Inverter, a novidade do ar condicionado split

Se você está pensando em comprar um ar condicionado split, deve considerar seriamente em comprar um com a tecnologia inverter. Sua conta de luz pode ter uma boa economia com esses ar condicionados.

Como funciona o inverter no ar condicionado split

O funcionamento de um ar condicionado split sem inverter

Todo ar condicionado, seja ele de janela ou split, conta com um compressor e um termostato. Quando ligamos o ar condicionado, o compressor começa a funcionar e vai reduzindo a temperatura do ambiente até que ela “atinja” a que foi regulada no termostato: quando elas se igualam, o termostato desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do ar condicionado.

Um ponto que deve ser esclarecido: o termostato mede a temperatura do ar que volta para o ar condicionado. É possível, e na verdade sempre ocorre, que em outros pontos este ar esteja muito mais frio. Esse é um dos motivos das frequentes brigas de pessoas que reclamam que está muito frio enquanto outras dizem que não, porque o termostato do aparelho está em 22o. C…

Mas o calor continua penetrado e sendo produzido no ambiente e por isso a temperatura vai subindo pois apenas a ventilação do ar condicionado está funcionado. Quando a temperatura do ar que volta para o ar condicionado atinge a que o termostato está regulado, o compressor volta a funcionar e começa novamente a refrigerar o ambiente.

Esse é um ciclo que se repete nos ar condicionados , com os seguintes problemas:

  • o compressor do ar condicionado liga e desliga gerando picos de voltagem, o que faz, por exemplo, que algumas lâmpadas oscilem e pode até mesmo queimar alguns aparelhos elétricos
  • o compressor sempre funciona na sua rotação máxima e com o consumo máximo. Um ar condicionado não-inverter pode ser comparado ao ligar e desligar duma lâmpada. Ligar um aparelho deste tipo significa que funcionará no máximo de sua capacidade.
  • a temperatura oscila acima e abaixo do termostato

O funcionamento de um ar condicionado com inverter

De modo a resolver os problemas que um ar condicionado apresenta no seu funcionamento, pesquisadores japoneses chegarem a conclusão que se eles conseguissem alterar a velocidade de rotação do compressor (cerca de 3.000 RPM na capacidade máxima) eles superariam todos os problemas. Daí nasceu o inverter, que na prática é colocar um inversor de frequência para controlar a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado.

O inverter controla a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado conforme a necessidade de refrigerar mais ou menos um ambiente.

Quando compramos um ar condicionado, a carga térmica é feita para a maior quantidade de calor (medido em BTU/h) que pode ser necessária retirar de um ambiente. No dia a dia essa quantidade de BTU/h costuma ser menor (muitas vezes bem menor) do que a capacidade máxima do ar condicionado. A realidade é que pagamos mais BTUS do que geralmente usamos…

Quando uma menor quantidade de calor, BTU/h, precisa ser retirada do ambiente o inverter reduz a velocidade de rotação do compressor. Quando é necessário retirar mais calor, o inverter aumenta a velocidade e assim sucessivamente

Com isso um ar condicionado split com inverter tem as seguintes vantagens:

  • o compressor nunca desliga evitando os picos de voltagem;
  • a velocidade de rotação do compressor é varável economizando energia
  • a temperatura praticamente não oscila no ambiente

Na prática, e no seu bolso, um ar condicionado split com inverter pode economizar entre 30 a 40% de energia que um modelo com a mesma capacidade mas sem inverter.

Inverter no ar condicionado janela?

Nada impede que seja feito um ar condicionado janela com inverter – ele tem o mesmo princípio de funcionamento (ciclo de refrigeração) que um ar condicionado split.

No entanto por motivos de marketing é improvável que venha a ser feito um.

As empresas fabricantes de ar condicionado apostam no split, seguindo uma tendência mundial (na China, por exemplo quase todos os ar condicionados vendidos são split). Ou seja, o split vai conquistar uma fatia cada vez maior do mercado de ar condicionado e é provável que pouco avanço tecnológico ocorra com os aparelhos do tipo janela.

Comprar um ar condicionado split com inverter barato?

O inverter é uma tecnologia nova e nem todos os fabricantes de ar condicionado contam com aparelhos com ela.

Por isso o aparelho com inverter ainda tem uma diferença grande de preço (30 a 50%, dependendo do fabricante) do modelo sem ele. Felizmente essa diferença vai diminuir rápido com mais e mais fabricantes utilizando-a.

Assim, aconselhamos a calcular o consumo do ar condicionado, antes de comprar um. Pode ser que você pague a diferença de preço do ar condicionado split com inverter em poucos meses…

251 thoughts on “Inverter, a novidade do ar condicionado split

  1. manter o compressor em funcionamento por um período muito longo não reduz a sua vida útil

    • João, é claro que aumentar o tempo de funcionamento de qualquer motor irá reduzir a sua vida útil. No entanto, você tem de considerar dois fatores:

      1)o compressor irá trabalhar com um RPM menor do que normalmente faria;
      2)a tecnologia inverter tem como foco reduzir o consumo de energia e a economia mensal somada irá compensar em muitas vezes um uma redução da vida útil do compressor.

      Por isso hoje em dia, a tecnologia inverter tende a ser incorporada por todos os fabricantes tal como alguns anos atrás foi a adoção do compressor rotativo. Ao invés de ser um diferencial, passará a ser um pré-requisito.

    • Caro João….

      O fato do compressor não desparar não necessariamente significa que diminuirá o seu tempo de vida…isso somente acontece se ele trabahar em plena capacidade ou em excesso…ai sim..haverá uma aumento considerado em sua tempreatura que reflitira nos filamentos de sua bobina interna que é revestida de isolante para uma determinada temperatura…logo o que reduz a vida útil não é o fator de esta funcionando e sim o excesso de temperatura!…No sistema inverte apesar de não disparar o compressor (dispara bem menos..mas dispara sim!) ele passa a trabalhar muito abaixo de sua capacidade plena…logo a sua tempreatura é muito abaixo da temperatura ideal…logo não há risco ao sistema de bobina…nem redução da vida util do compressor…trata-se de mito!

    • Caro Osni
      O inverter usa o compressor rotativo como os splits normais,sua unica diferença é o inversor de frequência que possibilita uma maior economia de energia ja que evita a partida do compressor de tempo em tempo.
      claro que com isso também a uma considerável redução do barulho tornando-o um equipamento extramente silencioso.
      Ok

      • […] …sua unica diferença é o inversor de frequência que possibilita uma maior economia de energia ja que evita a partida do compressor de tempo em tempo.[…]
        Então se eu programo meu ar condicionado (digital) para uma temperatura que faça com que ele ligue e desligue a cada 4 minutos (para manter em 23 graus), isso significa que cada partida do compressor irá gastar mais do que se eu deixasse o compressor ligado direto? ou teria um meio termo aí?

        • consideravelmente sim pois a partida do compressor não ira economizar o tempo em que ele estiver ligado para obter uma temperatura menor.
          melhor seria voce deixar ele ligado no modo automático ou programar ele de 6 a 7 graus abaixo da temperatura ambiente

  2. o arcomdicionado automotivo da GM,FIAT,VW,RENAUT,PEUGEOT E OUTROS ja possui um compressor variavel q não desliga não tem termostado,so desligara si os ocupante do carro desliga o arcomdionado ou si o carro preçisar de potencia ai modulo de injenção desliga por alguns minutos sem q esquenti o interior do carro.

  3. boa noite
    como e aonde eu posso em pernambuco fazer o curso completo de split inverter.

  4. Prezado senhor,
    É possível instalar um aparelho split de 12 ou de 18 mil BTUs quando o local do condensador está 17~20 m metros de distancia da evaporadora? Estão me informando que nesse caso somente pode ser instalado o equipamento split inverter. Procede?

    • Caro Reynaldo,

      Não é a situação ideal…mas pode sim…desde que se preserve as seguintes condições:

      – Complete a quantidade de óleo do compressor….
      – Faça sifão na linha de baixa acada 3 metros…..(se ficar acima ou abaixo da evaporadora)
      – Aumente o diâmetro de linha de baixa…

      Importante lembra que a garantia de fábrica deixa de existir…mas é possível sim…e funciona normalmente…

      Contrate um bom técnico…

  5. oi. sou de São luis do Maranhão e pretendo fazer um curso na área de refrigeração mais ainda não encontrei aqui, e sabemos que é nescessário, pois o mercado evolui a cada dia “voçês” e precisamos evoluir juntos. se poder fação alguma coisa pra mudar isso. De já agradeço.

  6. Meu ar condicionado split está com algum problema, pois qnd eu ligo e regulo a temperatura o compressor liga, mas antes de atigir a temperatura regulada no termostato o compressor desliga e fica só ventilando. Depois de um tempinho o compressor entra de novo, fica assim nesse ciclo e não gela. Alguém sabe me dizer o q pode estar acontecendo?

    • Caro flavio
      É provavel que seu equipamento não tenha mais o gas refrigerante,e que o mesmo tenha se perdido depois da instalação por algun defeito na instalação.A solução e contatar um instalador que verificara o vazamento e fara uma nova recarga de gas e tudo voltara ao normal.
      ok

    • boa tarde, Flavio , é bem certo que seu ar esteja sem gás e o rele térmico o esteja desligando por estar o compressor muito quente !! proucure imediatamente um técnico para confirmar isso !!

  7. Bom dia,
    Dizem-me que não posso colocar a temperatura no mostrador do ar condicionado nos 28 graus, que apenas posso ir até aos 22 graus, independentemente da temperatura exterior.
    Dizem ainda que estraga o aparelho.
    É verdade, ou mito?
    Aguardo e agradeço
    Lam1

    • Caro Lam
      Recomendo que leia o manual do equipamento,com certeza descobrira a melhor forma e a temperatura ideal de uso de seu equipamento, e se o mesmo foi bem dimensionado para o ambiente onde esta instalado.
      Em relação a sua pergunta acredito que deva ser mito,nunca ouvi falar nisso.
      Ok

  8. Sobre o tempo de vida do equipamento com inverter tenho duvidas pois nos transformadores de alta tensão mantendo a sua tensão nominal e uma boa refrigeração aumenta o seu tempo de vida no caso do split com o inverter se vai ter menas interrupçoes no compressor e o mesmo vai trabalhar com um RPM menor o seu tempo de vida vai aumentar assim como em disjuntores e religadores de alta quanto mais interrupicções menos tempo de vida

  9. sobre o tempo de vida do compressor tenho duvidas nos split com inversor se o compressor trabalha com RPM menor com menos interrupições o seu tempo de vida vai aumentar assim como em um transformador de potencia que trabalha em uma tensão nominal com uma boa refrigeração sem interrupções seu tempo de vida vai aumentar

  10. Inverter não é só vantagens!!!
    1º. Todos os fabricantes anunciam, reduções no consumo de 30/50%, mas não há nenhum organismo independente, que confirme esse valor!
    2º. Mesmo com um consumo menor, em casos normais, não é possível amortizar a sua diferença de preço, num espaço de tempo razoável!
    3º. A probabilidade de avaria é superior, porque utiliza muito mais tecnologia (componentes)!
    4º. Em caso de avaria estes componentes, são muito mais caros!
    5º. No caso do equipamento, estar sub-dimensionado para o local, este trabalhará sempre na potência máxima e consumirá mais que o normal!

    • Caro Plácido,
      È verdade existem muitos mitos e verdades sobre o sistema Invert, principalmente pela falta de conhecimento técnico. Vamos lá!

      – Consumo de Energia – A redução é fato! quem garante é o Inmetro…Quer garantia maior…
      – Probabilidade de avaria é maior…é verdade…vc tem razão…requer mais cuidados!
      – Componente mais caros…se for a placa eletrônica…é verdade..mas se for as parte mecânica (compressor, ventilador, evaporadora, condensadora…) é mito! os preços são os mesmos…
      – Compensação dos custos (investimentos) – Isso pense como um investimento, os 40% a mais no preço de compra, e lembre que a economia de até 40% no consumo de energia irá pagar o custo de aquisição, assim a economia de energia gerada paga a diferrença de preço em no máximo 2 anos…e o produto tem tecnologia para durar no minimo 10 anos…logo compensa!
      – Subdimensionamento – mesmo assim o consumo é menor…apesar de não disparar o compressor…ou seja acontecerá o mesmo com os aparelhos convencionais…ou seja o termostado será somente para enfeite…não terá funcionalidade…

      Aos que poderem $$$ eu recomendo a tecnoligia invert…é show de bola!

  11. Ola, hj instalei o meu split samsung pela 1a. vez. Eu o ligo e não gela. o compressor gira e logo para e fica ventilando apenas o que pode estar ocorrendo?

    • Provavelmente, deve esa ocorrendo uma das seguintes situações:
      – Sistema com vazamento; ou
      – Não foi realizado a liberação de gás no sistema, através da válvular de serviço. Em ambos os caso recomendo auxilio técnico. Recomento vacuo no sistema antes da liberação de gás no sistema.

  12. Pessoal!

    Alguem ai ja fez algum teste de adaptação do inversor de frequencia em um split comum? Pois assim, ao inves de nos termos que trocar todos os ars condicionados splits comuns aumentando o custo e gerando mais lixo, nos apenas fariamos a adaptação do nosso ar para torna-lo inverter.

    • Digamos que não compensa, pois o motor usado nos inverter geralmente são trifasicos e dos não inverter são monofasicos, então some os custos de trocar os circuitos eletronicos mais a troca do compressor, mão de obra etc. Fica caro.

      • Como trifasico? acho que você viajou nessa. Senão as redes das casas teriam de ser trifasicas para instalar um ar inverter.

        Pode-se instalar normalmente um inversor de frequencia num motor monofasico, veja o exemplo dos motores de lavadoras automaticas.

        • A placa controladora, faz a conversão de mono,bi para trifásico. Assim como, ela faz para o motor Brushless (motor de passo) usada nas lavadoras automáticas.

  13. Bom dia a tds, comprei a SETE DIAS um Springer de 7500btus e agora ele começou a ficar ligando e desligando depois de um tempo refrigerando, ele refrigera uns 3mints e ventila mais 3 não sei se é conincidência mas foi depois q a temperatura caiu aqui no Rio. Isso é normaldevo trocá-lo. Obs:Isso ocorre com ele no máximo e esta frio aqui no Rio. Grata.

  14. E em relação ao barulho? A tecnologia Inverter é igual e/ou mais silenciosa do que aparelhos não-Inverter?

  15. Fui chamado para verificar um split inverter e
    notei que a placa inversora recebe duas fases e
    sai tres, ou seja temos um equipamento monofásico e um compressor trifásico. Acho vai aver dificuldade para testar ocompressos no local.split fijitsu inverter 24.000 btus.

  16. Eu poderia substituir o tipo de gás usado no meu split? Tipo o meu usa o R410a e vazou, eu poderia usar o R22 sem problemas, apenas respeitando as pressões de trabalho?

  17. O uso da frequência para alterar a rotação de um motor não é uma tecnologia nova, essa função é muito utilizada em rampa de partida de grandes motores de indução, onde para se evitar o pico de corrente e consequente danos a instalação e equipamentos. Nessa variação de frequência você consegue variar a velocidade do motor(compressor), mas o torque(força)se mantem elevado.

  18. Minha split ligua funciona coloco no 17 com uns 3 minutos ela muda sozinha p/ 25 e depois de uns 3 minutos ela desliga, oque pode ser?

  19. olá
    essa parece ser uma tecnologia de ultima geração, mas não tem nada de ultra avançado. a muito tempo por exemplo os ventiladeores de teto já utilizam essa tecnologia com um inversor de frenquencia, que possibilita exatamente a variação da rotação do motor eletrico. os engenheiros apenas fizeram um controlador, onde fazendo a leitura da temperatura o controlador envia para o inverso a frequencia que deve ser utilizada para manter a temperatura desejada. simples iguala a raiz quadrada de 9=3!!!

  20. Olá! Meu Ar Cond. Split parte interna não está ventilando, na verdade só o que liga é o display aparecendo código E3. Mas, antes desse defeito, quando ainda estava funcionando o aparelho fazia um chiado depois de algumas horas ligado. Por favor se alguem poder me informar se é problema na placa eletronica ou mecanica. Obrigado!

  21. Estou construindo e um dos fornecedores para instalacao da infra-estrutura me disse que teria que usar um tudo de cobre mais espesso e de diâmetro maior e também isolamento de borracha elastomerica ao invés do polipropileno – preparando para aparelhos inverter. Outro me disse que posso usar o tubo mais espesso com o isolamento polipropileno quedara mesma…
    Alguém me da uma dica??

  22. bom dia a todos,gostaria muito que me tiracem uma duvida meu ar spli fica vazando agua pelo painel da evaporadora o que devo fazer ele foi linpo tem tres meses e nao esta mais na garantia do tecnico.obrigada

  23. Caro joão Paulo esse periodo relatado por vc esta de acordo com o tempo ideal da limpeza, dependendo do tempo que vc possue o aparelho ou se no local onde o aparelho esta instalado possir, muita reziduos acumulados no nar como por exemplo animais domesticos q soltam muito pelo ou tapetes muito felpudos fora esses fatores só existem mais 3 possibilidades para esse problema:
    1º denivelamento do aparelho.
    2º deposito do dreno esta mal colocado.
    3º o téc não realizou a limpeza devidamente.

  24. O meu split springer não consegue esquentar o devo fazer e poruqe não esquenta, ele tenata esquentar mas não se mantem.
    O que devo checar ou fazer para que aqueça.

  25. Quando vcs se derem por cota, as propagandas enganosas da tecnologia “INVERTER”tem comido todo o dinheiro de vcs. Dizer que , economiza 40% , só balela…tem algun consumidor capaz de testar de verdade e dizer qual teste foi feito, com qual equipamento de teste ele usou pra se ter convencimento que essa façanha seja verdadeira.? Ñ tendo muito mais pra inventar, os fabricantes jogam , e aumentam preços; e todos desprovidos de um conhecimento mínimo, caem como uma luva.Outra ingenuidade desses comentarios, é dizer que; as tecnologias são preparadas pra durar 10 anos, sem essa; vamos abrir os olhos e que ñ nos deixemos ser levados por ::: Me engana que eu gosto!!!

  26. Me parece propaganda EXAGERADA, ou posso dizer,
    ENGANOSA. Leiam os dados técnicos, sobre o consumo médio fornecido pelos próprios fabricantes, a economia, segundo esses mesmos dados, é, em média, de 4%, vejam o exemplo dos “inverters” da marca LG e Samsung, observem que nos poucos sites onde há a informação de consumo médio e comparem com os dados de consumo do ar condicionados com compressores convencionais, não chega nem perto dos 30% que estão dizendo que economiza… Alguém refuta?

  27. Tive um split LG de 12000 em um quarto de 11,76m por 4 anos e me serviu bem. De um ano pra cá, foram várias “manutenções” por causa de congelamento. Gastava R$ 130,00 a R$ 160,00 a cada 5 ou 6 meses. Decidi comprar um novo e comprei um GREE de 9000 (segundo o manual ele atende até 12m). Apostei no inverter para ver como vai ficar. Meu consumo só com o split de 12000 era de 240Kw por mês (aproximadamente 10h por dia ligado numa média de 24º) Quando passar uns dois meses da instalação, eu venho aqui dizer como ficou o consumo.

  28. Só uma correção no cálculo aproximado do consumo do LG de 12000: (1020w x 10hs x 30) / 1000 = 307Kw/mês.

  29. Há uma divergência de preço considerável entre o inverter fujitsu e outras marcas que também já ofertam a tecnologia inverter (como lg, samsung, eletrolux, etc…). Pergunto: há realmente uma grande superioridade da fujitsu em relação aos seus concorrentes que justifique o preço?

  30. Estou com um problema num ar condicionado split da Rheem, 12000btu, que foi instalado no dia 04/09. Dois dias após a instalação, a unidade interna passou a funcionar sem parar, e só desliga se removo o aparelho da tomada ou desarmo o disjuntordem. O técnico que instalou esteve aqui e também não soube explicar o que está acontecendo. Alguém sabe o que pode ser? Agradeço.

  31. bom dia Marcos estou com um esplit duplo com problema. liga uma unidade interna a outra gela só a serpentina o que eu faço?
    Obrigado!

  32. Boa tarde,

    Comprei um apartamento novo que já possui a pré-instalação para ar condicionado split, sendo necessário somente acoplá-lo.
    A pergunta é: a instalação existente para um split comum serve ou é a mesma de um split inverter? É necessário trocar os tudos e/ou cabos de cobre?
    Obrigado pela ajuda.

  33. Tb gostaria de saber se a infra estrutura para split comum pode ser usada para inverter. Obrigada

  34. ha poblema de misturar o gas 410 com r22 …dizem se for misturado vira uma camada espeça ….tipo um gel ….isso e verdade

  35. queria saber se tenho que trocar toda a tubulaçao de cobre que ja existe para colocar um ar inverter
    aqui em niteroi e dificil achar um lugar autorizado confiavel para esse tipo de instaçao,,,pois ate para instalar um ar quente e frio eles nao conseguem fazer a coisa direito….

    responda me please….
    valeu!!

  36. O que compensa mais, colocar 1 split 36000 btus normal ou 2 split inverter de 18000 cada para um ambiente de 58m2 ?

  37. Ola..

    Tenho a seguinte duvida..quero colocar um split em um quioske, onde tem uma churrasqueira, forno a lenha,ou seja 64m Minha duvida é qual comprar o Inverse modelo PI30R/PE30R da Eletrolux ou TI30F TE30F. Fico no aguardo.ou melhor sugestao.

  38. quero saber se o compressor trabalhar direto o gas evapora ou contunua com a mesma preção que foi deichada.

  39. ola. meu ar inverter nao ta esfriando bem. Vejo que nao ta na sua capacidade, e eficiencia… por exemplo… ao inves de estar usando a potencia no maximo para esfriaR o ambiente… ele nao acende todas as luzinhas. o que pode ser???

  40. Olá, tenho um Samsung Inverter 9.000 e estava lendo aqui no site e vocês falaran que o compressor do inverter NUNCA desliga mias usando o meu em 25ºC, ele desligou o compressor por aproximadamente 5 minutos e ligou novamente como se tivesse ligando ele pela primeira vez, depois de uns 5 minutos e ligou de novo por mais ou menos 5 minutos e isso foi o tempo todo. Ele nunca tinha feito isso, o que pode ser??? Isso é normal???

  41. Gostaria de saber se o Ar Condicionado Split 7.500 Btus Frio Way Classe A 220V – Springer que tem o motor diferente, se aquele motor pode ficar no chão?

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*