Inverter, um inversor de frequência no ar condicionado

Mais e mais pessoas estão procurando comprar ar condicionado split com inverter pois isso representa uma economia de 30 a 40% no consumo de energia.

O interessante é que o inverter do ar condicionado na da mais é do que um inversor de frequência que controla a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de retirar mais ou menos calor do ambiente.

O inversor de frequência não é uma tecnologia nova mas o seu uso em ar condicionado sim.

Cada vez mais o ar condicionado e a refrigeração como um todo irão incorporar conhecimento e tecnologia de comandos elétricos, eletrônica, CLP, etc em seu funcionamento. Um técnico não pode pensar em parar de estudar nunca pois rapidamente se verá fora do mercado de trabalho.

 

O funcionamento de um inversor de frequência

Para você, que não conhece o funcionamento de um inversor de frequência e o funcionamento do inverter em ar condicionados do tipo split, colocamos o vídeo abaixo para você ter uma ideia e ver o que é possível se fazer com um inversor de frequência na refrigeração.

 

O inverter nada mais é do que um inversos de frequência controlando a rotação do compressor do ar condicionado split

 

E se você ja está começando a sentir a necessidade de reciclar seus conhecimentos, que tal começar nos Cursos Gratuitos do Portal da Refrigeração e Ar Condicionado ?

48 thoughts on “Inverter, um inversor de frequência no ar condicionado

  1. Pergunto se é possível converter um SPLIT comun em um split inverter?

    • Julio,

      possível é mas é uma conversão que vai custar uma pequena fortuna. Além do inversor propriamente dito, você precisará de sensor(es) para medir a temperatura e controlar a velocidade do compressor. Além disso são necessários cálculos para a velocidade do compressor ficar dentro de limites o que provavelmente precisará ser feito por um engenheiro. É o tipo de conversão que pode acabar custando o preço de um split novo. Apenas pelo custo não aconselho a tentativa de conversão.

    • sim pode mas como foi dito anteriormente vc gastara com reguladores de velocidade e vc nao tera uma velocidade reta sera ocilante pois precisara de aparelhos p fixar as velocidades do compressor

  2. Estou precisando comprar 14 aparelhos split para instalação em uma escola. Por serem mais econômicos, estou pensando em comprar aparelhos Inverter, porém um técnico me disse que estão tendo dificuldades em encontrar peças de reposição em caso de defeito, por isso ele não me recomendou o inverter. Isso procede?

    • Leandro,

      dificuldade para encontrar peças é comum para todos os tipos de split, independentes de serem inverter ou não. Quanto mais novo o modelo, mais difícil é encontrar peças na rede autorizada até porque elas não sabem direito o que dá defeito e por isso devem manter em estoque. Na grande maioria das vezes para comprar peças é necessário encomendar antes. Isso não seria um motivo para deixar de comprar o split inverter.

      Por outro lado, como você menciona que esses aparelho serão utilizados em uma escola, aconselho que você faça uma consulta a alguma empresa de locação de aparelhos (me lembro de Colortel e Rentv mas outras existem…) para ver se não vale a pena alugar tais splits. A manutenção é por conta deles, que por contrato tem de consertar o aparelho ou trocá-lo em 24 horas. E pelo tipo de uso do aparelho com certeza eles vão precisar de manutenção com alguma frequência.

  3. Muito obrigado pela opinião e ajuda.
    Vou fazer uma cotação de locação.

  4. O compressor do inverter de 9.000BTU é de corrente contínua ou alternada?
    Se alternada, ele é trifásico.

    No aguardo de uma resposta.

    Atenciosamente,

    Vagner

    • Indubitavélmente qualquer compressor inverter é accionado a corrente alterna, e pode ser trifásico como monofasico

  5. estive vendo os seus artigos relacionados com o uso de inverters em splits , etc. Eu vivo no USA a 30 anos, e estou pensando em voltar ao Brasil em dois anos. A area de VFD (inversor de frequencia)e a minha especialidade. Sou engenheiro formado aqui, e sou representante de servico para a Danfoss, ABB, Yaskawa e Baldor.Participo em projetos de HVAC para grandes instalacoes, reparos e retrofits em bombas de agua e glycol, com automacao da Johnson,Honeywell, Siemens e com o uso de VFDs. Procuro ter uma ocupacao quando voltar aposentado ao Brasil, qual seria na sua opiniao a area onde eu poderia atuar , como consultant, on sales engineer talves? Obrigado

    • Prezado Tony,
      Sds.;
      Aqui no Espírito Santo existe carência de profissionais nessa área, quando chegar nos contate,027 9961 5224.

      Tens algum curso concluída da Ashrae?

  6. Tenho um split da marca TCL,12.000 btus com controle remeto.Este está apresentando um defeito, que quando ligo ele indica (E6),acredito eu que seja (erro6)e logo em seguida ele se desliga sozinho e não funciona.Como solucionar o problema?O que fazer?
    Desde já agradeço.

  7. É necessário fazer a isolação dos tubos do split separadamente,quero dizer isolar cada um em um tubo esponjoso ou posso colocar os dois juntos em um tubo mais grosso e fazer o isolamento com pvc normalmente,isolando juntos pode prejudicar o funcionamento ou o rendimento?

  8. A tubulação instalada é de 3/8″ (gás) e 5/8″ (líquido). O equipamento comprado possui entrada de gás de 3/8″ e saída de líquido de 1/4″. Há algum problema? Devo trocar a tubulação ou fazer uma adaptação para a tubulação de saída do líquido?

  9. Boa noite.
    Preciso instalar alguns aparelhos inverter, porém fui informado que o custo de instação será maior pois é necessário usar mais cano no circuito de refrigeração para melhor funcionamento do aparelho (fazer em forma de circulo e deixar atrás da condensadora).
    Obs. a distância entre a parte interna e externa são de 0,5 mt, isso procede?
    Obrigado

  10. é possivel usar um compressor inverter, como um compressor comum?, pois um cliente da empresa onde trabalho aqui em Bauru comprou 2 maquinas inverter no paraguai mas as evaporadoras nao sao inverter sao apenas q/f, e a condensadora é inverter q/f com uma placa enorme, a gente ate isolou a placa e tentamos ligar direto mas quando o compressor liga apos alguns segundos a frequencia aumenta e ele desarma, como solucionar esse problema?
    Att.

  11. BOA TARDE

    MORO EM PORTO ALEGRE AQUI O PESSOAL DE AUTORIZADA
    ESTÃO TOMANDO LAÇO DO INVERTER GOSTARIA DE SABER
    SE TEM UM CURSO MAIS RELACIONADO A PLACA DE INVERTER ONDE APRESENTA MAIS PROBLEMAS NOS APARELHOS OU SEJA QUERO ALGUMA CURSO DE INVERTER
    MANUTENÇÃO POIS NA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PARELHO CONVENCIONAL JA SEI. GRATO

  12. desejo saber se o aquecimento do inverter é mais econômico do que os convencionais com resitências?

  13. Ola sou de Porto Velho, Rondonia e tambem gostaria de saber se existe a possibilidade de curso sobre essa nova tecnologia inverter?

  14. Onde é possível adquirir placa de comando do Split Fujitsu Inerter de 12000 BTU?

  15. tenho um split 12000 btus – marca trivolt
    ao ligar ele apresenta o erro E6, o que faço para consertar este erro ?

  16. Olá, estou procurando um ar condicionado, split, piso-teto, 54.000BTUh, inverter e trifásico, não estou encontrando trifásico 220V, poderia me informar um fabricante ou fornecedor. Obrigado.

  17. Olá, estou com duvidas como testar o sinal no borne de um esplinter inverter. atualmente eles estão na borneira,com as seguintes nomeclatura.
    L,N e S onde L,N seria alimentação 220v e S sinal de controle. que tipo de sinal e como testalo? obrigado no aguardo.

  18. Olha o condicionador “inverter” é ótimo quando novo…mas as peças como foi dito acima são raras, e nem os fabricantes a possuem…e prestam uma péssima assistência! Portanto vocês podem economizar em energia elétrica, mas com certeza vão se estressar muito com a manutenção e assistência técnica! O Brasil não tem técnicos capacitados nesta área de refrigeração. Inverter no meu ponto de vista é a junção entre refrigeração e eletrônica.

  19. O sistema “inverter” possuem placas eletrônicas complexas e sensíveis, precisa de instalação correta e com tomada e disjuntor, caso contrário queima tudo! Pois nossa energia elétrica oscila muito, e as placas não resistem nada e queimam; Assistência morre de medo pois não foram habilitados pelos fabricantes a prestarem suporte adequado.

  20. boa noite:sou aqui do nordeste mas precisamente da paraiba colegas de profissao
    estou precisando de vossas ajuda se possivel, começado a fala sobre o poblema presto serviço a uma rede de hoteis e foram instalados arcondicionados inverters por uma equipe nao autorizada na epoca nao prestava serviço a empresa citada estou com alguns ar dando o mesmo poblema ,o poblemas saos estes o ar com a carga de operaçao ok mas a aperagem do compressor pela metade e nao climatiza o ambiente ;ja usei de varias formas para reventer o poblema ja retirei o fluido refrigerante do sistema ;fiz o vacuo segundo especificaçoes tecnicas,adcionado fluido de forma liquida com balança de precisao e nada
    sera que e o inversor de frequencia do equipamento ou compresso do mesmo,como testa
    preciso de ajuda colegas aguado resposta!!!

  21. Estou com uma maquina que esta funcionando so a evaporadora . Mais a condensadoa nao esta ligando .eu acho que o rapaz que estalo enverteu os fios. A maquina funciino mais ou meus umas 4 horas depois parou agora so ventila. Agurm sabe se e defeito de placa e qual e a pessa que eu tenho que trocar

  22. boa tarde .estou com um problema num split troquei o sensor mais continua com o mesmo problema liga funciona bem gela depois para e nao liga mais fica com a luz verde piscando sera placa ou taime

  23. Verifiquem os códigos de endereçamento das máquinas ou manual das especificações de possíveis alarmes e problemas. Este é um bom começo de resolver alguns defeitos dos equipamentos.

  24. COMPREI CINCO AR SPLIT INVERTE DA MARCA MIDEA, COM QUATRO MESES DE USO NÃO ELES FUNCIONAM MAIS E AGORA ESTOU COM ESSES MICOS EM CASA. É POSSÍVEL CONVERTER UM SPLIT INVERTER EM UM SPLIT COMUM?

    • sim, trocando placa e compressor, sai quase o preco de um novo convencional

  25. Olá amigos, estou montando uma giga de testes portátil simulando o funcionamento de um ar inverter com gerenciamento via PC e com dispositivo gravador de Eprom, é muito legal, mas esbarro num problema. Preciso simular a carga do compressor e a minha pergunta é:

    Consigo colocar um motor pequeno para simular a carga e enganar a saída do inversor por alguns minutos? Pensei em ligar diretamente mas estou com receio de estragar a saída do inversor. Já fizeram algo semelhante?

  26. olá pessoal, nao recomendo o ar inverter, pois ele traz componentes muito caro, ao passo que: oque ele te dá no inicio ele toma tudo e mais um pouco depois.
    estou dizendo isto porque perdi um inverter com um ano e meio de uso pois queimou a placa do condensador e custa em torno de 700 aí vem mão de obra, ficou inviável.
    moral da história decidi não concerta-lo.

    • Olá, se precisar de conserto de placas, do inverter, entra em contato conosco, somos especializados. Abraço.

      • ola, sou de sao paulo capital, tenho um ar condicionado de 12000 inverter midea livea e a placa da condensadora pifou, gostaria de saber se consertam ? o modelo da placa é 38vfqa12m5

  27. bom dia, no caso do compressor do inverter queimar eu posso
    colocar um compressor de split comum? ou ele tem diferença?
    qual seria a diferença?

    • Não, compressor inverter é rotativo, com características próprias para trabalhar com variação de frequência. 13 34661108.

  28. bom dia amigos, sou de recife pe, e estou a procura de me especializar em aparelhos com tecnologia inverter, onde posso encontrar esse curso?????

  29. ola, sou de sao paulo capital, tenho um ar condicionado de 12000 inverter midea livea e a placa da condensadora pifou, gostaria de saber se consertam ? o modelo da placa é 38vfqa12m5

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*