Peças para ar condicionado – entenda o mercado

Você comprou um ar condicionado muitos anos atrás, ele funcionou até recentemente e parou. Chamou o técnico e ele disse que é necessário trocar uma peça. Aí você vai se deparar com o mercado de peças para ar condicionado que tem lá suas particularidades.

Vamos tentar mostrar como ele funciona para que você, caso precise comprar peças, encontre as opções mais baratas.


Peças originais – vendidas apenas aos serviços autorizados

Com exceção da Springer e da York, que mantém rede de lojas (Totaline e Source One) e vendem peças diretamente ao consumidor final, todos os outros fabricantes de ar condicionado apenas vendem peças aos serviços autorizados.

Totaline, a rede própria da Springer que vende peças de ar condicionado diretamente ao consumidor finalUma loja de refrigeração que não seja um serviço autorizado pode até ter uma peça original (e costumam ter) mas elas com certeza compraram antes de um serviço autorizado e colocaram a margem delas em cima. Ou seja você vai quase com certeza pagar mais caro do que se procurar diretamente em um um serviço autorizado.

Quanto a Springer e a York, que mantém redes de lojas próprias, elas vendem diretamente ao consumidor e aos serviços autorizados. A diferença é que o autorizado tem descontos sobre os preços enquanto o consumidor final não terá.

Peças para condicionado e refrigeração genéricas – procure os grande atacadistas

A maior parte das lojas de refrigeração não tem condição de comprar em grande quantidade, seja por não ter espaço físico e o mais comum, não ter capital suficiente para isso.

O que elas fazem é comprar de grande atacadistas de refrigeração e ar condicionado que também vendem diretamente ao consumidor final.

Se você precisar de algum dos itens abaixo, convém procurar diretamente em um grande atacadista pois ele provavelmente terá preços mais em conta:

Existem vários grandes atacadistas de peças de ar condicionado e refrigeração no Brasil. Indico 3 que pela minha experiência costumam ter preços em conta além de filiais em várias cidades brasileiras:

Peças para condicionado “paralelas – originais”

A maior parte dos fabricantes de aparelhos de ar condicionado terceiriza a produção das peças sendo responsáveis apenas pela montagem final do aparelho.

Era comum, principalmente com as peças da Brastemp e Consul, que  os fabricantes delas vendessem diretamente aos lojistas e serviços autorizados a preços mais baratos que a própria fábrica cobraria deles. Isso acontecia muito com peças de máquina de lavar e um pouco menos com as de ar condicionado e geladeiras.

A Whirlpool (a proprietária das marcas Brastemp e Consul) assinou contratos de exclusividade de vendas com grande parte dos fabricantes para que eles não mais vendessem diretamente aos lojistas. Já não é tão fácil encontrar essas peças “paralelas” que na verdade são originais mais elas ainda existem no comércio.

Um alerta: cuidado ao deixar o técnico comprar peças para ar condicionado

Quando o ar condicionado dá problemas a grande maioria das pessoas quer que ele volte a funcionar o mais rápido possível e de preferência sem gastar muito. E também poucas são as que tem tempo de procurar uma peça apontada pelo técnico como necessária a ser trocada.

A combinação dos fatores acima pode acabar custando muito mais caro ao consumidor, principalmente se a peça que precisar ser trocada tiver um grande valor, como é o caso de compressores.

Para economizar, ao invés de chamar um técnico, o cliente costuma chamar um mecânico (e na grande maioria dos casos é um “mechânico, como o porteiro, por exemplo). Supondo que até ele consiga identificar corretamente a peça com defeito, se for o caso de um compressor, dificilmente ele terá dinheiro para comprá-lo antes de receber o pagamento do cliente. Aí irá recorrer a uma loja conhecida que deixa pegar as peças fiado e pagar depois de receber o dinheiro do conserto.

Em troca dessa facilidade, tais lojas costumam cobrar muito mais caro pelas peças. Você pode acabar pagando mais de R$ 400,00 em um compressor de ar condicionado de 7.000 BTUS quando poderia comprá-lo por cerca de R$ 250,00 e parcelado.

Em peças de maior valor, como compressores e motores, convém sempre pegar a especificação dela com o “técnico” e fazer uma rápida cotação nos grandes atacadistas. Você pode fazer uma grande economia ao comprar peças para ar condicionado dessa maneira