Brastemp já não é mais uma Brastemp

Com alguma frequência recebemos aqui no Portal da Refrigeração pergunta de leitores sobre a qualidade de uma marca específica ou de um determinado aparelho. Nos dias atuais essa é uma pergunta das mais difíceis de responder.

O caso da geladeira Brastemp onde a empresa deixou um consumidor três meses sem geladeira, ele ligando para o SAC (provavelmente terceirizado) da empresa, com atendentes robotizados e com a assistência técnica dando um diagnóstico de defeito que custaria mais caro do uma geladeira nova ilustra essa dificuldade de dizer se uma marca tem qualidade ou não.

Hoje a qualidade, em termos de componentes, todas as marcas de ar condicionado e refrigeração são muito parecidas. Essa equiparação delas deve-se ao uso componentes produzidos por terceiros (compressores principalmente) e uma busca pela redução de custos que leva muitos a simplesmente importarem aparelhos produzidos na China, com pequenas alterações estéticas para diferenciá-los.

Tive a oportunidade de conhecer a fábrica da Gree na China e na sua grande recepção existe um mostruário com aparelhos de ar condicionado Gree produzidos para outras marcas como GE, York, Whirlpool (a dona da Brastemp), etc.

Fabricação de splits Gree na China Montagem de um condensador de split Gree na China

Hoje os critérios que um consumidor deveria levar em conta ao adquirir um ar condicionado devem levar menos em conta a marca (pois já vimos que a Brastemp não é mais uma… Brastemp) e muito mais a assistência técnica e a quantidade de reclamações.

Antes de comprar um ar condicionado pense na assistência técnica e Serviço de Atendimento ao consumidor

A realidade é que poucos ar condicionados dão defeito nos primeiro anos mas caso o consumidor seja “presenteado” com um aparelho que apresente problemas, é quase certo que ele vai ter uma série de dissabores com as assistências técnicas e SAC robotizados (ou idiotizados).

Veja nossa análise dos fabricantes de ar condicionado. Embora feita em 2010 ela continua válida – apenas a Midea melhorou de classificação pois investiu na ampliação do seu depósito no Brasil e existem planos de fazer uma fábrica aqui.

Veja a quantidade de reclamações antes de comprar um ar condicionado

Aconselhamos também a visita ao site Reclame aqui para que você averigue as reclamações feitas a uma determinada marca, as respostas dela ao consumidor (quando fazem isso) e se o consumidor ao final ficou satisfeito.

O Reclame Aqui é isento e como vem se tornando um importante serviço para os consumidores reclamarem seus direitos, os fabricantes vem dando mais atenção a ele, mantendo equipes para responderem ao consumidor insatisfeito.

E por fim preço, olhe o preço ao comprar um ar condicionado

Todas os fabricantes tentam se diferenciar em termos de qualidade do seu aparelho, afinal o resto é praticamente padronizado:

  • um aparelho realmente refrigera o que diz pois existe controle disso;
  • todos os splits apresentam controle remoto;
  • todos dão garantia de pelo menos 1 ano;
  • o custo de instalação é praticamente o mesmo, salvo quando o fabricante subsidia uma parte.

Mas como vimos pelo descaso da Brastemp com o consumidor, qualidade (ou má) é bastante igual entre as empresas. Por isso, mais do que nunca, vale a pena olhar o preço antes de comprar, é claro não esquecendo a assistência técnica e a quantidade de reclamações que a marca tem.

One thought on “Brastemp já não é mais uma Brastemp

  1. Comprei um ar condicionado brastemp ja faz algum tempo, a 6 meses atras queimou a placa da evaporadora, comprei uma nova original na autorizada para não ter problemas e ja queimou outra vez, Sei que estou sem direito da garantia, mais acredito que poderiam dar uma atenção um pouco melhor ou pelo uma resposta convincente, pois quase todos os eletrodomésticos da minha casa é da marca… fogão, microondas, geladeira e simplesmente disseram no SAC que não tem o que fazer… terei que pesquisar mais da proxima vez

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*