Inverter, a novidade do ar condicionado split

Se você está pensando em comprar um ar condicionado split, deve considerar seriamente em comprar um com a tecnologia inverter. Sua conta de luz pode ter uma boa economia com esses ar condicionados.

Como funciona o inverter no ar condicionado split

O funcionamento de um ar condicionado split sem inverter

Todo ar condicionado, seja ele de janela ou split, conta com um compressor e um termostato. Quando ligamos o ar condicionado, o compressor começa a funcionar e vai reduzindo a temperatura do ambiente até que ela “atinja” a que foi regulada no termostato: quando elas se igualam, o termostato desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do ar condicionado.

Um ponto que deve ser esclarecido: o termostato mede a temperatura do ar que volta para o ar condicionado. É possível, e na verdade sempre ocorre, que em outros pontos este ar esteja muito mais frio. Esse é um dos motivos das frequentes brigas de pessoas que reclamam que está muito frio enquanto outras dizem que não, porque o termostato do aparelho está em 22o. C…

Mas o calor continua penetrado e sendo produzido no ambiente e por isso a temperatura vai subindo pois apenas a ventilação do ar condicionado está funcionado. Quando a temperatura do ar que volta para o ar condicionado atinge a que o termostato está regulado, o compressor volta a funcionar e começa novamente a refrigerar o ambiente.

Esse é um ciclo que se repete nos ar condicionados , com os seguintes problemas:

  • o compressor do ar condicionado liga e desliga gerando picos de voltagem, o que faz, por exemplo, que algumas lâmpadas oscilem e pode até mesmo queimar alguns aparelhos elétricos
  • o compressor sempre funciona na sua rotação máxima e com o consumo máximo. Um ar condicionado não-inverter pode ser comparado ao ligar e desligar duma lâmpada. Ligar um aparelho deste tipo significa que funcionará no máximo de sua capacidade.
  • a temperatura oscila acima e abaixo do termostato

O funcionamento de um ar condicionado com inverter

De modo a resolver os problemas que um ar condicionado apresenta no seu funcionamento, pesquisadores japoneses chegarem a conclusão que se eles conseguissem alterar a velocidade de rotação do compressor (cerca de 3.000 RPM na capacidade máxima) eles superariam todos os problemas. Daí nasceu o inverter, que na prática é colocar um inversor de frequência para controlar a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado.

O inverter controla a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado conforme a necessidade de refrigerar mais ou menos um ambiente.

Quando compramos um ar condicionado, a carga térmica é feita para a maior quantidade de calor (medido em BTU/h) que pode ser necessária retirar de um ambiente. No dia a dia essa quantidade de BTU/h costuma ser menor (muitas vezes bem menor) do que a capacidade máxima do ar condicionado. A realidade é que pagamos mais BTUS do que geralmente usamos…

Quando uma menor quantidade de calor, BTU/h, precisa ser retirada do ambiente o inverter reduz a velocidade de rotação do compressor. Quando é necessário retirar mais calor, o inverter aumenta a velocidade e assim sucessivamente

Com isso um ar condicionado split com inverter tem as seguintes vantagens:

  • o compressor nunca desliga evitando os picos de voltagem;
  • a velocidade de rotação do compressor é varável economizando energia
  • a temperatura praticamente não oscila no ambiente

Na prática, e no seu bolso, um ar condicionado split com inverter pode economizar entre 30 a 40% de energia que um modelo com a mesma capacidade mas sem inverter.

Inverter no ar condicionado janela?

Nada impede que seja feito um ar condicionado janela com inverter – ele tem o mesmo princípio de funcionamento (ciclo de refrigeração) que um ar condicionado split.

No entanto por motivos de marketing é improvável que venha a ser feito um.

As empresas fabricantes de ar condicionado apostam no split, seguindo uma tendência mundial (na China, por exemplo quase todos os ar condicionados vendidos são split). Ou seja, o split vai conquistar uma fatia cada vez maior do mercado de ar condicionado e é provável que pouco avanço tecnológico ocorra com os aparelhos do tipo janela.

Comprar um ar condicionado split com inverter barato?

O inverter é uma tecnologia nova e nem todos os fabricantes de ar condicionado contam com aparelhos com ela.

Por isso o aparelho com inverter ainda tem uma diferença grande de preço (30 a 50%, dependendo do fabricante) do modelo sem ele. Felizmente essa diferença vai diminuir rápido com mais e mais fabricantes utilizando-a.

Assim, aconselhamos a calcular o consumo do ar condicionado, antes de comprar um. Pode ser que você pague a diferença de preço do ar condicionado split com inverter em poucos meses…

265 thoughts on “Inverter, a novidade do ar condicionado split

  1. manter o compressor em funcionamento por um período muito longo não reduz a sua vida útil

    • João, é claro que aumentar o tempo de funcionamento de qualquer motor irá reduzir a sua vida útil. No entanto, você tem de considerar dois fatores:

      1)o compressor irá trabalhar com um RPM menor do que normalmente faria;
      2)a tecnologia inverter tem como foco reduzir o consumo de energia e a economia mensal somada irá compensar em muitas vezes um uma redução da vida útil do compressor.

      Por isso hoje em dia, a tecnologia inverter tende a ser incorporada por todos os fabricantes tal como alguns anos atrás foi a adoção do compressor rotativo. Ao invés de ser um diferencial, passará a ser um pré-requisito.

    • Caro João….

      O fato do compressor não desparar não necessariamente significa que diminuirá o seu tempo de vida…isso somente acontece se ele trabahar em plena capacidade ou em excesso…ai sim..haverá uma aumento considerado em sua tempreatura que reflitira nos filamentos de sua bobina interna que é revestida de isolante para uma determinada temperatura…logo o que reduz a vida útil não é o fator de esta funcionando e sim o excesso de temperatura!…No sistema inverte apesar de não disparar o compressor (dispara bem menos..mas dispara sim!) ele passa a trabalhar muito abaixo de sua capacidade plena…logo a sua tempreatura é muito abaixo da temperatura ideal…logo não há risco ao sistema de bobina…nem redução da vida util do compressor…trata-se de mito!

    • Caro Osni
      O inverter usa o compressor rotativo como os splits normais,sua unica diferença é o inversor de frequência que possibilita uma maior economia de energia ja que evita a partida do compressor de tempo em tempo.
      claro que com isso também a uma considerável redução do barulho tornando-o um equipamento extramente silencioso.
      Ok

      • […] …sua unica diferença é o inversor de frequência que possibilita uma maior economia de energia ja que evita a partida do compressor de tempo em tempo.[…]
        Então se eu programo meu ar condicionado (digital) para uma temperatura que faça com que ele ligue e desligue a cada 4 minutos (para manter em 23 graus), isso significa que cada partida do compressor irá gastar mais do que se eu deixasse o compressor ligado direto? ou teria um meio termo aí?

        • consideravelmente sim pois a partida do compressor não ira economizar o tempo em que ele estiver ligado para obter uma temperatura menor.
          melhor seria voce deixar ele ligado no modo automático ou programar ele de 6 a 7 graus abaixo da temperatura ambiente

  2. o arcomdicionado automotivo da GM,FIAT,VW,RENAUT,PEUGEOT E OUTROS ja possui um compressor variavel q não desliga não tem termostado,so desligara si os ocupante do carro desliga o arcomdionado ou si o carro preçisar de potencia ai modulo de injenção desliga por alguns minutos sem q esquenti o interior do carro.

  3. boa noite
    como e aonde eu posso em pernambuco fazer o curso completo de split inverter.

  4. Prezado senhor,
    É possível instalar um aparelho split de 12 ou de 18 mil BTUs quando o local do condensador está 17~20 m metros de distancia da evaporadora? Estão me informando que nesse caso somente pode ser instalado o equipamento split inverter. Procede?

    • Caro Reynaldo,

      Não é a situação ideal…mas pode sim…desde que se preserve as seguintes condições:

      – Complete a quantidade de óleo do compressor….
      – Faça sifão na linha de baixa acada 3 metros…..(se ficar acima ou abaixo da evaporadora)
      – Aumente o diâmetro de linha de baixa…

      Importante lembra que a garantia de fábrica deixa de existir…mas é possível sim…e funciona normalmente…

      Contrate um bom técnico…

  5. oi. sou de São luis do Maranhão e pretendo fazer um curso na área de refrigeração mais ainda não encontrei aqui, e sabemos que é nescessário, pois o mercado evolui a cada dia “voçês” e precisamos evoluir juntos. se poder fação alguma coisa pra mudar isso. De já agradeço.

  6. Meu ar condicionado split está com algum problema, pois qnd eu ligo e regulo a temperatura o compressor liga, mas antes de atigir a temperatura regulada no termostato o compressor desliga e fica só ventilando. Depois de um tempinho o compressor entra de novo, fica assim nesse ciclo e não gela. Alguém sabe me dizer o q pode estar acontecendo?

    • Caro flavio
      É provavel que seu equipamento não tenha mais o gas refrigerante,e que o mesmo tenha se perdido depois da instalação por algun defeito na instalação.A solução e contatar um instalador que verificara o vazamento e fara uma nova recarga de gas e tudo voltara ao normal.
      ok

    • boa tarde, Flavio , é bem certo que seu ar esteja sem gás e o rele térmico o esteja desligando por estar o compressor muito quente !! proucure imediatamente um técnico para confirmar isso !!

  7. Bom dia,
    Dizem-me que não posso colocar a temperatura no mostrador do ar condicionado nos 28 graus, que apenas posso ir até aos 22 graus, independentemente da temperatura exterior.
    Dizem ainda que estraga o aparelho.
    É verdade, ou mito?
    Aguardo e agradeço
    Lam1

    • Caro Lam
      Recomendo que leia o manual do equipamento,com certeza descobrira a melhor forma e a temperatura ideal de uso de seu equipamento, e se o mesmo foi bem dimensionado para o ambiente onde esta instalado.
      Em relação a sua pergunta acredito que deva ser mito,nunca ouvi falar nisso.
      Ok

  8. Sobre o tempo de vida do equipamento com inverter tenho duvidas pois nos transformadores de alta tensão mantendo a sua tensão nominal e uma boa refrigeração aumenta o seu tempo de vida no caso do split com o inverter se vai ter menas interrupçoes no compressor e o mesmo vai trabalhar com um RPM menor o seu tempo de vida vai aumentar assim como em disjuntores e religadores de alta quanto mais interrupicções menos tempo de vida

  9. sobre o tempo de vida do compressor tenho duvidas nos split com inversor se o compressor trabalha com RPM menor com menos interrupições o seu tempo de vida vai aumentar assim como em um transformador de potencia que trabalha em uma tensão nominal com uma boa refrigeração sem interrupções seu tempo de vida vai aumentar

  10. Inverter não é só vantagens!!!
    1º. Todos os fabricantes anunciam, reduções no consumo de 30/50%, mas não há nenhum organismo independente, que confirme esse valor!
    2º. Mesmo com um consumo menor, em casos normais, não é possível amortizar a sua diferença de preço, num espaço de tempo razoável!
    3º. A probabilidade de avaria é superior, porque utiliza muito mais tecnologia (componentes)!
    4º. Em caso de avaria estes componentes, são muito mais caros!
    5º. No caso do equipamento, estar sub-dimensionado para o local, este trabalhará sempre na potência máxima e consumirá mais que o normal!

    • Caro Plácido,
      È verdade existem muitos mitos e verdades sobre o sistema Invert, principalmente pela falta de conhecimento técnico. Vamos lá!

      – Consumo de Energia – A redução é fato! quem garante é o Inmetro…Quer garantia maior…
      – Probabilidade de avaria é maior…é verdade…vc tem razão…requer mais cuidados!
      – Componente mais caros…se for a placa eletrônica…é verdade..mas se for as parte mecânica (compressor, ventilador, evaporadora, condensadora…) é mito! os preços são os mesmos…
      – Compensação dos custos (investimentos) – Isso pense como um investimento, os 40% a mais no preço de compra, e lembre que a economia de até 40% no consumo de energia irá pagar o custo de aquisição, assim a economia de energia gerada paga a diferrença de preço em no máximo 2 anos…e o produto tem tecnologia para durar no minimo 10 anos…logo compensa!
      – Subdimensionamento – mesmo assim o consumo é menor…apesar de não disparar o compressor…ou seja acontecerá o mesmo com os aparelhos convencionais…ou seja o termostado será somente para enfeite…não terá funcionalidade…

      Aos que poderem $$$ eu recomendo a tecnoligia invert…é show de bola!

  11. Ola, hj instalei o meu split samsung pela 1a. vez. Eu o ligo e não gela. o compressor gira e logo para e fica ventilando apenas o que pode estar ocorrendo?

    • Provavelmente, deve esa ocorrendo uma das seguintes situações:
      – Sistema com vazamento; ou
      – Não foi realizado a liberação de gás no sistema, através da válvular de serviço. Em ambos os caso recomendo auxilio técnico. Recomento vacuo no sistema antes da liberação de gás no sistema.

  12. Pessoal!

    Alguem ai ja fez algum teste de adaptação do inversor de frequencia em um split comum? Pois assim, ao inves de nos termos que trocar todos os ars condicionados splits comuns aumentando o custo e gerando mais lixo, nos apenas fariamos a adaptação do nosso ar para torna-lo inverter.

    • Digamos que não compensa, pois o motor usado nos inverter geralmente são trifasicos e dos não inverter são monofasicos, então some os custos de trocar os circuitos eletronicos mais a troca do compressor, mão de obra etc. Fica caro.

      • Como trifasico? acho que você viajou nessa. Senão as redes das casas teriam de ser trifasicas para instalar um ar inverter.

        Pode-se instalar normalmente um inversor de frequencia num motor monofasico, veja o exemplo dos motores de lavadoras automaticas.

        • A placa controladora, faz a conversão de mono,bi para trifásico. Assim como, ela faz para o motor Brushless (motor de passo) usada nas lavadoras automáticas.

  13. Bom dia a tds, comprei a SETE DIAS um Springer de 7500btus e agora ele começou a ficar ligando e desligando depois de um tempo refrigerando, ele refrigera uns 3mints e ventila mais 3 não sei se é conincidência mas foi depois q a temperatura caiu aqui no Rio. Isso é normaldevo trocá-lo. Obs:Isso ocorre com ele no máximo e esta frio aqui no Rio. Grata.

  14. E em relação ao barulho? A tecnologia Inverter é igual e/ou mais silenciosa do que aparelhos não-Inverter?

  15. Fui chamado para verificar um split inverter e
    notei que a placa inversora recebe duas fases e
    sai tres, ou seja temos um equipamento monofásico e um compressor trifásico. Acho vai aver dificuldade para testar ocompressos no local.split fijitsu inverter 24.000 btus.

  16. Eu poderia substituir o tipo de gás usado no meu split? Tipo o meu usa o R410a e vazou, eu poderia usar o R22 sem problemas, apenas respeitando as pressões de trabalho?

  17. O uso da frequência para alterar a rotação de um motor não é uma tecnologia nova, essa função é muito utilizada em rampa de partida de grandes motores de indução, onde para se evitar o pico de corrente e consequente danos a instalação e equipamentos. Nessa variação de frequência você consegue variar a velocidade do motor(compressor), mas o torque(força)se mantem elevado.

  18. Minha split ligua funciona coloco no 17 com uns 3 minutos ela muda sozinha p/ 25 e depois de uns 3 minutos ela desliga, oque pode ser?

  19. olá
    essa parece ser uma tecnologia de ultima geração, mas não tem nada de ultra avançado. a muito tempo por exemplo os ventiladeores de teto já utilizam essa tecnologia com um inversor de frenquencia, que possibilita exatamente a variação da rotação do motor eletrico. os engenheiros apenas fizeram um controlador, onde fazendo a leitura da temperatura o controlador envia para o inverso a frequencia que deve ser utilizada para manter a temperatura desejada. simples iguala a raiz quadrada de 9=3!!!

  20. Olá! Meu Ar Cond. Split parte interna não está ventilando, na verdade só o que liga é o display aparecendo código E3. Mas, antes desse defeito, quando ainda estava funcionando o aparelho fazia um chiado depois de algumas horas ligado. Por favor se alguem poder me informar se é problema na placa eletronica ou mecanica. Obrigado!

  21. Estou construindo e um dos fornecedores para instalacao da infra-estrutura me disse que teria que usar um tudo de cobre mais espesso e de diâmetro maior e também isolamento de borracha elastomerica ao invés do polipropileno – preparando para aparelhos inverter. Outro me disse que posso usar o tubo mais espesso com o isolamento polipropileno quedara mesma…
    Alguém me da uma dica??

  22. bom dia a todos,gostaria muito que me tiracem uma duvida meu ar spli fica vazando agua pelo painel da evaporadora o que devo fazer ele foi linpo tem tres meses e nao esta mais na garantia do tecnico.obrigada

  23. Caro joão Paulo esse periodo relatado por vc esta de acordo com o tempo ideal da limpeza, dependendo do tempo que vc possue o aparelho ou se no local onde o aparelho esta instalado possir, muita reziduos acumulados no nar como por exemplo animais domesticos q soltam muito pelo ou tapetes muito felpudos fora esses fatores só existem mais 3 possibilidades para esse problema:
    1º denivelamento do aparelho.
    2º deposito do dreno esta mal colocado.
    3º o téc não realizou a limpeza devidamente.

  24. O meu split springer não consegue esquentar o devo fazer e poruqe não esquenta, ele tenata esquentar mas não se mantem.
    O que devo checar ou fazer para que aqueça.

  25. Quando vcs se derem por cota, as propagandas enganosas da tecnologia “INVERTER”tem comido todo o dinheiro de vcs. Dizer que , economiza 40% , só balela…tem algun consumidor capaz de testar de verdade e dizer qual teste foi feito, com qual equipamento de teste ele usou pra se ter convencimento que essa façanha seja verdadeira.? Ñ tendo muito mais pra inventar, os fabricantes jogam , e aumentam preços; e todos desprovidos de um conhecimento mínimo, caem como uma luva.Outra ingenuidade desses comentarios, é dizer que; as tecnologias são preparadas pra durar 10 anos, sem essa; vamos abrir os olhos e que ñ nos deixemos ser levados por ::: Me engana que eu gosto!!!

  26. Me parece propaganda EXAGERADA, ou posso dizer,
    ENGANOSA. Leiam os dados técnicos, sobre o consumo médio fornecido pelos próprios fabricantes, a economia, segundo esses mesmos dados, é, em média, de 4%, vejam o exemplo dos “inverters” da marca LG e Samsung, observem que nos poucos sites onde há a informação de consumo médio e comparem com os dados de consumo do ar condicionados com compressores convencionais, não chega nem perto dos 30% que estão dizendo que economiza… Alguém refuta?

  27. Tive um split LG de 12000 em um quarto de 11,76m por 4 anos e me serviu bem. De um ano pra cá, foram várias “manutenções” por causa de congelamento. Gastava R$ 130,00 a R$ 160,00 a cada 5 ou 6 meses. Decidi comprar um novo e comprei um GREE de 9000 (segundo o manual ele atende até 12m). Apostei no inverter para ver como vai ficar. Meu consumo só com o split de 12000 era de 240Kw por mês (aproximadamente 10h por dia ligado numa média de 24º) Quando passar uns dois meses da instalação, eu venho aqui dizer como ficou o consumo.

  28. Só uma correção no cálculo aproximado do consumo do LG de 12000: (1020w x 10hs x 30) / 1000 = 307Kw/mês.

  29. Há uma divergência de preço considerável entre o inverter fujitsu e outras marcas que também já ofertam a tecnologia inverter (como lg, samsung, eletrolux, etc…). Pergunto: há realmente uma grande superioridade da fujitsu em relação aos seus concorrentes que justifique o preço?

  30. Estou com um problema num ar condicionado split da Rheem, 12000btu, que foi instalado no dia 04/09. Dois dias após a instalação, a unidade interna passou a funcionar sem parar, e só desliga se removo o aparelho da tomada ou desarmo o disjuntordem. O técnico que instalou esteve aqui e também não soube explicar o que está acontecendo. Alguém sabe o que pode ser? Agradeço.

  31. bom dia Marcos estou com um esplit duplo com problema. liga uma unidade interna a outra gela só a serpentina o que eu faço?
    Obrigado!

  32. Boa tarde,

    Comprei um apartamento novo que já possui a pré-instalação para ar condicionado split, sendo necessário somente acoplá-lo.
    A pergunta é: a instalação existente para um split comum serve ou é a mesma de um split inverter? É necessário trocar os tudos e/ou cabos de cobre?
    Obrigado pela ajuda.

  33. Tb gostaria de saber se a infra estrutura para split comum pode ser usada para inverter. Obrigada

  34. ha poblema de misturar o gas 410 com r22 …dizem se for misturado vira uma camada espeça ….tipo um gel ….isso e verdade

  35. queria saber se tenho que trocar toda a tubulaçao de cobre que ja existe para colocar um ar inverter
    aqui em niteroi e dificil achar um lugar autorizado confiavel para esse tipo de instaçao,,,pois ate para instalar um ar quente e frio eles nao conseguem fazer a coisa direito….

    responda me please….
    valeu!!

  36. O que compensa mais, colocar 1 split 36000 btus normal ou 2 split inverter de 18000 cada para um ambiente de 58m2 ?

  37. Ola..

    Tenho a seguinte duvida..quero colocar um split em um quioske, onde tem uma churrasqueira, forno a lenha,ou seja 64m Minha duvida é qual comprar o Inverse modelo PI30R/PE30R da Eletrolux ou TI30F TE30F. Fico no aguardo.ou melhor sugestao.

  38. quero saber se o compressor trabalhar direto o gas evapora ou contunua com a mesma preção que foi deichada.

  39. ola. meu ar inverter nao ta esfriando bem. Vejo que nao ta na sua capacidade, e eficiencia… por exemplo… ao inves de estar usando a potencia no maximo para esfriaR o ambiente… ele nao acende todas as luzinhas. o que pode ser???

  40. Olá, tenho um Samsung Inverter 9.000 e estava lendo aqui no site e vocês falaran que o compressor do inverter NUNCA desliga mias usando o meu em 25ºC, ele desligou o compressor por aproximadamente 5 minutos e ligou novamente como se tivesse ligando ele pela primeira vez, depois de uns 5 minutos e ligou de novo por mais ou menos 5 minutos e isso foi o tempo todo. Ele nunca tinha feito isso, o que pode ser??? Isso é normal???

  41. Gostaria de saber se o Ar Condicionado Split 7.500 Btus Frio Way Classe A 220V – Springer que tem o motor diferente, se aquele motor pode ficar no chão?

  42. ola caro amigo time-me uma duvida comprei um ar condicionado de janela multi air consul 10000 btus e quando ligo o termostato no maimo ele liga e depois de alguns minutos ele desliga e fica neste ciclo por muito tempo e nao gelando o ambiente ,entrei em contato com a consul e consegui trocar o aparelho e continua na mesma mas quando esta a temperatura eterna esta menor ele liga normal mas quando esta muito quente ele entra neste ciclo de arma e desarma ,andei pesquisando tudo a vejo que na parte eterna do aparelho deve estar liberada e instalei uma caixa de proteçao que ela e bonita mas vejo que tem pouco passagem de ar sera isto ,pq no outro aparelho o tecnico viu que a eletrecidade esta normal dando 125 volts mas no termostato estava tendo aumento de amperagem que neste aparelho e 10,8 o no dia do teste deu 13 de amperagem o que pode ser o problema deculpe-me pela pergunta enorme obrigado.

    • Caro amigo, não tenhas dúvidas, esse e´o problema. A amperagem informada pelo fabricante é a máxima que o equipamento pode trabalhar. isso tá causando uma sobrecarga no compressor e o protetor térmico está fazendo sua função desarmando o compressor e com isso seu ar cond. não consegue refrigerar o ambiente.

    • colega,entenda o seguinte;temperatura ambiente baixa(menor pressão de sucção) isto é;dias frios ou teu a/c baixou a temp. tua amperagem vai cair e a pressão tbm.para você entender basicamente teu tem mais gás refrigerante do que devia ou teu condensador tá próximo demais não tendo a circulação correta de ar.PRESSÃO MAIOR GERA AUMENTO DA AMP. DOMPRESSOR;ele vai parar por que desarma o protetor térmico.

    • para Marlon, caro amigo oque esta acontecendo é que seu aparelho esta tendo retorno de ar quente isso acontecendo vai da alta amperagem e dando alta amperagem, e claro que seu protetor térmico que estar no compresso vai desliga então você deve colocar uma caixa maior

    • Gente boa, bom dia! Certamente é essa caixa bonitinha, mas ordinária que você colocou, tire-a e seus problemas com o aparelho terminam, além de maior economia de energia elétrica. Não si como o pessoal da cônsul não reparou nisso e trocou o aparelho em vão. Um abraço!

  43. Olá Amigo , me tire uma dúvida por favor . A colocação de uma carga a mais em um ar condicionada melhora o seu desempenho , ou seja irá refrigerar mais?compromete seus componentes ? e por final saber se é possível e viável . Abrs!!

    • faça e veja!utilize um manômetro.COM MAIS CARGA MAIOR SERÁ A PRESSÃO,TUA SORTE É QUE TODO EQUIPAMENTO VEM COM PROTEÇÃO DE PRESSÃO;OU SEJA MUITO ALTA OFFLINE,MUITO BAIXA OFFLINE.saiba que todo sistema de refrigeração tem pressão de sucção e quanto menor a temperatura do ambiente menor será a pressão.

      • mais uma questão;mais gás maior será a amp do compressor,teu protetor térmico vai cortar sinal,ou você terá golpe de líquido ocasionando a queima do compressor

    • bom todos sistema de refrigeração tem sua pressão adequada ex o gás R22 sua pressão de evaporação é exata é de 60 psi a 70 se você colocar o gás a mais claro que seu equipamento vai da defeito pq seu compressor vai trabalha forcado e você não vai ter uma climatização exata e se você colar a baixo de 55 psi o aparelho vai congelar por que nessa pressão o gás não estar evaporando lembra que o ponto de evaporação e de 60 psi

  44. Caro Lino,
    Se possível tire-me a seguinte dúvida. Dentre os diversos modelos, digo, marcas existentes e tantas outras que não param de nascer, imagino que basicamente a diferença esteja na tecnologia eletrônica, acessível a qualquer fabricante, e na qualidade de seu compressor (inverter e não-inverter). Pois bem, minha dúvida reside principalmente nos SPLIT convencionais (não-inverter). Recentemente tenho visto marcas com nomes esdrúxulos nascerem como a COMFEE, que mais me parece corruptela de COM FÉ!! e, pelo selo do PROCEL que vi, “C”, tem que ter muita fé mesmo. Mas, voltando a questão em si, o compressor é, em princípio, o vilão / mocinho das diferentes marcas? Caso afirmativo, o que difere entre os diversos tipos?
    Abraço,
    LHMoreno

    • caro colega,para definir tua questão digo o seguinte;a’marca’ confee faz parte de mais uma compradora da maior fabricante de a/c no mundo;esta empresa fabrica p/york,confee,fujitisu,elgin,e outras que não lembro.sou representante da springer e digo,melhor marca é nova e qualidade é com quem instala.

  45. Olá amigos, estou querendo trocar o compressor do meu ar por um mais potente, tenho um eletrolux maximus de de 7500 e gostaria de colocar um de 10000 btus sera que o condensador e o vaporador da conta.

    • não,pois toda termodinâmica(cálculo)é feito de forma que o compressor,evaporador e condensador sejam equivalentes.no teu caso você terá ou o compressor forçado em baixa ou pressão demais na rede,o que pode levar a uma perda total do sistema,pois 7.500 btus gera algo em torno de 12kg por polegada quadrada,e 10000 te leva a 16 kg.isso dá dá um estouro dos diabos,CUIDADO!SE ESTOURAR NA TUA FRENTE,VOCÊ PODE SOFRER VÁRIOS DANOS FÍSICOS!

  46. Prezados,
    Preciso comprar um split para o meu quarto. O quarto mede 15m2. Acho que um de 9000 btus seria o tamanho ideal?

    Qual a marca melhor?

    è interessante comprar inverter?

    Grata

    Rosane

  47. Bom dia o fato do compressor do split com inverter não desasarmar nunca não diminui a vida util do mesmo?
    outra pergunmta?
    o split com inverter usa o gas 410a, queria saber seo manonometro e o mesmo e se muda algo na instalação em relação ao split sem inverter?

    • com certeza muda e muito.se você utilizar o mesmo manometro de r22 causará um problema grave de retrofit,(r22,óleo mineral/r410a,poliol ester)queima de compressor.

  48. Boa noite, comprei um ar condicionado split inverter da samsung e o aparelho veio sem carga de gas d fabrica. Gostaria de saber se a carga feita pela autorizada é tao eficiente como a da fabrica.

  49. Bom dia,

    Comprei um ar inverter, mas o instalador me comentou que é necessário puxar outros fios, dois (ou três) para o controle do degelo, e um de energia para a unidade externa, já que a alimentação do ar inverter é a partir da unidade externa. Minha pergunta é a seguinte, a pessoa que fez a pré-instalação (que não é o mesmo que chamei pra instalar o ar, este durante a obra passou os dutos de ar, e o controle entre as unidades) alega que não é necessário passar esses outros fios, que ele pode utilizar os que já estão no local, preparados para a instalação de um split normal. Resumindo, a instalação de um split inverter requer outro ‘preparo’ diferente de um split normal ?

    • Amigo Roberto, os splits comuns de 7500 a 12000 btu´s usam dois fios que interligam as unidades e já vem com rabicho para ligar na tomada, acima de 18.000 btu´s usam tres fios e também pode ser alimentados pela parte externa, consulte o manual do aparelho, existe uma pequena diferença entre fabricantes, o inverter não muda a esta regra.

    • bom amigo todos ar 7.9.12.000 e 18.000 são mono fasico sendo mono você pode alimenta tando na parte interna como na estarna dependendo da onde estar saindo o ponto de alimentação eu garanto

  50. Boa noite, por gentileza alguém poderia me indicar um ar condicionado Split 9000 BTU/s Frio e Inverter, que seja bom, econômico e que tenha um preço razoável? Cheguei a me interessar pelo Samsung ASV09PSBU-XAZ, mas acabei desistindo em meio a tantas críticas negativas direcionadas ao mesmo. Como moro no interior tenho preferência em adquirir produtos de marcas maiores, pois tem mais chances de encontrar autorizadas na minha cidade. Desde já agradeço!

    • Amigo Carlos, a maior diferença entre os fabricantes, alem de preço e qualidade, e a reposição de uma peça, a Carrier ainda é a melhor opção em ar condicionado, tem peças com mais facilidade.

  51. Estou querendo comprar dois SPLITs para a minha residencia. Um para o quarto meu filho e outro pro meu quarto. O primeito terei que comprar um de 7000BTUs e o do meu quarto é de 9000BTUs. Como os Splits ficarão a maior parte do tempo ligado à noite ao dormir. Moro em Salvador-BA onde a variação de temperatura é mínima. Deveria optar pelo Inverter ou não?

  52. Tenho um ar-condicionado split comum. É possível trocar somente a unidade externa para transformar meu aparelho em Inverter?

    • Amigo Marcone, as unidades de refrigeração não são vendidas separadamente, e não existe compatibilidade entre unidades diferentes, mesmo sendo do mesmo fabricante.

  53. gostaria de saber se quando a vazamento de fluido refrigerante do inverte não pode ser completado pq é composto de 2 moleculas e tem que ser retirado todo o gas e recolocado outro(r410a)

    • sim você não pode completa o fruído refringente pq pra você colocar gás em uma split inverta vc tem que fazer vaco primeiro se não,não refrigera

      • Um inverter não altera a parte de “refrigeração” que permanece igual a de um compressor sem inverter. Trate a reposição e troca de gas igual a de um sistema sem inverter. Um inverter apenas suaviza a partida e controla a velocidade do compressor. Abração

    • Anna, a melhor ainda é a Carrier, seguida da Hitachi, marcas muito usada na linha comercial, mais bem conceituadas na área domestica, em quentão de durabilidade e facilidade de encontrar peças de reposição, nas populares são consul e eletrolux.

  54. Posso adaptar um inversor de frequencia num rack de refrigeração de um supermercado? O que devo monitorar e usar para controlar a velocidade da máquina, temperatura ou pressão do sistema?

    Posso adaptar um inversor de freqüência num split trifásico de 60000 BTU / h? O que devo monitorar e usar para controlar a velocidade da máquina, temperatura ou pressão do sistema?

  55. Os motores dos compressores inverter são trifásicos e utilizam um inversor monofásico?

    • Sim, um inversor com alimentação corrente alternada (frequência fixa em 60 Hz) mono ou trifásica alimenta, após uma ponte retificadora, um barramento em corrente contínua e, a partir dai um “inversor” transforma novamente em corrente alternada com frequência variável.

      • boa noite amigo mim responda como pode acontecer isso se um corrente alternada pra ela ser continua ela tem que passa por uma ponte retificadora? mim responda como um inverso de frequência pode transforma uma corrente continua para alternada?se quando a corrente alternada passa pela ponte retificadora ela perde a requência

        • A frequência é zerada, após a ponte retificadora, para poder ser controlada de 0 Hz até o que for necessário. A Danfoss, por exemplo, tem compressores que operam de 30 a 90 Hz. A limitações da faixa de trabalho ficam com os limites mecânicos, principalmente, de lubrificação e de ventilação. Sim, é tecnicamente possível reconstruir uma tensão alternada a partir de um sinal de corrente contínua e é isto que um inversor de frequência faz. Esta proeza é conseguida através de liga / desliga de chaves eletrônicas, onde de um lado está o barramento de CC e do outro o motor. Isto explica que uma alimentação monofásica de 60 Hz, através de um inversor, pode ser transformada numa alimentação trifásica e com frequência variável.

  56. quero saber qual a pressão te trabalho do ar Split invert os outro é 60 psi ou 70 psi

    o invert a pressão e maior ou menor

    • Sr. Jorge usando o manômetro para R410a a pressão de trabalho é de 150 libras, já com o manômetro para R22 96 libras.

      • Ângelo tenho um Carrier 24.000 betus ele esta congelando na evaporadora e desligando da trabalha de volta até congelar e desliga de volta o que pode ser pod.

        • Sr. Jorge boa noite, as opções são, sem gás, evaporadora suja, filtros entupido, ventilador para após um certo tempo de trabalho, sendo a opção mais provável é a baixa pressão (sem gás), e o liga e desliga o causado pelo sensor de frizer que detecta presença de gelo, boa sorte.

      • Gostaria de saber qual a pressão (PSI) que devo usar em uma Split inverter (Gás R410) de 9.000 btus? as Split comuns costumo usar de 60 a 70 PSI, é a mesma coisa?

  57. meu ar tem 3 dias que instalei e da marca samsung virus doctor AS09UWBUXAZ, ELE LIGA NORMAL COM 4 A 5 MINUTOS ELE DESLIGA, DAI FICA PISCANDO UM LUZ AMARELA O TECNICO TROCOU OS DOIS SENSOR O DA TEMPERATURA DE AMBIENTE E DO EVAPORADOR. ME AJUDE POR FAVOR…. AGUARDO RESPOSTA, MARCOS-VYNY@HOMAIL.COM

    • Sr Marcos bom dia, o defeito do seu split inverter está na instalação elétrica (fios invertido ou mau conectados), o ar da samsung possui borne de alimentação separada, peça ao seu técnico que confira as combinações de fios com as letras, o ideal é usar cabo PP com cores diferentes.

  58. Boa Tarde! Adquiri duas centrais/split de AR Fujitsu INVERTER 30mil BUTs, onde ja foram instaladas a uma semana no show room de nossa empresa e o técnico que as instalou nos informou durante o periodo das 11:30 as 13:30 que fechamos para almoco as deixasse ligada mesmo nao havendo ninguem neste ambimente a fim de evitar desligar as 11:30 e re-ligar as 13:30 no sentido de economizar energia! Gostaria de saber se isto realmente procede? Obs.:Durante o horario comercial de trabalho (7:30 as 11:30 – 13:30 as 17:30) configuramos para 22 oC, e durante este periodo de descanso foi nos orientado para deixar configurado para 28 oC! Portanto, peço a gentileza para nos orientar se este procedimento estar realmente correto para que possamos ter economia de energia?

    • boa noite Ricardo você gasta mais energia quando liga a split de que quando ela estar liga vou te da um ex; toda ar-condicionado seja ele de 7,9,12,24, e 30.000 tem lá um compressor e esse compressor por ele ser rotativo ele precisa de uma ajuda pra ele funciona e essa ajuda ele tem que é o capacitor, pois o capacitor é um armazenador de energia que ajuda o compressor na partida, sendo isso o equipamento puxa ate 10 vezes mais energia na partida, é ai que você tem um consumo acessivo de energia.
      já na split inverte é diferente pois o equipamento tem um controlador de frequência ou seja tem uma placa de comando que controla a rotação do compressor e por isso ele não precisa deliga quado a temperatura do ambiente chaga no desejado e se ele não precisa desliga ele não vai ter pico de partida como os outro equipamento convencionais que quando chaga a temperatura deseja ele desliga e logo que a temperatura sobe ele liga bom ricardo você pode deixa o seu equipamento ligado assim que você chega a ter a hora de você sair pois assim você vai economiza porque se você fica ligado e desligado então não adiantou nada você ter comprado uma split inverte porque todas as vezes que você liga e desliga você vai ter um pico de partida lembra logo acima que eu disse,eu recomendo deixa ligada pode liga ate no final do expediente

  59. Boa tarde, gostaria que me tirasse uma dúvida. a nível de consumos de energia qual gasta mais: um de 9000 convencional, ou um de 12000 inverter?? partindo do pro suposto que ambos são da Mitsubishi.. obrigado
    cumprimentos

    • O inverter economiza de 20 a 45 % de energia. Recomendo a compra direta de um 12000, caso você esteja comparando consumos. No final os consumos serão muito próximos e provavelmente o de 12000 com inverter vai ainda ser menor. A tecnologia do inverter x convencional seria equivalente a da injeção eletrônica x carburador. Atualmente ninguém mais compraria um carro a carburador, então porque ainda compram eletrodomésticos convencionais? A resposta está no desconhecimento do que é o acionamento de motores com inverters. Vou em lojas e ninguém sabe o que é. Países de primeiro mundo só tem eletrodomésticos com inverters para redução do consumo de energia. 🙂 . Abraço.

  60. TENHO UM CARRIER 24.000 BTEUS, ELE ESTA LIGANDO E CONGELA NO EVAPORADOR. E DESLIGA E QUANDO DESCONGELA VOLTA A LIGAR NOVAMENTE. E FICA NESSA LIGANDO E DESLIGANDO, OK PODE SER.

    • bom dia jorge castanha bom oque esta acontecendo e o seguinte sua maquinha esta com sujeira na unidade evaporadora devido isso o sensor de ante congelamento aciona e logo desliga a maquina.
      2, podes esta acontecendo o seguinte também sua unidade condensadora pode esta com baixa pressão de fluido refrigerante sendo estas duas resposta a primeira não lave só o filtro mais também a evaporadora e segunda questão adicione o fruído refrigerante na unidade condensadora deixando na pressão de evaporação na maquina inverte deixe na pressão de 96 psi e na maquinha convencional na pressão de 60 há 65 psi espero que tenho te ajudado

  61. A manutenção do inverter é mas cara? Ou só quando há vazamento do gás, o que exige a troca do todo. e com que freguencia isto pode ocorrer? Obrigado.

  62. estou comprando um condicionador de ar com tecnologia inverter, e um fornecedor alegou que o gas R410a faz a função do inverter, gostaria de saber o correto.

  63. Boa tarde,
    A unidade interna (evaporadora) do meu Electrolux split de 12.000 borrifa água junto com o fluxo de ar. soube que isso já ocorreu com esse modelo outras vezes, mas não ainda não soube qual a razão desse comportamento. Alguém já ouviu falar desse problema? É possível alguma montagem errada de fábrica, por exemplo a inversão de da placa trocadora de calor que fica do lado da parede, de forma que o chanfro existente fique virado para baixo e não para cima, ocasionando que as gotículas de água que escorrem nesse elemento caiam sobre a turbina, antes de chegar na altura da coleta do dreno?

    • Devido alguns ambientes apresentarem um nível muito auto de umidade do ar (próximo a lagos, praias rios etc)é comum o aparelho de ar-refrigerado produzir muita água, quando se coloca na ventilação mínima dificilmente gotejará devido a força do vento ser menor passando pela serpentina inundada devido a alta umidade do ar no ambiente.
      Outro fato possível é a mangueira de dreno insuficiente para a vazão, pouca queda, ou mesmo entupimento do mesmo.

      • Obrigado pela atenção Willians,
        Também já me disseram sobre essa hipótese, no entanto, como o borrifamento é ao longo de toda a janela de ventilação, de maneira uniforme, acho que a hipótese das gotículas que escorrem pela placa cairem antes de chegar ao final da mesma por essa estar montada invertida, com o chanfro para baixo e forçando a queda das gotículas ao longo de todo o elemento em cima da turbina, me parece mais viável; o problema é que para confirmar isso a unidade tem de ser aberta, o que a Empresa não quer alegando estar fora da garantia

        • Pensei que o aparelho era novo (instalado a menos de 1 ano) se esta fora da garantia o problema é uma revisão geral, que tudo fica resolvido. pode fazer que vale apena.

  64. Prezados, Fiz a instalação de um Split Inverter 18.000 da Samsung, ficando a evaporadora e condensadora a 2 m de distância apenas. Os passos seguidos foram: obra civil, fixação da unidade interna, fixação da unidade externa, tubulação de alta e baixa (isoladas termicamente, flangeadas, etc), vácuo usando bomba de 5 por 1h. Neste momento o circuito atingiu pressão negativa e se manteve mesmo depois de desligada bomba por mais de 1/2 hora. Abertura de valvula de alta e depois de baixa. Quando fui retirar o Manifold um pouco de gás escapou (acho que é natural), mas a pressão ficou ainda acima de 200 Libras. Segui os passos listados pelo fabricante a partir daí e está refrigerando normalmente. Minha dúvida é que o Fabricante diz que se a tubulação for menor de 7,5m não devo colocar nem tirar gás. Mas vi no forum que a pressão de trabalho para o R410A é de 150libras… devo tirar mais gás ou deixo assim mesmo? Agradeço antecipadamente!

    • Boa tarde!
      Seguir as recomendações do fabricante é sempre a melhor opção, até mesmo pela garantia, que nesse caso pode ser questionado o excesso de refrigerante, muitas vezes o equipamento vem com mais gás do que o necessário, sugiro retirar o excesso, pois no verão poderá ficar desarmando por alta pressão o que no inverno com temperaturas mais amenas não acontece, sem falar no aumento de energia, mesmo se tratando do inverter.

      • bom dia willins. a pressão no verão ela sobe digamos num inverte. 150psi no frio ele vai tar mas baixo isso. ou não quantos psi mas o menos.

        digamos se eu colocar no frio um gás. no inverte 130 psi. no verão ele vai subir para 150 psi. isso ou não. brigado willians

        e isso pode ser para qualquer gás..

        desde já te agradeço.

        • Nao precisa se preocup0ar com isso, independente da estação de o gás respeitando a quantidade, a pressão e a amperagem, pois a engenharia das fábricas já trabalharam para compensar isso.
          O importante e uma boa manutenção preventiva que produz vida longa ao aparelho, qualquer que seja ele.
          Um abraço

  65. Olá,meu ar Split esta com tubulação congelando e quando desligo a evaporadora desliga mas o condensador não ai tenho que desliga-lo no disjuntor.Alguem pode dizer a causa do problema?

    • Na placa eletrônica na unidade evaporadora(interna)tem um micro relê que comanda a unidade esterna em circuito com o termostato (sensor de temperatura), pode ser que esteja só colado, nesse caso é preciso dar umas “pancadinhas” com uma régua, ou até mesmo uma caneta, sobre ele, como geralmente são três ou quatro, de em todos com o disjuntor desligado e faça o teste antes de montar tudo, se não der certo, infelizmente tem que substituir toda a placa, anotando-se o numero do modelo e serie na lateral da carenagem interna. Boa sorte!

      • willians vc é o cara!fiz o procedimento que vc sugeriu e funcionou, muito obrigado.

  66. meu nobre tenho um aparelho split eletrolux 10,000 btus, que o compressor fica funcionando sem desligar conforme baixa a temperatura, mesmo desligando via controle o compressor continua funcionando. o que devo fazer.

  67. Bom dia!
    Willian adquiri um Hi wall carrier 9000 htus e ontem usei-o pela primeira vez (instalado no quarto da minha filha 2,8×3,80)na temperatura 21º, porém não senti que o mesmo gelou do jeito que esperava. Será que o mesmo está com problema?. Como saber se ele está refrigerando corretamente?.

    • OLA, ESPERO PODER AJUDA-LO!
      AS MEDIDAS APRESENTADAS SÃO EXCELENTES PARA A CAPACIDADE ESCOLHIDA, ENTRETANTO TEM QUE REFRIGERAR MUITO BEM. 21ºC. NA ALTURA EM QUE O AR ESTÁ INSTALADO + OU – 2Mt. PRODUZ NA CAMA 19, 18ºC, ISSO PORQUE O SENSOR DE TEMPERATURA FICA NA PARTE DA FRENTE (JUNTO AO FILTRO DE AR), NESSA TEMPERATURA SELECIONADA (QUE É IDEAL 21, 22ºC) GERA UM CLIMA ABSOLUTAMENTE CONFORTÁVEL.
      AS CAUSAS PODEM SER:
      VAZAMENTO DE GÁS (FRANJE OU CONEXÕES)

      PORTA OU JANELAS COM FUGAS EXAGERADAS (COLOCAR UM PANO DE CHÃO, LEVEMENTE UMEDECIDO E ENROLADO NA ABERTURA DA PORTA DO LADO DE FORA)

      AMBIENTE COM MUITA INCIDÊNCIA DE CALOR ( UMA LAGE SEM COBERTURA POR EXEMPLO)

      UNIDADE EXTERNA COM RETORNO DE AR QUENTE (INSTALADA EM FRENTE A UM PAREDE, SE FOR VENTILAÇÃO VERTICAL, BUJÃOZINHO, EM BAIXO DE LAJES OU TELHADOS)

      POR ÚLTIMO USO INCORRETO DO CONTROLE REMOTO ( VER MANUAL DE INSTRUÇÕES)

      ESPERO TER AJUDADO!
      UM ABRAÇO

  68. Boa noite, tenho um ar condicionado Panasonic inverter de 9000btus a 2 anos e a um mês ele não está mais gelando? Já limpei os filtros. O que poseria ser?

    • Andreza, boa noite!
      Já passou do prazo para uma boa revisão geral (retirada das maquinas interna e externa)desmontagem limpeza geral das serpentinas, com produto apropriado, lubrificação dos motor ventiladores, revisão das partes elétricas (substituindo ou reapertando terminais)e carga de gás, eu não onde você mora, mas aqui no Rio eu cobro por este serviço R$ 280,00 veja em sua região quanto estão cobrando e faça urgentemente, antes que haja uma avalia que acarretará maior despeça. O verão vai ser forte!
      Um abraço!

  69. Olá, vou direto ao assunto, comprei e instalei um split 7.500 LG, com acréscimo de apenas 40 cm de tubulação, segundo o manual o gás que vem no aparelho é suficiente para 7,5m, segui todos os procedimentos do manual menos o uso da bomba de vácuo, após ligar o aparelho percebi que ele fica fazendo um barulho de água correndo, fervendo (evaporadora e condensadora)… quando está refrigerando, colocando a mão no tubo mais fino percebe-se tipo um movimento descoordenado do liquido dentro da tubulação, ocasionalmente (em pequenos intervalos) um barulho tipo se tivesse pedrinhas lá dentro (glog, glog).

    A condensadora depois de um tempo que está ligada faz um barulho de “rom rom”.

    Os tubos não estão congelando, está refrigerando o ambiente.

    Será ar na tubulação, excesso de gás?

    Valeu!

  70. Estou com uma duvida….caso não faça o vácuo em um inverter, apenas expurgue a linha, funcionará a climatização adequada? caso venha fazer esse feito e não funcione, qual procedimento devo fazer?

    Será necessário retirar todo o gás, fazer vácuo e depois adicionar o gás conforme o fabricante?

    Grato.

  71. Qual o valor em media de uma instalação inverter de 7 a 12 mil, seria de 30 a 40 % a mais que o split normal??

    Grato.

  72. Boa tarde! Tenho um aparelho de ar condicionado Gree split Garden em meu quarto. Toda a instalação (tubulação) da evaporadora até o compressor segue pelo forro de gesso, no teto do apartamento. Gostaria de instalar ar condicionado em outros 2 quartos do apartamento, mas para tal, gostaria de saber se posso trocar o meu aparelho split por um “tri-split”, aproveitando toda a instalação (tubulação) existente, de forma que eu não precise fazer mais nenhuma obra no forro de gesso do apartamento (para o dreno, eu pretendo instalar bombas de dreno nos novos aparelhos de ar condicionado).
    Ou seja, simplificando a minha pergunta: é possível aproveitar uma instalação existente para acrescentar 2 novos aparelhos de ar condicionado tipo split, sem neçessidade de furar o teto novamente (visto que o compressor encontra-se em local apropriado fora do apartamento)?
    Muito obrigada pelo esclarecimento!

    • Se vc tiver disposto a gastar, muito, é possível. Mas vamos do começo. Vc já trem um aparelho, então faltam apenas dois, que sendo de 9.000Btus, custará no máximo R$ 2.000,00 com a vantagem de ser individual o que economizaria muito em energia elétrica, pois o tri-split se apenas um ambiente estiver em uso, toda a maquina externa estará funcionando e o custa do aparelho e 3X maior, além disso se pifar o compressor, ou o ventilador do aparelho externo toda a casa fica sem ar. Em relação a a instalação é, também, mais barato instalar 3 do que um, tri-split, e a tubulação, se feita por bons profissionais, é muito simples e sem sujeira ou quebradeira. A bomba de água adaptável é muito cara (R$ 300,00 +ou-) cada

      Por estas razões eu não recomendaria tais modificação aos meus clientes, pois a muito custo e nenhum benefício.

      Se quiser maiores esclarecimentos entre em nosso site http://www.silvaepinho.com.br e no fale conosco estaremos a disposição.
      Um Abraço!

  73. Boa tarde caro amigo.
    Estou pensando em comprar um inverter mas me disseram que se a distância entre o compressor (área técnica) e o local a refrigerar (a sala) for grande pode não dar certo e que melhor seria o VRF. Qual a sua opinião?
    Desde já agradecido
    Luís Bacelar

  74. Boa noite

    Instalei um Sansung 12.000 btus Inverter e o compressor não dá partida, somente o ventilador da condensadora funciona alguns segundos e para. O que pode pode está acontecendo.

  75. Tenho um Split lg inverter libero+E 12000btus e verifiquei que na unidade externa, perto da interface, tem um cabo mvc jig que está solto. Gostaria de saber para que serve esse cabo e se é para ele ficar solto?

    • Se o seu aparelho é frio/quente é preciso ligar este cabo, mas o instalador teria que já ter ligado para um perfeito funcionamento, porem se está funcionando normalmente no frio e não lhe interessa o aquecimento do ambiente, deixe assim mesmo.

  76. Bõa noite amigo!Meu ar esta com 6 mtrs de tubo e foi retirado pra ser lavado mais agora esta com defeito>porque a evaporadora esta congelando,Oque voce me diz meus amigos….muito obrigado e uma bõa noite.

  77. Boa noite, Willians. Por favor, preciso muito de orientação. Quero adquirir um split e cada empresa me “fala uma coisa”. O espaço é de uma sala com um corredor, cerca de 20m2 e um quarto ao final. O recomendado foi um de 18.000BTU’s. . Sempre tive Springer, de parede, e me falam de Sansung e que a Midea comprou a Springer mas não é muito boa. Pensei em um inverter porém me informaram que tem maior desgaste e suas peças eletrônicas apresentam problemas mais cedo.
    O que fazer…? Obrigada,Rosana.

    • Querida Rosana, boa noite!
      As informações dadas a ti estão mais ou menos certas, porem, contudo, mais mais informação, neste caso, mais confusão na cabeça, veja bem, o ar de 18.000btus, trará maior economia de energia devido a ser super dimensionado para o espaço necessário,entretanto com mais informação, como se é casa ou apartamento, último andar, incidência de calor, se tem ou não cobertura, etc. é possível que um de 12.000btis lhe atenda perfeitamente, na dúvida comprem o de 18.000btus que será mais vantajoso. Quanto a marca todos são a mesma coisa, ou seja nenhum oferece mais vantagem que o outro no seu funcionamento, então compre o mais barato que achar e pesquise bem pois as variações são grandes. Nos também vendemos em 10X s/ juros se quiser envie uma solicitação de orçamento para http://www.silvaepinho.com.br. Espero ter ajudado. No mais estou a disposição. Um abraço!

  78. Prezado Willians, obrigada pela atenção.
    Como você disse muita informação confunde.
    Desisti do Inverter acreditei no desgaste maior… Resolvi comprar o Sansung Max Plus, 18.000BTU’s,devido ao prazo de garantia maior, ainda que estranhe essa empresa ter ar condicionado. Moro em apto.,não é último andar e bate sol da manhã, direto na unidade externa.
    Você acha que estou no caminho certo? Tentei orçar o ap. com vocês, pelo site, mas não consegui.
    Obrigada, Rosana.

    • Rosana,boa tarde!
      É ótimo que vc tenha decidido rápido e bem, o Samsung é excelente, acabei de instalar dois e o cliente ficou satisfeitíssimo.

      Pode ter certeza que seus problemas de climatização acabaram, não sei onde reside, mas seria um prazer fazer esta instalação pra vc, gosto de trabalhar para pessoas inteligentes.

      Se vc já efetuou a compra tudo bem, mas se só planejou esse equipamento esta em promoção conosco mande um e-mail para willians.antonio@ig.com.br que te mando as informações parta compra.

      Arranje um bom profissional para a instalação que o resto será só alegria.
      Deus continue te abençoando em tudo!

  79. Boa tarde amigo, me informe uma coisa por favor, foi instalado um split elgin atualle de 18000 btu/h na minha sala, no dia da instalação ele estava gelando perfeitamente, depois de quatro dias, o compressor arma, evaporador e condensador funcionam, ouve-se passagem do fluído refrigerante pela tubulação mas ele não resfria o ambiente, após ligado, ele permanece nesse problema por todo tempo, não há sobrecarga na rede, nem sobrecorrente, caso houvesse o protetor térmico desarmaria o compressor. Poderia me dizer o que pode estar causando isso?

    Agradeço desde já

    • Boa tarde amigo!
      Me parece vazamento de gás, procure o instalador que ele deve resolver sem cobrar nada amais por isso, pois certamente um dos flanges de conexão não ficou bom.

      qualquer coisa estamos ai…
      Um abraço!

  80. Willians,

    Estou cheia de dúvidas em relação a compra de ar condicionado. No meu apartamento apesar de novo, tem instalação para ar de janela. Tenho amigos que conseguiram instalar ar split comum colocando a condensadora na caixa do ar. Qual a sua opinião sobre essa estratégia? Sei que tem o ar split window, mas os fóruns que visitei me deixaram totalmente desanimadas quanto a essa alternativa. (reclamam de barulho, mal funcionamento e o pior é o consumo que só tem nas classes B,C e D). obrigada 😉

    • Ana, boa tarde!
      Os aparelhos com selo procel todos são econômicos em relação ao comum, por exemplo, um classe A daria R$ 100,00 na conta de energia, o classe D daria R$ 102,00 só pra se ter uma ideia que isso não é muito razão de preocupação. Quanto a instalação vai depender do instalador fazer um bom trabalho visando a estética e eficiência dos aparelhos, os aparelhos comuns, novos,(janela) também são muito econômicos. Se puder ajudar mais willians.antonio@ig,com.br um abraço e Deus a abençoe nesta decisão!

  81. Boa noite Willians! Compramos um apartamento novo que vem com as tubulações pa ra um aparelho convencional e por diversas vezes nos disseram que se for usado um aparelho inverter teríamos que trocar os tubos, que no inverter seriam mais calibrosas! Minhas perguntas: posso usar a tubulação já instalada e adaptar o aparelho inverter? Isso compromete o equipamento? A garantia perde valor se eu fizer isso? Grato!

    • Wilton, boa noite!
      Em primeiro lugar, por que vc quer o inverter?
      Vc conhece o funcionamento dele?
      Em que cidade esta? ai é muito quente?
      Essas perguntas, respondidas, me permitirá responde-lo com mais precisão.

      Mas saiba que a economia que o inverter promete depende dessas respostas por ti.

      Só para se ter uma idéia, o valor do inverter é
      30% mais caro que os splits normais, a mão de obra da instalação é de 15 a 20% mais cara, bem como a manutenção e ele economiza, dependendo da região em que será instalado, ceca de 8% mais que os outros, ou seja, para reecuperar esses gastos a amais seria preciso uns 5 anos sem que ele de defeito é claro. È preciso analisar cada situação para se saber qual será mais vantajoso…
      Estou a disposição e se quiser comparar comigo será uma honra tanto o inverter como o comum em 10X s/juros.
      Um abraço!

  82. Caro Willians
    Moro na cidade de Manaus, onde não se vive sem o aparelho de ar condicionado, tenho conhecimento dos valores , quanto a instalação e o aparelho em si, conheço a tecnologia inverter e acredito que devido o consumo teremos retorno do investimento a mėdio prazo. A duvida permanece no seguinte: posso instalar um aparelho inverter com a tubulação de um aparelho convencional? A minha necessidade de acordo com um tecnico de condicionamento de ar é de 7 aparelhos, 03 de 18000 btus, que nao existe na classe A, somente B e C, 03 aparelhos de 12000 btus e 01 de 9000 btus, esses últimos classe A.
    O apartamento que compramos já vem com os tubos de cobre pré instalados na parede e sobre o gesso!
    Grato!

    • Caro Wilton, se não se vive sem ar condicionado ai em Manaus é sinal que ai é muito quente, sendo assim o inverter não lhe dará retorno nenhum, pelo contrario te fará gastar ainda mais uma vez que o compressor inverter não desliga, apenas aumenta ou diminui a rotação.

      Seria mais interessante os aparelhos split comum onde você poupa na compra, instalação e energia elétrica.

      As classificações nas etiquetas do PROCEL todas são economicas, mesmo os de classe “D”, mas o que economiza energia de verdade é os aparelhos serem uma potencia a mais do que o necessário paras o ambiente, por exemplo, no lugar de 7.000Btus colocar de 9.000Btus e assim por diante

      Temos todo tipo de aparelhos com entrega em três dias úteis, apos a confirmação do pagamento pela adiministradora, em 10X s/j para qualquer lugar do Brasil.

      Mais informações willians.antonio@ig.com.br.
      ou http://www.silvaepinho.com.br Um abraço!

  83. Oi pessoal, tenho um sansung inverter de 12.000 e não está gelando, chamei um técnico e ele disse que o compressor não aciona, mas disse que não sabe resolver … alguém pode me ajudar???

    • Grande Jorge, boa noite!
      Vc tem certeza que chamou um “técnico”?
      Se ele não sabe é porque não é mesmo um técnico, mas deixa pra lá, deixa ele pra lá entendeu? pode ser, e creio que seja, 90% falta de gás. mas quando vc arrumar um técnico ele te dirá com certeza.
      Um abraço!

  84. meus amigos estou com um ar inverte 24.000betus, ele tem ora que aciona o compressor e para, ele estava parado e ai deliguei alimentação da placa ele voltou a funciona e gelou bem. ,e voltou a para de funcionar oque pode ser. me ajudem. por favor.

  85. Olá!
    Tenho um Split de 9.000 da Samsung e sempre funcionou perfeitamente.
    Após, comprei mais dois aparelhos também de 9.000 BTUs da mesma marca, porém, inverter. Ocorre que estou bastante insatisfeito com os inverters, tendo em vista fazerem muito barulho, uma trepidação (zunido) vinda do condensadora (motor externo). A assistência técnica veio em casa e sem sequer medir a pressão com o aparelho disse que estava com pouca carga de gás. Chamei o técnico que instalou e ele fez a medição. Deu 120 libras. Liguei para a assistência e disseram que na verdade estava alta demais. Disseram para baixar para 90. O técnico o fez, porém não resolveu o barulho. Esse aparelho inverter da Samsung tem dado tal problema?
    Grato! Abraço!

  86. Olá! Gostaria de saber o seguinte, o ar condicionado split Inverter Consul já vem com o gás R410A?. A temperatura de 18graus é mais fria e 22 em diante é menos fria ou não?

  87. Qual a pressão ideal do gás R410A para o aparelho inverter de 9.000 BTUs da Samsung?

      • Não, meu caro. Como disse acima, comprei dois inverters que vieram com pressão de 120 libras. O técnico da samsung disse ao meu técnico particular que deveria deixar com 90 libras. Gostaria apenas de tirar essa dúvida!

          • No caso, dependeria da distância entre a parte interna e externa? Um aparelho fica uns 3 metro distante. O outro fica a um metro. Desde já,muito grato!

  88. Tenho um LG inverter libero E 12000 e na primeira noite ele gelou beleza mas na madrugada desligou o compressor… ficou só ventilando.

    Dúvida:Não era pra o compressor ficar SEMPRE ligado?? A tecnologia inverter nao é isso??

    Depois de uma hora ele ligou novamente… será que quando a temperatura cai muito mesmmo o inverter desliga?? por favor foi minha primeira noite e fiquei descepcionado.

    Obrigado.

    diegovictor69@gmail.com

    • Se você mora no Rio prepare-se para ter muitas decepções com o inverter, isso é só o começo ah ah ah ah ah….A primeira noite agente nunca esquece…

  89. Bom dia. Willians.
    Sua resposta acima para o diego me deixou aflita, tinha um consul de parede 7.500 q gelava bem, troquei pelo inverter Carrier 9000 quente e frio menos de 1 mes. Coloco no 21Cº,ele demora para gelar como o meu de janela 7.500, ele vibra muito algumas vezes. hoje depois de 8hs ligado, quando fui aumentar a temperatura ele fez maio vibração.

    1-Pq as barras de indicação de temperatura alcançada nunca diminui com temperatura abaixo de 22Cº mesmo nos dias q resfriou muito.

    2- Demora muito pra gelar. O de 7.500 gelava bem rapido.

    3-A carrier vibra mais q as outras condensadora de outras marcas.

    4-As vezes na mudança de temperatura vribra muito.

    desde ja agradeço.

    • Luciana, esse inverter, como o próprio mome já diz, veio para inverter satisfação em insatisfação dos cariocas especialmente, não importa a marca no RIO não funciona, gasta mais energia que o split comum e por isso é mais barulhento também. Sinto muito, é sempre bom pesquisar antes de comprar.

  90. Olá! Gostaria de saber o seguinte, liguei o ar condicionado split Inverter Consul 9000 BTUs as 22:00 e ele desligou as 3:00 da manhã, sem estar programado. Porque desligou se ele nunca desliga.

  91. boa tarde,
    comprei um ar de 12000 INVERTER CARRIER, foi instalado e estava funcionando normal, até o dia que faltou luz, desliguei o disjuntor e quando a luz voltou liguei o ar sendo que ele não quer gelar, o compressor esta funcionando, o ventilador do condensador esta funcionando mas não gela, o que pode ter acontecido ?

  92. Viva o meu Split Consul convencional de 12000, falta luz direto e o bicho nunca nega fogo, já tem uns 5 anos aqui na beira da praia e gela pra caramba, é classe B e gasta bastante energia, mas não falha nunca.

  93. Boa tarde! Comprei um ar condicionado split inverter e estou tendo dificuldade de encontrar um técnico recomendado para instalá-lo. Vc teria alguém para me recomendar. Entrei no seu chat e gostei das suas orientações. Moro no Rio de Janeiro capital. Desde já agradeço.
    Patricia

  94. se alguem quer instalar ar condicionado fale com um profissional a mas de 10 anos na area me mande seu contato neste email grato Americana S.P

  95. olá meu ar condicionado eletrolux de 12 btu esta desarmando condensadora e piscando uma luz laranja na evaporadora me ajude?

    • Lave a condensadora (pode jogar agua a vontade na serpentina), limpe os filtros de ar, reset o controle remoto, caso o problema persista chamen um técnico

  96. conheço vários técnicos de split nenhum sabe consertar inverter aonde tem um curso para consertador de split inverter se tiver to dentro já cansei de falar para os clientes que este ar não presta porque não sei consertar,

    • Gente boa! Hoje em dia não se conserta mais estas coisas, troca-se a peça.
      Por esta razão o inverter não é recomendado, pois ainda não existem peças a serem substituídas no Brasil.
      Deve ter bons cursos na China, procure, faça e seja feliz!
      NÃO COMPREM INVERTER, ESPECIALMENTE EM ESTADOS MUITO QUENTES COMO O RIO.
      Willians

      • Na boa Willians…acho que vc não sabe o que esta dizendo ou não entende nada do sistema inverter. Pois recomendo que comprem splits inverter e sugiro que comprem tbm as da marca FUJITSU são os pioneiros no sistema e hoje no Brasil são uma das melhores marcas.

        • Eu tenho fujitsu DC incerter , parde gelar , bota faz , bota gaz… trocou peças o motir da turbina, esteve aqui vários técnicos e ainda estou com o mwsmi sem funcionar. .
          Cada técnico que vem relata um problema, pagi cimpro o necessário e continua o problema. ..NAO RECOMENDO O INVERTER…agora desafio qq técnico que consuga consertar.neu cel:21 986 513131

          • Eu tb desafio a consertar o meu que veio com problemas de fábrica, ele desarma no aquecimento e acusa de sobreaquecimento, aí fica no tira e põe gás, já vieram 2 técnicos 2x e outros 2 de outra empresa 1x, chamei pela segunda vez os da segunda empresa que ainda está na garantia de serviço. Vc vê a qualidade do técnico quando só fica tirando e colocando gás que é a grande maioria. Como se problema fosse só colocar e tirar gás. Me dá o botijão aí que eu coloco se é o caso.

  97. Bom dia , quero fazer um comentário.
    comprei um ar split por R$900,00
    pediram para instalar R$ 350,00
    achei muito caro . procurando um técnico que eu vi trabalhando em um estaleiro no Guarujá onde moro .ele me falou que ali ele estava trabalhando para uma oficina a 30% do valor do serviço mais fora ele me cobraria R$ 100,00 de mão de obra e eu compraria o material que iria custar no máximo R$ 62,00 no castelão em Vicente de carvalho ok segui as instruções dele comprei 01-par de mão francesa 01-metro de cano de cobre de 1/2 01-metro de cano de cobre de 1/4 02- barra de isolação 02-metros de cabo PP 4x 1,5mm 06-parafusos e 06 buchas 10mm 08- parafusos e buchas 8 em todo material gastei R$ 62,00 – R$ 6,20 de desconto total R$ 55,80 paguei o instalador R$100,00 ele sozinho demorou 03 horas estou contente e o ar esta funcionando.antes de instalar faça uma cotação de preços .

    • Muito bem é isso mesmo, vc poupou R$ 194, mas espere até seu ar dar um probleminha, já esta sem garantia de 3 anos, o valor cobrado de R$ 350, inclui até 5mt. de material.
      Continue contente, mas não se esqueça de rezar pro ar não pifar, pois só um compressor custa em média R$ 420,
      Antes de instalar, faça com rede autorizada, e fique contente por 3 anos.

      • Concordo com o willians, antes pagar um pouco mais e ficar tranquilo por 3 anos do gastar pouco na instalação e correr esses riscos, eu quero comprar um split Electrolux ecoburbo de 12 mil btus, mas a Electrolux cobrou 620,00 reais para instalar achei um absurdo!!! Não sei o que faço.

          • Embora o eletrolux seja uma marca de valor a rede autorizada deixa a desejar em casos de garantia, vários clientes, seguidores da marca, estão reclamando da demora e incompetência dos “técnicos” que não resolvem os problemas.
            Não invente, quer um split, compre o mais barato que você fica bem. Para de inventar problemas…
            Instalamos 186 CONFEE em 2 anos e nenhum deu problema até hoje.

  98. Moro na praia, gostaria de saber qual modelo inverter de 9.000 btu´s possui serpentina de cobre (não enferruja), grade do ventilador de plástico e selo procel “A” com consumo no selo de menos de 16,0 kwh. Abraços ! ! !

  99. bom dia, se vcs puderem min ajudar eu agradeço,
    tenho um split 7000 btu da comfee, eu ligo o aparelho, com menos de de 1 minutos ele desliga e fica piscando,tento deslisgar e não desliga so fica piscando.

  100. O spli mMIDEA 9000 BTU MSC-09CRNI possue placa eletronica de inversao do condensador?

  101. boa tarde
    tenho 2 ar samsung de 9000 btus virus doctor ele fica acendendo a luz e piscando o virus doctor ele liga e desliga e nao deixa a condensadora partir o sera q ta acontecendo sera q é o rele

    • Não, não é pois este aparelho não tem relê, pode ser o capacitor de marcha.
      Preciso de maiores informações para ajuda-lo
      Willians

  102. ola! eu tenho um window split da marca Elgin no meu apartamento. a caixa condensadora está instalada do lado de fora do prédio naquela estrutura própria para caixa de ar condicionado. a minha dúvida é que os vizinhos de cima e de baixo estão reclamando do barulho dizendo q nao conseguem dormir. mas para quem esta no meu quarto não escuta esse barulho todo que estão reclamando. pode ser algum problema de má instalação ? nao sei oq fazer. e o síndico disse também que essa caixa condensadora não pode ficar ali no lugar da caixa para ar condicionado. é verdade? obrigada

    • Ana, boa noite!
      Uma das boas coisas do split, alem da economia de energia, é o ruido muito baixo inclusive na unidade condensadora(externa). Se o ruido não incomoda quem está destro do quarto, não deveria incomodar os de fora, pode ser até da instalação sim vale apena você solicitar o mesmo técnico que instalou para fazer os ajustes necessários sem cobrar, desde que ainda não tenham passados os 3 messes da garantia, se foi instalado por técnico autorizado.
      Se você comprou o compacto (110V) ele pode ficar no lugar do aparelho antigo, e é até para isso mesmo.
      Quanto ao “chato” do sindico, espero que quando você for não seja, veja se todos estão no padrão pre-estabelecido, inclusive o dele, se um estiver fora, como ele diz estar o seu, não mude sua instalação não. Ou todos iguais ou cada um na sua.

      Somos autorizados ELGIN se precisar de algo mais, willians.antonio@ig.com.br.
      Um abraço!

      • Olá, Willians. Obrigada pela resposta.

        Eu sou a terceira moradora 🙁 O split que está instalado no meu quarto é o da Linha Window Compact da Elgin 220V

        Eu estou com um grande problema com os vizinhos, pois o síndico proibiu que eu ligasse, uma vez que ele disse que não podia ter um split com caixa condensadora acoplada do lado de fora do prédio. A princípio, eu achava que o antigo morador tinha feito uma “gambiarra”, mas depois pensando bem, não teria como isso acontecer. Até que descobri essa linha da Elgin com as caixas condensadoras tipo window que podem ser colocadas no lugar do ar condicionado.

        Eu estou em SP, se você estiver próximo ao Morumbi poderia me atender?

        Obrigada

        • Infelizmente não, seria ótimo atende-la só pra ver a cara deste síndico falando com um profissional do assunto, sou do Rio, mas por aqui também tem muitos síndicos idiotas.
          Espero que vc faça valer seu direito de ligar, sim, o aparelhos enquanto o problema é solucionado, não tenha medo ele não pode fazer nada contra vc. E ficar no calor por causa dele e dentro da sua casa não tem cabimento. Esse modelo de aparelho foi criado justamente para resolver o problema de quem não poderia ter um split. peça ao serviço autorizado (na listra de credenciados que acompanha o aparelho ou 0800 da ELGIN) enquanto isso avise ao sindico que as providencias já estão sendo tomadas.

          Mantenha a calma e tudo vai dar certo!
          Um abraço!

  103. Olá,tenho ar condicionado split sansung o qual a parte externa esta congelando quando uso para esquentar o ambiente,isso que aqui ainda não chegou o inverno….esta certo ocorrer isso? Muito obrigada!!!!!

    • Andrea, Bom Dia!
      Embora vc não disse em qual cidade mora, não é normal não, a menos que a temperatura externa esteja abaixo de 20 graus e chovendo.
      A carga de gás parece estar insuficiente e quando vc inverter o ciclo novamente, congelara na parte de dentro.
      A marca não influencia neste caso.
      Se o aparelho foi instalado a pouco tempo chame o instalador e peça que ele verifique possiveis nvazamentos.
      Um abraço! Willians

      • Eu moro em Palmas-Pr esse dia agora no outono fez 4Grau e quando fui desligar e olhar na sacada a parte da caixa do split que não sei como chama tava congeladad metade para baixo e a parte de metal formou pitos de gelo,não seu se consegui explicar….?

        • Andrea, boa noite!
          Realmente seu aparelho não tem nenhum defeito, Ar refrigerado não consegue atender sua necessidade de aquecimento no ambiente que foi instalado, vale mais apena, e é muito mais econômico (economia de energia elétrica) vc comprar um aquecedor, ventilador que aquece o ambiente (não é caro + ou – R$250,00).
          Bom inverno pra você!
          Willians

  104. Bom Dia

    Meu ar split (chinês) apresentou um defeito curioso, quando ligo ele para aquecer a ventilação para de funcionar, refrigeração e ventilação funciona normalmente. Porem quando coloco ele para aquecer o ambiente a ventilação para e não aquece. O que pode estar acontecendo?

  105. Bom dia, o meu split york já tem 6 anos de instalado e só faço a limpeza periódica nele, nunca deu problema, porem de 3 meses pra cá eu ligo ele e tenho que empurrar o ventilador do evaporador com uma paleta, para ele disparar.
    O que pode ser? tenho que trocar a placa ou ver se é o capacitor eletrolitico?

  106. Há pouco tempo instalei um Split Sansung de 9000 Btus. Inverter – Quente/frio. Utilizamos pouco, mas a qualidade do aquecimento é insatisfatório. O que fazer?

  107. boa tarde eu tenho um ar condicionado que apresenta o seguinte problema,,,,a linha de liquido esta comgelando,,e a linha de sucção esta esquentando,,o que sera…..

  108. Ola, estou em duvida entre comprar um ar condicionado de 7.500btus tradicional ou um 9.000btus inverter, pois acho que o minimo inverter vendido nas lojas é o de 9.00btus. Gostaria de saber em termos de consumo de energia se o de 9.000btus por ser inverter, consumiria a mesma coisa do que o de 7.500btus. Desde já agradeço.

  109. Tenho um Ar Condicionado Split 12000 BTU/s Frio 220V Consul Bem Estar Inverter CBF12CBBNA

    Ainda não instalei ele funciona bem e esse modelo é bom mesmo ou tem muitos defeitos futuros..

  110. Recentemente adquiri um carrier x-power inverter, foi uma opção pela marca, quanto à tecnologia inverter, já tenho dúvidas, dizem que o inverter não desliga o compressor, como os convencionais, no meu caso, após umas duas horas de funcionamento, eu ouço perfeitamente ele elevando a rotação do compressor fica por uns 30 sec. com potência total, em seguida baixa tudo que não dá pra ouvir, isso é normal?

  111. Bom dia compramos um split inver eu mesmo ja intalei mas ele lugua mas nao refrigera

  112. Gostaria de instalar ar condicionado inverter em meu novo apartamento mas fui informado pela construtora que a rede frigorígena instalada só comporta o convencional pois o cabo elétrico só possui 3 fios e o inverter necessita de 4 fios. Procede?

    • o ar split inverter necessita de 3 fios para funcionar e o quarto e aterramento que normalmente a maioria nao usa

  113. boa noite,

    tenho um samsung 12000 inverter só frio, o problema é que o compressor demora para partir, e quando liga, trabalha muito bem por uns 20 minutos,após isso desliga o compressor e ventilador. o que pode ser ?
    o tempo que fica ligado, gela normal.
    por favor me ajude, obrigado

  114. boa noite,

    tenho um samsung 12000 btus inverter só frio, o problema é que o compressor demora para partir, e quando liga, trabalha muito bem por uns 20 minutos,após isso desliga o compressor e ventilador. o que pode ser ?
    o tempo que fica ligado, gela normal.
    por favor me ajude, obrigado

  115. Tenho split inverter 12k a luz pisca 5x não liga usei ele só 4x o que pode ser marca lg,instalei com terceiro.

  116. Ola comprei um ar condicionado Samsung inverter 12000 btus só q ele não gela mto é nornal? Esta instalado no quarto!

  117. Olá
    Nossa equipe realiza instalações e manutenções de split em residências e empresas. Instalação com garantia.
    Atendemos no litoral de Santa Catarina (em todo trecho entre Florianópolis e Laguna).
    Realizamos serviços completos, inclusive com toda a parte elétrica.

    Telefones: (48) 9918-7078 e (48) 9101-7830
    Email: totalinfra@outlook.com.br

  118. olá, comprei um consul bem estar 9000 btus, só que o mesmo só esfria em um pequeno espaço em frente a saída de ar, meu quarto tem 3×4 m e como sofro de rinite não instalei sobre a cama e com isso não esfria nem metade do ambiente, chamei o técnico que instalou ele fez a medição do gás e tava normal e também colocou um aparelho na saída de ar que mede a temperatura e disse que tava normal é o a marca que é fraca isso é normal?

  119. Eu comprei um inverter 9000BTUs em fevereiro/março, mas nunca usei, pois minha casa estava em reformas e só fui instalar esta semana. A questão (que só percebi agora) é que me entregaram a condensadora errada (12000BTUs que não é inverter). Agora entrei em contato com a Consul e eles me disseram que pelo prazo já não dá mais pra trocar e que não vendem a condensadora separadamente. Já procurei no ML, etc., mas não tem condensadora 9000BTUs inverter. Se alguém souber onde vendem ou quem esteja interessado em comprar uma condensadora 12000BTUs normal e uma evaporadora 9000BTUs inverter. Faço bem em conta, pois seria só o suficiente para comprar outro produto novo. Acredito posso vender uma condensadora 12000BTUs bem abaixo do preço normal.

    • Boa Noite Natália.

      Temos a unidade condensadora que vc precisa. Entre em contato conosco. Vendemos unidades completas e também separadas e também fazemos manutençoes e instalações. Tel 2051-9882/994994978

  120. Ola.. Foi feita a instalação de um inverter 12k consul essa semana. A minha duvida é a seguinte.. coloquei na temperatura de 26graus.. e percebi que o ambiente ficou muito abaixo d oque indicado. É ate estranho reclamar de ar que esta gelando demais. Mais por se tratar de um inverte ele não deveria controlar a temperatura???

  121. OLÁ, BOA TARDE, TEM COMO INSTALAR UM CONTROLE INVERTER EM UM AR CONDICIONADO MECANICO, DE JANELA? OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  122. Boa tarde e feliz ano novo a todos.

    Comprei na semana passada um ar condicionado de janela Springer 7500btus, modelo QCA078BBB. Logo quando ele chegou eu instalei e testei por uns 20 min normalmente.

    O que aconteceu foi que ontem a noite, fui utiliza-lo pela primeira vez, pois ainda não me mudei para este apartamento e eis o que aconteceu:

    Liguei o aparelho normalmente, que funcionou muito bem nos primeiros 15 minutos e percebi que depois desse tempo ele passou a funcionar somente na ventilação. Estranhei e mexi nos controles de velocidade e temperatura, que não tiveram efeitos.

    Desliguei ele da tomada e liguei novamente. A principio estava normal, mas após 15 minutos voltou a apresentar o mesmo problema novamente. O problema se repetiu durante toda a noite.

    Já medi a tensão, que está ok.

    Queria uma dica do que poder ser.

  123. Eu gostaria de saber se este ar:Ar-Condicionado Split Elgin Compact Frio 7.000 BTUs – 110V é bom, pois é o único que achei 100V
    Todos split são 220V

  124. Bom dia
    O meu split Eletrolux qndo atinge a temperatura solicitada ñ desliga…chamei o técnico e ele disse q está tudo certo com o aparelho…
    Não está…pois antes desligava e ficava só na ventilação…quando a temperatura aumentava ele religava…o que pode ser?
    Atenciosamente
    Delcy

  125. Ola bom dia

    Tenho um midea 11 mil btu e ele comecou a nao gelar mais, soventila.

    Eu o ligo, a helice la de fora funciona, ele ate da uma queda minima de energia, mas nessa hr de gelar ele volta a ventilar de novo? O que pode ter sido?

    Grato

  126. Meu split midea já tem uns 4 anos de uso e o ventilador da unidade interna está soprando fraco, mesmo o controle estando no máximo. Lendo em sites e refrigeração constatei que pode ser o capacitor, então resolvi tentar trocar o tal capacitor. É possível trocr sozinho, ou tenho que chamar um técnico?

    • Boa noite Gilberto!
      recomendo que chame um técnico, pois ele saberá executar o serviço da forma mais rápida e segura.

  127. Olá, referente a marcas de ar condicionado, vocês sabem informar se a Fujitsu é de qualidade?

    • Boa noite, Eliana!
      A fujitsu é uma excelente marca. Recomendo os equipamentos dela, é satisfação garantida

  128. Gostaria de saber sobre o ar Lg 18.000. Qual sua pressão de trabalho ele é splint normal com gás r22

    • Boa noite Edgar!
      a pressão de trabalho dessa split vai de 60 a 75 psi de pressão, lembrando que após a instalação faça vácuo na tubulação e libere o gás.

  129. Oi, gostaria muito que me tirasse essa duvida, tenho um ar LG Inverter que esta sendo instalado mas ele possui um Cabo MVC JIG o instalador desconhece e não sabemos onde conectalo, gostaria de sua ajuda, Obrigada!

  130. Boa noite. Instalei ontem um a/c LG Inverter E+ 11500 Btus. Durante umas 3 horas ele funcionou direito mas depois ele desligou sozinho tudo, inclusive o compressor e passando alguns minutos voltou a ligar e tem feito isso sempre. O que esta acontecendo???
    Sera que é por a parte externa estar perto da parede? Ele esta uns 11cm de distancia.
    Tem alguma coisa a ver o fato de onde esta a parte externa ser muito quente?
    Obrigada pela ajuda.

  131. Wilian.
    Você recebe muitas reclamações do split LG ? O problema é vazamento do gàs? porque isso acontece? Cobre ou aluminio na condesadora e evaporadora é mais resistente em cidades praianas e quais marcas são de cobre?

  132. Boa noite amigão sou de recife e instalei um ar sprinter inverter 9000 consul bem estar
    E observei que o compressor desliga de vez em quando isto é normal.
    Sem mais MUITO OBRIGADO E BOA NOITE.

  133. Boa tarde!
    Gostaria de saber se existe algum lugar/guia onde possa verificar quais marcas e modelos de ar condicionados possuem serpentina de cobre. Moro em Salvador – BA, numa região litorânea com muita marezia e estou com dificuldades em descobrir quais marcas trabalham com serpentina de cobre. Além disso gostaria de optar pelo modelo inverter (recomenda?) e um ar condicionado que possua recursos de filtro para pessoas com alergia respiratória.
    Obrigada.

  134. Tenho um Fujitso, Inverter, instalado há 5 anos, que nunca gelou como deveria. O aparelho jamais apresentou qualquer problema, tanto na unidade externa como na externa. A limpeza é feita regularmente por técnico especializado, mas ele nunca me deixou satisfeita.
    No outro apartamento, tinha um Fujitso NÃO INVERTER, que era uma maravilha. Permaneceu funcionando por 11 anos, sem nenhum problema.
    INVERTER, nunca mais. Vou trocar por um Springer, caso a Fujitso não fabrique mais o comum. Repito: INVERTER, NUNCA MAIS.

  135. Tenho um Elgin 9.000 btus inverter e começou a aparecer no visor E4 no manual já vi as possíveis causas, sendo o problema nas placas interna e externa qual seria em média o custo destas placas?

  136. Olá, estou com um problema sério. Comprei um split Electrolux 9000, um instalador da empresa onde trabalho fez a instalação pra mim. Contudo o aparelho parou de refrigerar adequadamente, foi detectada a perda de gás e o mesmo foi completar. Só que ele não observou que o gás era R410 e completou com R22. Depois disso fizemos testes para ver se iria refrigerar e nada. Até que um amigo dele percebeu o erro e lascou td. Esvaziamos a máquina e injetamos o gás R410, porém continua sem resfriar adequadamente levando em conta a potência e dimensão do ambiente. As válvulas já não congelam como acontecia antes.

    Alguém pode me ajudar nessa questão?

  137. Boa tarde amigo estou com um ar de janela e coloquei gas r22 com ele desligado foi ate 140 psi quando paro de enviar o gas ai eu liguei ele e dai coloquei mais gas fui ate no 65 psi dai derrepente a pressao subiu tudo de novo foi para 140psi o ar nao ta saindo gelado e o cano que sai do compressor congela o que devo fazer pq ja ta no manifol 140 psi e outra a posicao correta na hora de colocar o gas e com o bujao com a valvula para cima ou para baixo obrigado desde ja.

  138. Bom dia, lavei um ar de 12 mil da sansung, ele esta ligando esquentando o compressor e desligando, depois que esfria liga de novo, pode me ajudar?

  139. Boa tarde,

    Amigos tenho o ar LG 9.300 btus e tem dois dias que percebi quando a luz pisca um pouco como se tivesse dando uma baixa o motor do ar enfraquece ai questao de segundos volta o normal, ontem aconteceu 2 vzs e quando piscou o compressor desligou e ficou so ventilando, depois de uns 10min ligou novamente, na segunda vez deixei desligado pensando que daria problema, antes nao tinha esse problema, coloquei o transformador de 2.000. Preciso saber o que fazer, se trocar o cabeamento elétrico por um cabo mas grosso como 16 se nao enganado que sai do meu contador ate a caixa de dijutor resolve? Ou tem algum problema a mas ou na rede elétrica. Meu ar tem 2 anos de uso.

  140. O gás do nosso ar condicionado acaba de estourar, o que isso pode nos causar?

  141. Gostaria de saber, tenho um split inverter cônsul 12000Btus.
    Quando a temperatura do termostato é atingida, eu notei que a ventoinha da unidade externa para de funcionar, isso é normal?
    Apesar da ventoinha parar de funcionar, o compressor continua funcionando?

    • Ola Amigo, comigo acontece a mesma coisa, uso o ar consul split inverter, e quando ele atinge a temperatura que vc escolheu, tipo uso aqui 25 graus, ai ele desliga o compressor e tb o ventilador do fundo, algumas pessoas dizem que o inverter nao desliga o compressor, mas como ele seria mais econômico se nao desligasse o compressor que é o que mais gasta energia? creio sim que ele tem mais um controle do compressor, tipo regula melhor o seu funcionamento, ele devi entender que quanto mais baixa a temp, mais ele usa o compressor, e quando a temp ta mais altar, ele usa menos energia para o compressor, como se faz isso? aumentando ou diminuindo a rotação do compressor,
      esse é o meu entender.

  142. tenho uma sala de T I e preciso mante 22c so que quando acaba a energia e volta um aparelho liga sozinho e o outro não qual esta com problema OS 2 SÃO LG 18.000,00

  143. boa noite amigos! Tenho um ar da marca york de 9000 BTUS, Ele esta funcionando normal e sem parar, o problema é que quando o seu radiador ou motor pois não sei como falar o nome correto, dispara ele fica em ar quente por cerca de 30 minutos, e depois volta a gelar normal cerca de 7 ou 8 minutos. Como eu não tenho o conhecimento gostaria que me ajudassem pois estou desconfiando que estou sendo enganado por o profissional que veio instalar na minha residência. Pois na casa em que estava funcionava normal, Agora na minha acredito que não estar.

  144. Comprei um Samsung inverte 12000 quente e frio. Quando uso o ar frio, a água sai no dreno traseiro da borracha até ai tudo certo. Quando uso função quente começa a sair água por baixo do aparelho externo; isso é correto?

  145. boa noite, me chamo paulo césar,comprei um ar condicionado carrier inverter de 12 mil btus,usei pouco tempo e agora desliga sozinho, nao resfria, procurei técnicos para consertarem o problema, eles vem aquí olham a maquina não conseguem arrumar e ainda dizem que o produto nao é bom, me digam alguem que sabe consertar esse tipo de maquina uma marca que tem mais de 30 anos no mercado faria um produto com tecnologia inovadora de baixa qualidade ou que nao presta , acho que nao eles é que estao desinformado sobre a parte tecnica de um produto inovador de uma marca de mais de 30 anos de mercado.MAIS AFINAL ESSE PRODUTO É BOM OU É RUIM.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*