Ar condicionado split vai ficar mais caro…

O Governo Federal, na “fúria” por aumentar receitas e com dificuldades parar criar novos impostos, vem aumentando a alíquota dos impostos existentes principalmente em determinados produtos que a pessoa acaba não abrindo mão. E no calor cada vez mais frequente de 40o. C mais e mais pessoas estão deixando de abrir mão do ar condicionado.

Dessa forma, o Governo elevou a alíquota do impostos para a importação de de ar condicionado split para uso residencial de 18% para 35%.

E a elevação de imposto não foi apenas para o ar condicionado split importado:

a alíquota também foi elevada de 14% para 25% para peças de unidades condensadoras ou evaporadoras destinadas a fabricação. Até mesmo os aparelhos de ar condicionado ditos “nacionais”, fabricados aqui mais cheios de peças importadas, vão ficar mais caros !

A justificativa para esse aumento é que ele atende um pleito das empresas fabricantes de ar condicionado (Springer e Gree) instaladas na Zona Franca de Manaus que estão “preocupadas” com a concorrência chinesa.

No entanto, quando o Governo atende o pleito desses fabricantes ele se esqueceu da população:

  • graças a concorrência do ar condicionado split importado da China os preços no Brasil ficaram bem mais baratos e o ar condicionado deixou de ser um sonho distante para muitos brasileiros. Hoje já não é incomum irmos em uma comunidade carente e vermos vários ar condicionados do tipo janela nas casas;
  • as peças importadas foram fundamentais para termos aparelhos com controles remotos, melhores e mais eficientes dispositivos de segurança, mais econômicos, etc. Ao encarecê-las vai ficar mais difícil termos um aparelho de qualidade e a um custo razoável
  • as “importações” de ar condicionado split do Uruguai e Paraguai devem crescer só que para os consumidores, não existe garantia… Se der defeito, dane-se !

A esperança é que a cada seis meses esse aumento da alíquota é revisado. Com sorte dá para comprar um ar condicionado split em conta no meio do verão que se aproxima…

Para arrecadar mais, Governo aumenta imposto e o preço sobre  para o ar condicionado split importado


Fonte: Agência Estado, 06/09/2011