Limpeza de ar condicionado pode passar a ser obrigatória

Embora grande parte das pessoas e estabelecimentos já realize a limpeza do ar condicionado com alguma periodicidade, até porque ele começa a consumir mais energia se estiver sujo, projeto apresentando pelo Deputado Federal pretende tornar obrigatória a limpeza anual nos ar condicionados e nos dutos de sistemas de ar condicionado central em todos os prédios públicos e comerciais.

Pelo projeto do Deputado, o orgão responsável pela fiscalização da limpeza anual do ar condicionado será a Anvisa.

O projeto que torna obrigatória a limpeza anual do ar condicionado está sujeito à apreciação conclusiva, com boas chances de ser aprovado sem precisar ir a Plenário

O que muda se for aprovada a obrigatoriedade anual da limpeza do ar condicionado

Nos últimos anos o setor de refrigeração e ar condicionado vem vendo surgir uma crescente legislação a respeito: PMOC, recolhimento de gases, etc

Toda essa legislação é boa para o cidadão e para o meio-ambiente mas, inegavelmente, em setores regulados o custo aumenta. Gradativamente quem mantém um ar condicionado em ambiente frequentados pelo público vem vendo os custo de manutenção subindo. E essa manutenção é cada vez mais fiscalizada, obrigando a profissionalização.

Tudo isso representa uma oportunidade para quem já presta serviços profissionais de manutenção e instalação de ar condicionado. Os “mechânicos” de refrigeração tenderão a sumir do mercado com o passar do ano.

Por outro lado para quem mantém mantém ambientes públicos com ar condicionados, com o custo de manutenção (na verdade o melhor a dizer seria o custo de propriedade…) subindo, o aluguel de ar condicionado vai se tornar uma opção cada vez mais interessante.

Entretanto, a decisão de comprar o ar condicionado e arcar com a própria manutenção ou alugar já com a manutenção incluída requer que sejam feitas contas mostrando qual a melhor taxa de retorno. E não se deve esquecer, que caso alugar ar condicionado seja a melhor opção, de exigir que a empresa que aluga seja a responsável pelo PMOC.

A crescente legislação no setor de ar condicionado e refrigeração vem aumentando o custo de ser proprietário de um sistema de ar condicionado

One thought on “Limpeza de ar condicionado pode passar a ser obrigatória

  1. COM CERTEZA UMA LEI QUE JA SABEMOS. SE FOR APROVADA! NIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGUUUUUUUUUUEMMMMMMMMMMM CUMPRE… POIS ESSE É O RUMO DESSE PAÍS DE GENTE BRUTA SEM COSTUMES, NEM EDUCAÇÃO… O QUE, EDUCAÇÃO? COMO SE FALA EM EDUCAÇÃO SE OS COLÉGIOS QUE O GOVERNO ADMINITRA, ATÉ AS UNIVERSIDADES PASSAM 50% DO TEMPO EM GREVE…KKKKKRSSSSSSSRSSSSSS. PALHAÇOS PINTEM A CARA DE NOVO…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*