Ar condicionado, vilão da doença do olho seco

A maior parte das pessoas associa a chegada do verão ao aumento da temperatura. No entanto, um grupo especial de pessoas, os oftalmologistas, associa a chegada do verão ao aumento do número de pessoas com a doença denominada olho seco.

E isso ocorre por que o ar condicionado, que diminui a temperatura dos ambientes no verão também é o grande vilão da doença denominada olho seco. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que incidência dessa doença salta de 10% para 20% durante o verão – dobra no período.

Os sintomas do olho seco são olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada.

A doença ocorre devido a mudança da qualidade ou quantidade em uma das três camadas da lágrima – oleosa (externa), aquosa (intermediária) e proteica (interna). A baixa umidade dos ambientes refrigerados provoca a evaporação da camada aquosa. Sem lubrificação, os olhos ficam mais vulneráveis a inflamações e infecções.

sindrome do olho secoE como a limpeza de ar condicionado no Brasil costuma ser ignorada por grande parte dos proprietários o risco de pegar uma inflamação ou infecção devido a fungos existentes no aparelho aumenta muito.

O único remédio para o olho seco é um colírio denominado lágrima artificial – que precisa ser feito após a análise da lágrima da pessoa. Mas o colírio não é inofensivo: dependendo da quantidade que com que se pinga nos olhos ao longo do dia, o colírio pode provocar irritação devido aos conservantes que contém. A indicação é de usar apenas quatro vezes ao dia mais existem pacientes que superam facilmente mais de dez vezes ao dia.

Em casos mais graves pode ser indicado o uso pode ser indicada cortisona ou ciclosporina. Mas jamais use tais medicamentos sem antes consultar um oftalmologista.

Prevenindo a doença olho seco

O primeiro passo para prevenir o olho seco é o consumo de no mínimo dois litros de água por dia. Embora muito divulgada a necessidade do consumo de água, é surpreendente a quantidade de pessoas que não respeitam essa quantidade mínima.

Nas atividades que exigem concentração visual como o uso de computador ele diz que as dicas são: posicionar a tela 30 graus abaixo da linha dos olhos, fazer pausas de 5 minutos a cada hora de trabalho e piscar voluntariamente.

Você sabe se sofre de olho seco? Faça o teste !

Faça o teste abaixo para descobrir se sofre de olho seco e se procure o seu oftalmologista caso o resultado seja positivo:

Você á teve alguns dos sintomas abaixo:

  • Sensação de queimação;
  • Sensação de ardência;
  • Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos;
  • Riscamento;
  • Fotofobia;
  • Sensação de mucos nos olhos (purulência)

Se você respondeu sim para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. Não deixe de consultar seu oftalmologista.

One thought on “Ar condicionado, vilão da doença do olho seco

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*