “aquecer o bolso” com seu dinheiro do que lhe vender um aparelho adequado.

É claro, se você puder comprar um aparelho com inverter, compre-o, pois ele trará economia na conta de energia. Mas não que essa tecnologia seja necessária para o split aquecer.

9 thoughts on “Ar condicionado split com "defeito": não aquece…

  1. TA SE SPLIT Q NAO ESQUENTA NAO É DEFEITO O QUE TEM Q SER FEITO PARA ESQUENTAR?

  2. O que se deve fazer para que ele aqueça nas condiçoes falada acima, se não está com defeito o que se pode fazer para que funcione?
    Att.Arno

    • I can’t even tell you how great this post is.Lifestyle design for me is creating enough time, due to easy income streams, to help others and provide some value to society. I’m never going to be able to work 60 hour weeks. I know that, it just won’t happen. I’m not going to be providing any value for others in that way, because I will be so miserable. Working less, to have more time to help others and live how I want is my version of lifestyle design. You just gave me a lot to think about for the rest of the day!.-= Nate´s last blog .. =-.

  3. Comprei dois iguais. Um esquenta e outro não. As condensadoras estão instaladas na mesma parede (sem diferença de temperatura) e onde eu moro não baixa de 5 graus nunca (é raro ficar menos de 10 graus).
    Não entendi o problema, acho que vou ter que solicitar a substituição com o fabricante enquanto está na garantia.

    A propósito. Que fórum estranho… ninguém responde!!!!!

  4. COmprei um springer quente/frio 18000btus e não havia testado no ciclo quente, agora com as quedas de temperatura, liguei o mesmo no quente contudo não aquece. O que pode ser, uma vez que as configurações de controle estão ok? tenho outros 2 iguais nos quartos e funcionam perfeitamente.

  5. fiz limpeza e coloquei gaz em 1 ar da marca yorke ele gela bem mas não esquenta ele liga o de dentro mas o da rua não ainda não resetei ele ainda vou resetar ele sabado ok aguardo resposta

  6. fiz limpeza e coloque gaz em um ar york ele esta gelando mas não esta esquentando só liga o de dentro ainda não resetei,

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*