BTUS do ar condicionado – cuidados com o que falam

Grande parte das pessoas que vai comprar um ar condicionado fica em dúvida sobre quantas BTUS o aparelho precisa ter.

Infelizmente a grande maioria ou acaba fazendo um cálculo simplório ou acredita na conversa do vendedor, que quase sempre tenta empurrar um aparelho de capacidade maior e mais caro.

Calcular quantas BTUS um ar condicionado precisa ter não é ciência de outro mundo nem advinhaçãoO resultado já é conhecido: aparelhos de ar condicionado que refrigeram menos do que o necessário ou então que custaram muito mais caro do que era preciso…

Só existe uma maneira de calcular quantas BTUS um ar condicionado precisar ter: fazer a carga térmica ! de acordo com a Norma ABNT 5858. Você pode aprender como calcular e também fazer o download da planilha no Portal da Refrigeração e Ar condicionado.

Cuidado com os supostos artigos informativos que aparecem na internet sobre o cálculo de BTUS.

Destaco um do Shopping UOL que levará qualquer pessoa que se basear nele a comprar um ar condicionado errado e quase sempre gastando mais do que o necessário. Veja o artigo absurdo.

Com uma suposta “roupagem” técnica esse artigo do UOL nada mais do que um exercício de adivinhação quanto a quantidade de BTUS necessárias do ar condicionado. Existem muitos artigos desse tipo espalhados pela Internet.

Lembro que era comum se calcular as BTUS de um ar condicionado multiplicando por 600 o número de metros quadrados do local onde ele seria instalado. Outros falavam em multiplicar por 700, alguns 800 e cheguei até a escutar 1000.

No ramo do ar condicionado cuidado com o que falam para você. Na hora de pagar a conta ela será sua…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*