Ar condicionado split: eles podem não refrigerar o que os fabricantes dizem…

Quando o verão chega e  o calor aperta, as vendas de ar condicionado crescem muito – e a cada ano as vendas do modelo tipo split crescem mais e mais.

No entanto, a maior parte dos compradores, sofrendo com o calor, compra um ar condicionado sem fazer uma análise mais profunda, sem levar em conta quatro fatores importantes:  a capacidade necessária do aparelho (carga térmica), o modelo mais adequado, o consumo e a real capacidade de refrigeração do ar condicionado split.

Não levar em conta esses quatro fatores muito provavelmente resultará em uma enorme frustação no futuro pelo ar condicionado não refrigerar o suficiente e a conta de energia ser mais cara do que seria necessário.

Vamos mencionar um aspecto que poucas pessoas conhecem mais que em muitos casos faz uma grande diferença entre comprar um ar condicionado adequado e um outro que não refrigerará o suficiente:

A capacidade de refrigeração de um ar condicionado split pode ser até 10% inferior à declarada pelo fabricante

Ou seja você pode estar comprado um ar condicionado cujo fabricante diz que a capacidade de refrigeração é de 12.000 BTUS e na realidade ele só refrigera 10.800 BTUS.

Isso não é uma fraude do fabricante do ar condicionado e sim uma variação permitida pela norma técnica. Infelizmente essa não é uma informação disponível para os consumidores, só obtida com testes em laboratório.

Recentemente a Pro Teste* fez um teste com 12 marcas de ar condicionado split (LG, Philco, Hitachi, Electrolux, Gree, Midea, Elgin, Brastemp, Carrier/Springer, Komeco, York e Consul). O resultado é que:

— As marcas Consul, Komeko e York possuem capacidade de refrigeração 10% menor do que a nominal, de 12.000 BTUs. Ou seja, na verdade, são aparelhos de cerca de 11.000 BTUs. Mas, pela norma técnica, há uma tolerância de até 10% na variação, portanto, todos estão dentro da legalidade — afirma Eduardo Cação, engenheiro e pesquisador da Pro Teste.

É claro, os fabricantes com aparelhos com desempenho inferior a sua capacidade norminal reclamaram:

Rafael Roecker, analista de Marketing da Komeko questiona a avaliação da Pro Teste, pois a entidade não revela qual o laboratório onde foram feitos os ensaios e nem quais as normas utilizadas. Sobre a eficiência energética, ele ressalta que foram realizados testes que não são exigidos para homologação do produto junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (Procel).

— A estabilização do ambiente e o tempo para atingir a temperatura desejada dependem do ajuste da carga de fluido refrigerante, posição do produto no ambiente, modo de operação e carga térmica do ambiente. A Pro Teste não cita qual a carga térmica do ambiente na hora do teste. É um grande erro definir a capacidade térmica de um ambiente através apenas de sua área total, ou seja, a carga térmica de um ambiente de 12m2 feito de alvenaria não é o mesmo de um ambiente de madeira ou, até mesmo, de alvenaria com janelas sem proteção voltadas para o sol.

Fica o alerta que que nem sempre a capacidade de refrigeração de um ar condicionado split informada pelo fabricante é a sua capacidade real…

*O teste está disponível na íntegra na edição nº 110 da revista ProTeste de fevereiro, distribuída exclusivamente para associados, e no site www.proteste.org.br.

10 thoughts on “Ar condicionado split: eles podem não refrigerar o que os fabricantes dizem…

  1. caro amigo! boa tarde! tenho um ar condicionado split de 12000 mas quando o calor aperta ele não fica armado ele fica mais tempo desarmado q armado o que pode ser?, um gdr abraço!

    • BOA TARDE SR GIOVANI.
      ISSO É INCOMUM DE ACONTEÇER MAS PODE SER O PROTETOR TERMICO COM DEFEITO POR ISSO ELE ENTRA EM AÇÃO MESMO COM BAIXA TEMPERATURA DO COMPRESSOR OU AINDA FALTA DE MANUTENÇÃO SUJEIRA CAUSA DEFEITOS.
      11 69814359
      SAMUEL

  2. Caros colaboradores, fiquei por um determinado tempo sem usar o aparelho split inverter e agora quando ligo ela fica como um ventilador não refrigera, o que deverá ter acontecido?

    • BOA TARDE SRA NEUMA.
      ENTRE OUTROS FATORES UMA DAS CAUSAS PODE SER 1-
      QUE O GAS TENHA ESCAPADO POR ALGUM VAZAMENTO
      2-COMPRESSOR QUEIMADO.
      ESSA PODE SER UMA DAS CAUSAS.
      CONTRATE UM PROFICIONAL COMPETENTE PARA FASER UM ORÇAMENTO OK.69814359

    • talvez seja falta de limpeza na comeia interna ou externa, verifique o filtro e parte eletrica

  3. Ola
    tenho um ar split 12.000, quando ligo no quente ele aparece um erro no visor e não aquece, o ar gelado ta funcionando normalmente.
    o que pode ser?
    obrigada

  4. Ola
    tenho um ar consul 10.000,modelo ccb10b quando ligo funciona +/- uns 3 a 5 minutos depois desliga o compressor e alguns minutos mais tarde fica querendo entrar o compressor na terceira tentativa o compressor entra,mais não chega a temperatura setada, já substituir o termostato mais não resolveu .
    o que pode ser?

  5. comprei um ar lg split 9000btus o compressor arma de 5 em cimco minutos e normal?
    a classificaçao dele e A diz q gasta 17,1 kwt por mes so no primeiro dia gastou 10 kwt e normal ?

  6. Bom meus amigos estou a 2 dias tentando entrar em contato com a philco meu ar de 12 BTUs fica 10m armado e 5m ventilando e fica assim o dia todo no fim acaba nao gelando nada . As as assistencia nao atende minhas ligacoes meu ar so tem 4meses de uso… olha tenhos outros ar mas igual a esse nao existe uma bosta literalmente estou com muita raiva pq trabalho com pessoas e o meu consultório nao gela ninguem me atende na garantia fico assim tentando vamos ver ate quando!

  7. Tenho um komeço 12000 qto e f
    Mas parou de esquentar e depois de resfriar. A placa queimou e foi trocada por uma universal que durou um dia
    Vale a pena investir neste aparelho ou trocar
    Sugeri algum 16m2

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*