Inverter, a novidade do ar condicionado split

Se você está pensando em comprar um ar condicionado split, deve considerar seriamente em comprar um com a tecnologia inverter. Sua conta de luz pode ter uma boa economia com esses ar condicionados.

Como funciona o inverter no ar condicionado split

O funcionamento de um ar condicionado split sem inverter

Todo ar condicionado, seja ele de janela ou split, conta com um compressor e um termostato. Quando ligamos o ar condicionado, o compressor começa a funcionar e vai reduzindo a temperatura do ambiente até que ela “atinja” a que foi regulada no termostato: quando elas se igualam, o termostato desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do ar condicionado.

Um ponto que deve ser esclarecido: o termostato mede a temperatura do ar que volta para o ar condicionado. É possível, e na verdade sempre ocorre, que em outros pontos este ar esteja muito mais frio. Esse é um dos motivos das frequentes brigas de pessoas que reclamam que está muito frio enquanto outras dizem que não, porque o termostato do aparelho está em 22o. C…

Mas o calor continua penetrado e sendo produzido no ambiente e por isso a temperatura vai subindo pois apenas a ventilação do ar condicionado está funcionado. Quando a temperatura do ar que volta para o ar condicionado atinge a que o termostato está regulado, o compressor volta a funcionar e começa novamente a refrigerar o ambiente.

Esse é um ciclo que se repete nos ar condicionados , com os seguintes problemas:

  • o compressor do ar condicionado liga e desliga gerando picos de voltagem, o que faz, por exemplo, que algumas lâmpadas oscilem e pode até mesmo queimar alguns aparelhos elétricos
  • o compressor sempre funciona na sua rotação máxima e com o consumo máximo. Um ar condicionado não-inverter pode ser comparado ao ligar e desligar duma lâmpada. Ligar um aparelho deste tipo significa que funcionará no máximo de sua capacidade.
  • a temperatura oscila acima e abaixo do termostato

O funcionamento de um ar condicionado com inverter

De modo a resolver os problemas que um ar condicionado apresenta no seu funcionamento, pesquisadores japoneses chegarem a conclusão que se eles conseguissem alterar a velocidade de rotação do compressor (cerca de 3.000 RPM na capacidade máxima) eles superariam todos os problemas. Daí nasceu o inverter, que na prática é colocar um inversor de frequência para controlar a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado.

O inverter controla a velocidade de rotação do compressor do ar condicionado conforme a necessidade de refrigerar mais ou menos um ambiente.

Quando compramos um ar condicionado, a carga térmica é feita para a maior quantidade de calor (medido em BTU/h) que pode ser necessária retirar de um ambiente. No dia a dia essa quantidade de BTU/h costuma ser menor (muitas vezes bem menor) do que a capacidade máxima do ar condicionado. A realidade é que pagamos mais BTUS do que geralmente usamos…

Quando uma menor quantidade de calor, BTU/h, precisa ser retirada do ambiente o inverter reduz a velocidade de rotação do compressor. Quando é necessário retirar mais calor, o inverter aumenta a velocidade e assim sucessivamente

Com isso um ar condicionado split com inverter tem as seguintes vantagens:

  • o compressor nunca desliga evitando os picos de voltagem;
  • a velocidade de rotação do compressor é varável economizando energia
  • a temperatura praticamente não oscila no ambiente

Na prática, e no seu bolso, um ar condicionado split com inverter pode economizar entre 30 a 40% de energia que um modelo com a mesma capacidade mas sem inverter.

Inverter no ar condicionado janela?

Nada impede que seja feito um ar condicionado janela com inverter – ele tem o mesmo princípio de funcionamento (ciclo de refrigeração) que um ar condicionado split.

No entanto por motivos de marketing é improvável que venha a ser feito um.

As empresas fabricantes de ar condicionado apostam no split, seguindo uma tendência mundial (na China, por exemplo quase todos os ar condicionados vendidos são split). Ou seja, o split vai conquistar uma fatia cada vez maior do mercado de ar condicionado e é provável que pouco avanço tecnológico ocorra com os aparelhos do tipo janela.

Comprar um ar condicionado split com inverter barato?

O inverter é uma tecnologia nova e nem todos os fabricantes de ar condicionado contam com aparelhos com ela.

Por isso o aparelho com inverter ainda tem uma diferença grande de preço (30 a 50%, dependendo do fabricante) do modelo sem ele. Felizmente essa diferença vai diminuir rápido com mais e mais fabricantes utilizando-a.

Assim, aconselhamos a calcular o consumo do ar condicionado, antes de comprar um. Pode ser que você pague a diferença de preço do ar condicionado split com inverter em poucos meses…

246 thoughts on “Inverter, a novidade do ar condicionado split

  1. ola caro amigo time-me uma duvida comprei um ar condicionado de janela multi air consul 10000 btus e quando ligo o termostato no maimo ele liga e depois de alguns minutos ele desliga e fica neste ciclo por muito tempo e nao gelando o ambiente ,entrei em contato com a consul e consegui trocar o aparelho e continua na mesma mas quando esta a temperatura eterna esta menor ele liga normal mas quando esta muito quente ele entra neste ciclo de arma e desarma ,andei pesquisando tudo a vejo que na parte eterna do aparelho deve estar liberada e instalei uma caixa de proteçao que ela e bonita mas vejo que tem pouco passagem de ar sera isto ,pq no outro aparelho o tecnico viu que a eletrecidade esta normal dando 125 volts mas no termostato estava tendo aumento de amperagem que neste aparelho e 10,8 o no dia do teste deu 13 de amperagem o que pode ser o problema deculpe-me pela pergunta enorme obrigado.

    • Caro amigo, não tenhas dúvidas, esse e´o problema. A amperagem informada pelo fabricante é a máxima que o equipamento pode trabalhar. isso tá causando uma sobrecarga no compressor e o protetor térmico está fazendo sua função desarmando o compressor e com isso seu ar cond. não consegue refrigerar o ambiente.

    • colega,entenda o seguinte;temperatura ambiente baixa(menor pressão de sucção) isto é;dias frios ou teu a/c baixou a temp. tua amperagem vai cair e a pressão tbm.para você entender basicamente teu tem mais gás refrigerante do que devia ou teu condensador tá próximo demais não tendo a circulação correta de ar.PRESSÃO MAIOR GERA AUMENTO DA AMP. DOMPRESSOR;ele vai parar por que desarma o protetor térmico.

    • para Marlon, caro amigo oque esta acontecendo é que seu aparelho esta tendo retorno de ar quente isso acontecendo vai da alta amperagem e dando alta amperagem, e claro que seu protetor térmico que estar no compresso vai desliga então você deve colocar uma caixa maior

    • Gente boa, bom dia! Certamente é essa caixa bonitinha, mas ordinária que você colocou, tire-a e seus problemas com o aparelho terminam, além de maior economia de energia elétrica. Não si como o pessoal da cônsul não reparou nisso e trocou o aparelho em vão. Um abraço!

  2. Olá Amigo , me tire uma dúvida por favor . A colocação de uma carga a mais em um ar condicionada melhora o seu desempenho , ou seja irá refrigerar mais?compromete seus componentes ? e por final saber se é possível e viável . Abrs!!

    • faça e veja!utilize um manômetro.COM MAIS CARGA MAIOR SERÁ A PRESSÃO,TUA SORTE É QUE TODO EQUIPAMENTO VEM COM PROTEÇÃO DE PRESSÃO;OU SEJA MUITO ALTA OFFLINE,MUITO BAIXA OFFLINE.saiba que todo sistema de refrigeração tem pressão de sucção e quanto menor a temperatura do ambiente menor será a pressão.

      • mais uma questão;mais gás maior será a amp do compressor,teu protetor térmico vai cortar sinal,ou você terá golpe de líquido ocasionando a queima do compressor

    • bom todos sistema de refrigeração tem sua pressão adequada ex o gás R22 sua pressão de evaporação é exata é de 60 psi a 70 se você colocar o gás a mais claro que seu equipamento vai da defeito pq seu compressor vai trabalha forcado e você não vai ter uma climatização exata e se você colar a baixo de 55 psi o aparelho vai congelar por que nessa pressão o gás não estar evaporando lembra que o ponto de evaporação e de 60 psi

  3. Caro Lino,
    Se possível tire-me a seguinte dúvida. Dentre os diversos modelos, digo, marcas existentes e tantas outras que não param de nascer, imagino que basicamente a diferença esteja na tecnologia eletrônica, acessível a qualquer fabricante, e na qualidade de seu compressor (inverter e não-inverter). Pois bem, minha dúvida reside principalmente nos SPLIT convencionais (não-inverter). Recentemente tenho visto marcas com nomes esdrúxulos nascerem como a COMFEE, que mais me parece corruptela de COM FÉ!! e, pelo selo do PROCEL que vi, “C”, tem que ter muita fé mesmo. Mas, voltando a questão em si, o compressor é, em princípio, o vilão / mocinho das diferentes marcas? Caso afirmativo, o que difere entre os diversos tipos?
    Abraço,
    LHMoreno

    • caro colega,para definir tua questão digo o seguinte;a’marca’ confee faz parte de mais uma compradora da maior fabricante de a/c no mundo;esta empresa fabrica p/york,confee,fujitisu,elgin,e outras que não lembro.sou representante da springer e digo,melhor marca é nova e qualidade é com quem instala.

  4. Olá amigos, estou querendo trocar o compressor do meu ar por um mais potente, tenho um eletrolux maximus de de 7500 e gostaria de colocar um de 10000 btus sera que o condensador e o vaporador da conta.

    • não,pois toda termodinâmica(cálculo)é feito de forma que o compressor,evaporador e condensador sejam equivalentes.no teu caso você terá ou o compressor forçado em baixa ou pressão demais na rede,o que pode levar a uma perda total do sistema,pois 7.500 btus gera algo em torno de 12kg por polegada quadrada,e 10000 te leva a 16 kg.isso dá dá um estouro dos diabos,CUIDADO!SE ESTOURAR NA TUA FRENTE,VOCÊ PODE SOFRER VÁRIOS DANOS FÍSICOS!

  5. Prezados,
    Preciso comprar um split para o meu quarto. O quarto mede 15m2. Acho que um de 9000 btus seria o tamanho ideal?

    Qual a marca melhor?

    è interessante comprar inverter?

    Grata

    Rosane

  6. Bom dia o fato do compressor do split com inverter não desasarmar nunca não diminui a vida util do mesmo?
    outra pergunmta?
    o split com inverter usa o gas 410a, queria saber seo manonometro e o mesmo e se muda algo na instalação em relação ao split sem inverter?

    • com certeza muda e muito.se você utilizar o mesmo manometro de r22 causará um problema grave de retrofit,(r22,óleo mineral/r410a,poliol ester)queima de compressor.

  7. Boa noite, comprei um ar condicionado split inverter da samsung e o aparelho veio sem carga de gas d fabrica. Gostaria de saber se a carga feita pela autorizada é tao eficiente como a da fabrica.

  8. Bom dia,

    Comprei um ar inverter, mas o instalador me comentou que é necessário puxar outros fios, dois (ou três) para o controle do degelo, e um de energia para a unidade externa, já que a alimentação do ar inverter é a partir da unidade externa. Minha pergunta é a seguinte, a pessoa que fez a pré-instalação (que não é o mesmo que chamei pra instalar o ar, este durante a obra passou os dutos de ar, e o controle entre as unidades) alega que não é necessário passar esses outros fios, que ele pode utilizar os que já estão no local, preparados para a instalação de um split normal. Resumindo, a instalação de um split inverter requer outro ‘preparo’ diferente de um split normal ?

    • Amigo Roberto, os splits comuns de 7500 a 12000 btu´s usam dois fios que interligam as unidades e já vem com rabicho para ligar na tomada, acima de 18.000 btu´s usam tres fios e também pode ser alimentados pela parte externa, consulte o manual do aparelho, existe uma pequena diferença entre fabricantes, o inverter não muda a esta regra.

    • bom amigo todos ar 7.9.12.000 e 18.000 são mono fasico sendo mono você pode alimenta tando na parte interna como na estarna dependendo da onde estar saindo o ponto de alimentação eu garanto

  9. Boa noite, por gentileza alguém poderia me indicar um ar condicionado Split 9000 BTU/s Frio e Inverter, que seja bom, econômico e que tenha um preço razoável? Cheguei a me interessar pelo Samsung ASV09PSBU-XAZ, mas acabei desistindo em meio a tantas críticas negativas direcionadas ao mesmo. Como moro no interior tenho preferência em adquirir produtos de marcas maiores, pois tem mais chances de encontrar autorizadas na minha cidade. Desde já agradeço!

    • Amigo Carlos, a maior diferença entre os fabricantes, alem de preço e qualidade, e a reposição de uma peça, a Carrier ainda é a melhor opção em ar condicionado, tem peças com mais facilidade.

  10. Estou querendo comprar dois SPLITs para a minha residencia. Um para o quarto meu filho e outro pro meu quarto. O primeito terei que comprar um de 7000BTUs e o do meu quarto é de 9000BTUs. Como os Splits ficarão a maior parte do tempo ligado à noite ao dormir. Moro em Salvador-BA onde a variação de temperatura é mínima. Deveria optar pelo Inverter ou não?

  11. Tenho um ar-condicionado split comum. É possível trocar somente a unidade externa para transformar meu aparelho em Inverter?

    • Amigo Marcone, as unidades de refrigeração não são vendidas separadamente, e não existe compatibilidade entre unidades diferentes, mesmo sendo do mesmo fabricante.

  12. gostaria de saber se quando a vazamento de fluido refrigerante do inverte não pode ser completado pq é composto de 2 moleculas e tem que ser retirado todo o gas e recolocado outro(r410a)

    • sim você não pode completa o fruído refringente pq pra você colocar gás em uma split inverta vc tem que fazer vaco primeiro se não,não refrigera

      • Um inverter não altera a parte de “refrigeração” que permanece igual a de um compressor sem inverter. Trate a reposição e troca de gas igual a de um sistema sem inverter. Um inverter apenas suaviza a partida e controla a velocidade do compressor. Abração

    • Anna, a melhor ainda é a Carrier, seguida da Hitachi, marcas muito usada na linha comercial, mais bem conceituadas na área domestica, em quentão de durabilidade e facilidade de encontrar peças de reposição, nas populares são consul e eletrolux.

  13. Posso adaptar um inversor de frequencia num rack de refrigeração de um supermercado? O que devo monitorar e usar para controlar a velocidade da máquina, temperatura ou pressão do sistema?

    Posso adaptar um inversor de freqüência num split trifásico de 60000 BTU / h? O que devo monitorar e usar para controlar a velocidade da máquina, temperatura ou pressão do sistema?

  14. Os motores dos compressores inverter são trifásicos e utilizam um inversor monofásico?

    • Sim, um inversor com alimentação corrente alternada (frequência fixa em 60 Hz) mono ou trifásica alimenta, após uma ponte retificadora, um barramento em corrente contínua e, a partir dai um “inversor” transforma novamente em corrente alternada com frequência variável.

      • boa noite amigo mim responda como pode acontecer isso se um corrente alternada pra ela ser continua ela tem que passa por uma ponte retificadora? mim responda como um inverso de frequência pode transforma uma corrente continua para alternada?se quando a corrente alternada passa pela ponte retificadora ela perde a requência

        • A frequência é zerada, após a ponte retificadora, para poder ser controlada de 0 Hz até o que for necessário. A Danfoss, por exemplo, tem compressores que operam de 30 a 90 Hz. A limitações da faixa de trabalho ficam com os limites mecânicos, principalmente, de lubrificação e de ventilação. Sim, é tecnicamente possível reconstruir uma tensão alternada a partir de um sinal de corrente contínua e é isto que um inversor de frequência faz. Esta proeza é conseguida através de liga / desliga de chaves eletrônicas, onde de um lado está o barramento de CC e do outro o motor. Isto explica que uma alimentação monofásica de 60 Hz, através de um inversor, pode ser transformada numa alimentação trifásica e com frequência variável.

  15. quero saber qual a pressão te trabalho do ar Split invert os outro é 60 psi ou 70 psi

    o invert a pressão e maior ou menor

    • Sr. Jorge usando o manômetro para R410a a pressão de trabalho é de 150 libras, já com o manômetro para R22 96 libras.

      • Ângelo tenho um Carrier 24.000 betus ele esta congelando na evaporadora e desligando da trabalha de volta até congelar e desliga de volta o que pode ser pod.

        • Sr. Jorge boa noite, as opções são, sem gás, evaporadora suja, filtros entupido, ventilador para após um certo tempo de trabalho, sendo a opção mais provável é a baixa pressão (sem gás), e o liga e desliga o causado pelo sensor de frizer que detecta presença de gelo, boa sorte.

      • Gostaria de saber qual a pressão (PSI) que devo usar em uma Split inverter (Gás R410) de 9.000 btus? as Split comuns costumo usar de 60 a 70 PSI, é a mesma coisa?

  16. meu ar tem 3 dias que instalei e da marca samsung virus doctor AS09UWBUXAZ, ELE LIGA NORMAL COM 4 A 5 MINUTOS ELE DESLIGA, DAI FICA PISCANDO UM LUZ AMARELA O TECNICO TROCOU OS DOIS SENSOR O DA TEMPERATURA DE AMBIENTE E DO EVAPORADOR. ME AJUDE POR FAVOR…. AGUARDO RESPOSTA, MARCOS-VYNY@HOMAIL.COM

    • Sr Marcos bom dia, o defeito do seu split inverter está na instalação elétrica (fios invertido ou mau conectados), o ar da samsung possui borne de alimentação separada, peça ao seu técnico que confira as combinações de fios com as letras, o ideal é usar cabo PP com cores diferentes.

  17. Boa Tarde! Adquiri duas centrais/split de AR Fujitsu INVERTER 30mil BUTs, onde ja foram instaladas a uma semana no show room de nossa empresa e o técnico que as instalou nos informou durante o periodo das 11:30 as 13:30 que fechamos para almoco as deixasse ligada mesmo nao havendo ninguem neste ambimente a fim de evitar desligar as 11:30 e re-ligar as 13:30 no sentido de economizar energia! Gostaria de saber se isto realmente procede? Obs.:Durante o horario comercial de trabalho (7:30 as 11:30 – 13:30 as 17:30) configuramos para 22 oC, e durante este periodo de descanso foi nos orientado para deixar configurado para 28 oC! Portanto, peço a gentileza para nos orientar se este procedimento estar realmente correto para que possamos ter economia de energia?

    • boa noite Ricardo você gasta mais energia quando liga a split de que quando ela estar liga vou te da um ex; toda ar-condicionado seja ele de 7,9,12,24, e 30.000 tem lá um compressor e esse compressor por ele ser rotativo ele precisa de uma ajuda pra ele funciona e essa ajuda ele tem que é o capacitor, pois o capacitor é um armazenador de energia que ajuda o compressor na partida, sendo isso o equipamento puxa ate 10 vezes mais energia na partida, é ai que você tem um consumo acessivo de energia.
      já na split inverte é diferente pois o equipamento tem um controlador de frequência ou seja tem uma placa de comando que controla a rotação do compressor e por isso ele não precisa deliga quado a temperatura do ambiente chaga no desejado e se ele não precisa desliga ele não vai ter pico de partida como os outro equipamento convencionais que quando chaga a temperatura deseja ele desliga e logo que a temperatura sobe ele liga bom ricardo você pode deixa o seu equipamento ligado assim que você chega a ter a hora de você sair pois assim você vai economiza porque se você fica ligado e desligado então não adiantou nada você ter comprado uma split inverte porque todas as vezes que você liga e desliga você vai ter um pico de partida lembra logo acima que eu disse,eu recomendo deixa ligada pode liga ate no final do expediente

  18. Boa tarde, gostaria que me tirasse uma dúvida. a nível de consumos de energia qual gasta mais: um de 9000 convencional, ou um de 12000 inverter?? partindo do pro suposto que ambos são da Mitsubishi.. obrigado
    cumprimentos

    • O inverter economiza de 20 a 45 % de energia. Recomendo a compra direta de um 12000, caso você esteja comparando consumos. No final os consumos serão muito próximos e provavelmente o de 12000 com inverter vai ainda ser menor. A tecnologia do inverter x convencional seria equivalente a da injeção eletrônica x carburador. Atualmente ninguém mais compraria um carro a carburador, então porque ainda compram eletrodomésticos convencionais? A resposta está no desconhecimento do que é o acionamento de motores com inverters. Vou em lojas e ninguém sabe o que é. Países de primeiro mundo só tem eletrodomésticos com inverters para redução do consumo de energia. :) . Abraço.

  19. TENHO UM CARRIER 24.000 BTEUS, ELE ESTA LIGANDO E CONGELA NO EVAPORADOR. E DESLIGA E QUANDO DESCONGELA VOLTA A LIGAR NOVAMENTE. E FICA NESSA LIGANDO E DESLIGANDO, OK PODE SER.

    • bom dia jorge castanha bom oque esta acontecendo e o seguinte sua maquinha esta com sujeira na unidade evaporadora devido isso o sensor de ante congelamento aciona e logo desliga a maquina.
      2, podes esta acontecendo o seguinte também sua unidade condensadora pode esta com baixa pressão de fluido refrigerante sendo estas duas resposta a primeira não lave só o filtro mais também a evaporadora e segunda questão adicione o fruído refrigerante na unidade condensadora deixando na pressão de evaporação na maquina inverte deixe na pressão de 96 psi e na maquinha convencional na pressão de 60 há 65 psi espero que tenho te ajudado

  20. A manutenção do inverter é mas cara? Ou só quando há vazamento do gás, o que exige a troca do todo. e com que freguencia isto pode ocorrer? Obrigado.

  21. estou comprando um condicionador de ar com tecnologia inverter, e um fornecedor alegou que o gas R410a faz a função do inverter, gostaria de saber o correto.

  22. Boa tarde,
    A unidade interna (evaporadora) do meu Electrolux split de 12.000 borrifa água junto com o fluxo de ar. soube que isso já ocorreu com esse modelo outras vezes, mas não ainda não soube qual a razão desse comportamento. Alguém já ouviu falar desse problema? É possível alguma montagem errada de fábrica, por exemplo a inversão de da placa trocadora de calor que fica do lado da parede, de forma que o chanfro existente fique virado para baixo e não para cima, ocasionando que as gotículas de água que escorrem nesse elemento caiam sobre a turbina, antes de chegar na altura da coleta do dreno?

    • Devido alguns ambientes apresentarem um nível muito auto de umidade do ar (próximo a lagos, praias rios etc)é comum o aparelho de ar-refrigerado produzir muita água, quando se coloca na ventilação mínima dificilmente gotejará devido a força do vento ser menor passando pela serpentina inundada devido a alta umidade do ar no ambiente.
      Outro fato possível é a mangueira de dreno insuficiente para a vazão, pouca queda, ou mesmo entupimento do mesmo.

      • Obrigado pela atenção Willians,
        Também já me disseram sobre essa hipótese, no entanto, como o borrifamento é ao longo de toda a janela de ventilação, de maneira uniforme, acho que a hipótese das gotículas que escorrem pela placa cairem antes de chegar ao final da mesma por essa estar montada invertida, com o chanfro para baixo e forçando a queda das gotículas ao longo de todo o elemento em cima da turbina, me parece mais viável; o problema é que para confirmar isso a unidade tem de ser aberta, o que a Empresa não quer alegando estar fora da garantia

        • Pensei que o aparelho era novo (instalado a menos de 1 ano) se esta fora da garantia o problema é uma revisão geral, que tudo fica resolvido. pode fazer que vale apena.

  23. Prezados, Fiz a instalação de um Split Inverter 18.000 da Samsung, ficando a evaporadora e condensadora a 2 m de distância apenas. Os passos seguidos foram: obra civil, fixação da unidade interna, fixação da unidade externa, tubulação de alta e baixa (isoladas termicamente, flangeadas, etc), vácuo usando bomba de 5 por 1h. Neste momento o circuito atingiu pressão negativa e se manteve mesmo depois de desligada bomba por mais de 1/2 hora. Abertura de valvula de alta e depois de baixa. Quando fui retirar o Manifold um pouco de gás escapou (acho que é natural), mas a pressão ficou ainda acima de 200 Libras. Segui os passos listados pelo fabricante a partir daí e está refrigerando normalmente. Minha dúvida é que o Fabricante diz que se a tubulação for menor de 7,5m não devo colocar nem tirar gás. Mas vi no forum que a pressão de trabalho para o R410A é de 150libras… devo tirar mais gás ou deixo assim mesmo? Agradeço antecipadamente!

    • Boa tarde!
      Seguir as recomendações do fabricante é sempre a melhor opção, até mesmo pela garantia, que nesse caso pode ser questionado o excesso de refrigerante, muitas vezes o equipamento vem com mais gás do que o necessário, sugiro retirar o excesso, pois no verão poderá ficar desarmando por alta pressão o que no inverno com temperaturas mais amenas não acontece, sem falar no aumento de energia, mesmo se tratando do inverter.

      • bom dia willins. a pressão no verão ela sobe digamos num inverte. 150psi no frio ele vai tar mas baixo isso. ou não quantos psi mas o menos.

        digamos se eu colocar no frio um gás. no inverte 130 psi. no verão ele vai subir para 150 psi. isso ou não. brigado willians

        e isso pode ser para qualquer gás..

        desde já te agradeço.

        • Nao precisa se preocup0ar com isso, independente da estação de o gás respeitando a quantidade, a pressão e a amperagem, pois a engenharia das fábricas já trabalharam para compensar isso.
          O importante e uma boa manutenção preventiva que produz vida longa ao aparelho, qualquer que seja ele.
          Um abraço

  24. Olá,meu ar Split esta com tubulação congelando e quando desligo a evaporadora desliga mas o condensador não ai tenho que desliga-lo no disjuntor.Alguem pode dizer a causa do problema?

    • Na placa eletrônica na unidade evaporadora(interna)tem um micro relê que comanda a unidade esterna em circuito com o termostato (sensor de temperatura), pode ser que esteja só colado, nesse caso é preciso dar umas “pancadinhas” com uma régua, ou até mesmo uma caneta, sobre ele, como geralmente são três ou quatro, de em todos com o disjuntor desligado e faça o teste antes de montar tudo, se não der certo, infelizmente tem que substituir toda a placa, anotando-se o numero do modelo e serie na lateral da carenagem interna. Boa sorte!

      • willians vc é o cara!fiz o procedimento que vc sugeriu e funcionou, muito obrigado.

  25. meu nobre tenho um aparelho split eletrolux 10,000 btus, que o compressor fica funcionando sem desligar conforme baixa a temperatura, mesmo desligando via controle o compressor continua funcionando. o que devo fazer.

  26. Bom dia!
    Willian adquiri um Hi wall carrier 9000 htus e ontem usei-o pela primeira vez (instalado no quarto da minha filha 2,8×3,80)na temperatura 21º, porém não senti que o mesmo gelou do jeito que esperava. Será que o mesmo está com problema?. Como saber se ele está refrigerando corretamente?.

    • OLA, ESPERO PODER AJUDA-LO!
      AS MEDIDAS APRESENTADAS SÃO EXCELENTES PARA A CAPACIDADE ESCOLHIDA, ENTRETANTO TEM QUE REFRIGERAR MUITO BEM. 21ºC. NA ALTURA EM QUE O AR ESTÁ INSTALADO + OU – 2Mt. PRODUZ NA CAMA 19, 18ºC, ISSO PORQUE O SENSOR DE TEMPERATURA FICA NA PARTE DA FRENTE (JUNTO AO FILTRO DE AR), NESSA TEMPERATURA SELECIONADA (QUE É IDEAL 21, 22ºC) GERA UM CLIMA ABSOLUTAMENTE CONFORTÁVEL.
      AS CAUSAS PODEM SER:
      VAZAMENTO DE GÁS (FRANJE OU CONEXÕES)

      PORTA OU JANELAS COM FUGAS EXAGERADAS (COLOCAR UM PANO DE CHÃO, LEVEMENTE UMEDECIDO E ENROLADO NA ABERTURA DA PORTA DO LADO DE FORA)

      AMBIENTE COM MUITA INCIDÊNCIA DE CALOR ( UMA LAGE SEM COBERTURA POR EXEMPLO)

      UNIDADE EXTERNA COM RETORNO DE AR QUENTE (INSTALADA EM FRENTE A UM PAREDE, SE FOR VENTILAÇÃO VERTICAL, BUJÃOZINHO, EM BAIXO DE LAJES OU TELHADOS)

      POR ÚLTIMO USO INCORRETO DO CONTROLE REMOTO ( VER MANUAL DE INSTRUÇÕES)

      ESPERO TER AJUDADO!
      UM ABRAÇO

  27. Boa noite, tenho um ar condicionado Panasonic inverter de 9000btus a 2 anos e a um mês ele não está mais gelando? Já limpei os filtros. O que poseria ser?

    • Andreza, boa noite!
      Já passou do prazo para uma boa revisão geral (retirada das maquinas interna e externa)desmontagem limpeza geral das serpentinas, com produto apropriado, lubrificação dos motor ventiladores, revisão das partes elétricas (substituindo ou reapertando terminais)e carga de gás, eu não onde você mora, mas aqui no Rio eu cobro por este serviço R$ 280,00 veja em sua região quanto estão cobrando e faça urgentemente, antes que haja uma avalia que acarretará maior despeça. O verão vai ser forte!
      Um abraço!

  28. Olá, vou direto ao assunto, comprei e instalei um split 7.500 LG, com acréscimo de apenas 40 cm de tubulação, segundo o manual o gás que vem no aparelho é suficiente para 7,5m, segui todos os procedimentos do manual menos o uso da bomba de vácuo, após ligar o aparelho percebi que ele fica fazendo um barulho de água correndo, fervendo (evaporadora e condensadora)… quando está refrigerando, colocando a mão no tubo mais fino percebe-se tipo um movimento descoordenado do liquido dentro da tubulação, ocasionalmente (em pequenos intervalos) um barulho tipo se tivesse pedrinhas lá dentro (glog, glog).

    A condensadora depois de um tempo que está ligada faz um barulho de “rom rom”.

    Os tubos não estão congelando, está refrigerando o ambiente.

    Será ar na tubulação, excesso de gás?

    Valeu!

  29. Estou com uma duvida….caso não faça o vácuo em um inverter, apenas expurgue a linha, funcionará a climatização adequada? caso venha fazer esse feito e não funcione, qual procedimento devo fazer?

    Será necessário retirar todo o gás, fazer vácuo e depois adicionar o gás conforme o fabricante?

    Grato.

  30. Qual o valor em media de uma instalação inverter de 7 a 12 mil, seria de 30 a 40 % a mais que o split normal??

    Grato.

  31. Boa tarde! Tenho um aparelho de ar condicionado Gree split Garden em meu quarto. Toda a instalação (tubulação) da evaporadora até o compressor segue pelo forro de gesso, no teto do apartamento. Gostaria de instalar ar condicionado em outros 2 quartos do apartamento, mas para tal, gostaria de saber se posso trocar o meu aparelho split por um “tri-split”, aproveitando toda a instalação (tubulação) existente, de forma que eu não precise fazer mais nenhuma obra no forro de gesso do apartamento (para o dreno, eu pretendo instalar bombas de dreno nos novos aparelhos de ar condicionado).
    Ou seja, simplificando a minha pergunta: é possível aproveitar uma instalação existente para acrescentar 2 novos aparelhos de ar condicionado tipo split, sem neçessidade de furar o teto novamente (visto que o compressor encontra-se em local apropriado fora do apartamento)?
    Muito obrigada pelo esclarecimento!

    • Se vc tiver disposto a gastar, muito, é possível. Mas vamos do começo. Vc já trem um aparelho, então faltam apenas dois, que sendo de 9.000Btus, custará no máximo R$ 2.000,00 com a vantagem de ser individual o que economizaria muito em energia elétrica, pois o tri-split se apenas um ambiente estiver em uso, toda a maquina externa estará funcionando e o custa do aparelho e 3X maior, além disso se pifar o compressor, ou o ventilador do aparelho externo toda a casa fica sem ar. Em relação a a instalação é, também, mais barato instalar 3 do que um, tri-split, e a tubulação, se feita por bons profissionais, é muito simples e sem sujeira ou quebradeira. A bomba de água adaptável é muito cara (R$ 300,00 +ou-) cada

      Por estas razões eu não recomendaria tais modificação aos meus clientes, pois a muito custo e nenhum benefício.

      Se quiser maiores esclarecimentos entre em nosso site http://www.silvaepinho.com.br e no fale conosco estaremos a disposição.
      Um Abraço!

  32. Boa tarde caro amigo.
    Estou pensando em comprar um inverter mas me disseram que se a distância entre o compressor (área técnica) e o local a refrigerar (a sala) for grande pode não dar certo e que melhor seria o VRF. Qual a sua opinião?
    Desde já agradecido
    Luís Bacelar

  33. Boa noite

    Instalei um Sansung 12.000 btus Inverter e o compressor não dá partida, somente o ventilador da condensadora funciona alguns segundos e para. O que pode pode está acontecendo.

  34. Tenho um Split lg inverter libero+E 12000btus e verifiquei que na unidade externa, perto da interface, tem um cabo mvc jig que está solto. Gostaria de saber para que serve esse cabo e se é para ele ficar solto?

    • Se o seu aparelho é frio/quente é preciso ligar este cabo, mas o instalador teria que já ter ligado para um perfeito funcionamento, porem se está funcionando normalmente no frio e não lhe interessa o aquecimento do ambiente, deixe assim mesmo.

  35. Bõa noite amigo!Meu ar esta com 6 mtrs de tubo e foi retirado pra ser lavado mais agora esta com defeito>porque a evaporadora esta congelando,Oque voce me diz meus amigos….muito obrigado e uma bõa noite.

  36. Boa noite, Willians. Por favor, preciso muito de orientação. Quero adquirir um split e cada empresa me “fala uma coisa”. O espaço é de uma sala com um corredor, cerca de 20m2 e um quarto ao final. O recomendado foi um de 18.000BTU’s. . Sempre tive Springer, de parede, e me falam de Sansung e que a Midea comprou a Springer mas não é muito boa. Pensei em um inverter porém me informaram que tem maior desgaste e suas peças eletrônicas apresentam problemas mais cedo.
    O que fazer…? Obrigada,Rosana.

    • Querida Rosana, boa noite!
      As informações dadas a ti estão mais ou menos certas, porem, contudo, mais mais informação, neste caso, mais confusão na cabeça, veja bem, o ar de 18.000btus, trará maior economia de energia devido a ser super dimensionado para o espaço necessário,entretanto com mais informação, como se é casa ou apartamento, último andar, incidência de calor, se tem ou não cobertura, etc. é possível que um de 12.000btis lhe atenda perfeitamente, na dúvida comprem o de 18.000btus que será mais vantajoso. Quanto a marca todos são a mesma coisa, ou seja nenhum oferece mais vantagem que o outro no seu funcionamento, então compre o mais barato que achar e pesquise bem pois as variações são grandes. Nos também vendemos em 10X s/ juros se quiser envie uma solicitação de orçamento para http://www.silvaepinho.com.br. Espero ter ajudado. No mais estou a disposição. Um abraço!

  37. Prezado Willians, obrigada pela atenção.
    Como você disse muita informação confunde.
    Desisti do Inverter acreditei no desgaste maior… Resolvi comprar o Sansung Max Plus, 18.000BTU’s,devido ao prazo de garantia maior, ainda que estranhe essa empresa ter ar condicionado. Moro em apto.,não é último andar e bate sol da manhã, direto na unidade externa.
    Você acha que estou no caminho certo? Tentei orçar o ap. com vocês, pelo site, mas não consegui.
    Obrigada, Rosana.

    • Rosana,boa tarde!
      É ótimo que vc tenha decidido rápido e bem, o Samsung é excelente, acabei de instalar dois e o cliente ficou satisfeitíssimo.

      Pode ter certeza que seus problemas de climatização acabaram, não sei onde reside, mas seria um prazer fazer esta instalação pra vc, gosto de trabalhar para pessoas inteligentes.

      Se vc já efetuou a compra tudo bem, mas se só planejou esse equipamento esta em promoção conosco mande um e-mail para willians.antonio@ig.com.br que te mando as informações parta compra.

      Arranje um bom profissional para a instalação que o resto será só alegria.
      Deus continue te abençoando em tudo!

  38. Boa tarde amigo, me informe uma coisa por favor, foi instalado um split elgin atualle de 18000 btu/h na minha sala, no dia da instalação ele estava gelando perfeitamente, depois de quatro dias, o compressor arma, evaporador e condensador funcionam, ouve-se passagem do fluído refrigerante pela tubulação mas ele não resfria o ambiente, após ligado, ele permanece nesse problema por todo tempo, não há sobrecarga na rede, nem sobrecorrente, caso houvesse o protetor térmico desarmaria o compressor. Poderia me dizer o que pode estar causando isso?

    Agradeço desde já

    • Boa tarde amigo!
      Me parece vazamento de gás, procure o instalador que ele deve resolver sem cobrar nada amais por isso, pois certamente um dos flanges de conexão não ficou bom.

      qualquer coisa estamos ai…
      Um abraço!

  39. Willians,

    Estou cheia de dúvidas em relação a compra de ar condicionado. No meu apartamento apesar de novo, tem instalação para ar de janela. Tenho amigos que conseguiram instalar ar split comum colocando a condensadora na caixa do ar. Qual a sua opinião sobre essa estratégia? Sei que tem o ar split window, mas os fóruns que visitei me deixaram totalmente desanimadas quanto a essa alternativa. (reclamam de barulho, mal funcionamento e o pior é o consumo que só tem nas classes B,C e D). obrigada ;)

    • Ana, boa tarde!
      Os aparelhos com selo procel todos são econômicos em relação ao comum, por exemplo, um classe A daria R$ 100,00 na conta de energia, o classe D daria R$ 102,00 só pra se ter uma ideia que isso não é muito razão de preocupação. Quanto a instalação vai depender do instalador fazer um bom trabalho visando a estética e eficiência dos aparelhos, os aparelhos comuns, novos,(janela) também são muito econômicos. Se puder ajudar mais willians.antonio@ig,com.br um abraço e Deus a abençoe nesta decisão!

  40. Boa noite Willians! Compramos um apartamento novo que vem com as tubulações pa ra um aparelho convencional e por diversas vezes nos disseram que se for usado um aparelho inverter teríamos que trocar os tubos, que no inverter seriam mais calibrosas! Minhas perguntas: posso usar a tubulação já instalada e adaptar o aparelho inverter? Isso compromete o equipamento? A garantia perde valor se eu fizer isso? Grato!

    • Wilton, boa noite!
      Em primeiro lugar, por que vc quer o inverter?
      Vc conhece o funcionamento dele?
      Em que cidade esta? ai é muito quente?
      Essas perguntas, respondidas, me permitirá responde-lo com mais precisão.

      Mas saiba que a economia que o inverter promete depende dessas respostas por ti.

      Só para se ter uma idéia, o valor do inverter é
      30% mais caro que os splits normais, a mão de obra da instalação é de 15 a 20% mais cara, bem como a manutenção e ele economiza, dependendo da região em que será instalado, ceca de 8% mais que os outros, ou seja, para reecuperar esses gastos a amais seria preciso uns 5 anos sem que ele de defeito é claro. È preciso analisar cada situação para se saber qual será mais vantajoso…
      Estou a disposição e se quiser comparar comigo será uma honra tanto o inverter como o comum em 10X s/juros.
      Um abraço!

  41. Caro Willians
    Moro na cidade de Manaus, onde não se vive sem o aparelho de ar condicionado, tenho conhecimento dos valores , quanto a instalação e o aparelho em si, conheço a tecnologia inverter e acredito que devido o consumo teremos retorno do investimento a mėdio prazo. A duvida permanece no seguinte: posso instalar um aparelho inverter com a tubulação de um aparelho convencional? A minha necessidade de acordo com um tecnico de condicionamento de ar é de 7 aparelhos, 03 de 18000 btus, que nao existe na classe A, somente B e C, 03 aparelhos de 12000 btus e 01 de 9000 btus, esses últimos classe A.
    O apartamento que compramos já vem com os tubos de cobre pré instalados na parede e sobre o gesso!
    Grato!

    • Caro Wilton, se não se vive sem ar condicionado ai em Manaus é sinal que ai é muito quente, sendo assim o inverter não lhe dará retorno nenhum, pelo contrario te fará gastar ainda mais uma vez que o compressor inverter não desliga, apenas aumenta ou diminui a rotação.

      Seria mais interessante os aparelhos split comum onde você poupa na compra, instalação e energia elétrica.

      As classificações nas etiquetas do PROCEL todas são economicas, mesmo os de classe “D”, mas o que economiza energia de verdade é os aparelhos serem uma potencia a mais do que o necessário paras o ambiente, por exemplo, no lugar de 7.000Btus colocar de 9.000Btus e assim por diante

      Temos todo tipo de aparelhos com entrega em três dias úteis, apos a confirmação do pagamento pela adiministradora, em 10X s/j para qualquer lugar do Brasil.

      Mais informações willians.antonio@ig.com.br.
      ou http://www.silvaepinho.com.br Um abraço!

  42. Oi pessoal, tenho um sansung inverter de 12.000 e não está gelando, chamei um técnico e ele disse que o compressor não aciona, mas disse que não sabe resolver … alguém pode me ajudar???

    • Grande Jorge, boa noite!
      Vc tem certeza que chamou um “técnico”?
      Se ele não sabe é porque não é mesmo um técnico, mas deixa pra lá, deixa ele pra lá entendeu? pode ser, e creio que seja, 90% falta de gás. mas quando vc arrumar um técnico ele te dirá com certeza.
      Um abraço!

  43. meus amigos estou com um ar inverte 24.000betus, ele tem ora que aciona o compressor e para, ele estava parado e ai deliguei alimentação da placa ele voltou a funciona e gelou bem. ,e voltou a para de funcionar oque pode ser. me ajudem. por favor.

  44. Olá!
    Tenho um Split de 9.000 da Samsung e sempre funcionou perfeitamente.
    Após, comprei mais dois aparelhos também de 9.000 BTUs da mesma marca, porém, inverter. Ocorre que estou bastante insatisfeito com os inverters, tendo em vista fazerem muito barulho, uma trepidação (zunido) vinda do condensadora (motor externo). A assistência técnica veio em casa e sem sequer medir a pressão com o aparelho disse que estava com pouca carga de gás. Chamei o técnico que instalou e ele fez a medição. Deu 120 libras. Liguei para a assistência e disseram que na verdade estava alta demais. Disseram para baixar para 90. O técnico o fez, porém não resolveu o barulho. Esse aparelho inverter da Samsung tem dado tal problema?
    Grato! Abraço!

  45. Olá! Gostaria de saber o seguinte, o ar condicionado split Inverter Consul já vem com o gás R410A?. A temperatura de 18graus é mais fria e 22 em diante é menos fria ou não?

  46. Qual a pressão ideal do gás R410A para o aparelho inverter de 9.000 BTUs da Samsung?

      • Não, meu caro. Como disse acima, comprei dois inverters que vieram com pressão de 120 libras. O técnico da samsung disse ao meu técnico particular que deveria deixar com 90 libras. Gostaria apenas de tirar essa dúvida!

          • No caso, dependeria da distância entre a parte interna e externa? Um aparelho fica uns 3 metro distante. O outro fica a um metro. Desde já,muito grato!

  47. Tenho um LG inverter libero E 12000 e na primeira noite ele gelou beleza mas na madrugada desligou o compressor… ficou só ventilando.

    Dúvida:Não era pra o compressor ficar SEMPRE ligado?? A tecnologia inverter nao é isso??

    Depois de uma hora ele ligou novamente… será que quando a temperatura cai muito mesmmo o inverter desliga?? por favor foi minha primeira noite e fiquei descepcionado.

    Obrigado.

    diegovictor69@gmail.com

    • Se você mora no Rio prepare-se para ter muitas decepções com o inverter, isso é só o começo ah ah ah ah ah….A primeira noite agente nunca esquece…

  48. Bom dia. Willians.
    Sua resposta acima para o diego me deixou aflita, tinha um consul de parede 7.500 q gelava bem, troquei pelo inverter Carrier 9000 quente e frio menos de 1 mes. Coloco no 21Cº,ele demora para gelar como o meu de janela 7.500, ele vibra muito algumas vezes. hoje depois de 8hs ligado, quando fui aumentar a temperatura ele fez maio vibração.

    1-Pq as barras de indicação de temperatura alcançada nunca diminui com temperatura abaixo de 22Cº mesmo nos dias q resfriou muito.

    2- Demora muito pra gelar. O de 7.500 gelava bem rapido.

    3-A carrier vibra mais q as outras condensadora de outras marcas.

    4-As vezes na mudança de temperatura vribra muito.

    desde ja agradeço.

    • Luciana, esse inverter, como o próprio mome já diz, veio para inverter satisfação em insatisfação dos cariocas especialmente, não importa a marca no RIO não funciona, gasta mais energia que o split comum e por isso é mais barulhento também. Sinto muito, é sempre bom pesquisar antes de comprar.

  49. Olá! Gostaria de saber o seguinte, liguei o ar condicionado split Inverter Consul 9000 BTUs as 22:00 e ele desligou as 3:00 da manhã, sem estar programado. Porque desligou se ele nunca desliga.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*