Peças para ar condicionado – entenda o mercado

Você comprou um ar condicionado muitos anos atrás, ele funcionou até recentemente e parou. Chamou o técnico e ele disse que é necessário trocar uma peça. Aí você vai se deparar com o mercado de peças para ar condicionado que tem lá suas particularidades.

Vamos tentar mostrar como ele funciona para que você, caso precise comprar peças, encontre as opções mais baratas.


Peças originais – vendidas apenas aos serviços autorizados

Com exceção da Springer e da York, que mantém rede de lojas (Totaline e Source One) e vendem peças diretamente ao consumidor final, todos os outros fabricantes de ar condicionado apenas vendem peças aos serviços autorizados.

Totaline, a rede própria da Springer que vende peças de ar condicionado diretamente ao consumidor finalUma loja de refrigeração que não seja um serviço autorizado pode até ter uma peça original (e costumam ter) mas elas com certeza compraram antes de um serviço autorizado e colocaram a margem delas em cima. Ou seja você vai quase com certeza pagar mais caro do que se procurar diretamente em um um serviço autorizado.

Quanto a Springer e a York, que mantém redes de lojas próprias, elas vendem diretamente ao consumidor e aos serviços autorizados. A diferença é que o autorizado tem descontos sobre os preços enquanto o consumidor final não terá.

Peças para condicionado e refrigeração genéricas – procure os grande atacadistas

A maior parte das lojas de refrigeração não tem condição de comprar em grande quantidade, seja por não ter espaço físico e o mais comum, não ter capital suficiente para isso.

O que elas fazem é comprar de grande atacadistas de refrigeração e ar condicionado que também vendem diretamente ao consumidor final.

Se você precisar de algum dos itens abaixo, convém procurar diretamente em um grande atacadista pois ele provavelmente terá preços mais em conta:

Existem vários grandes atacadistas de peças de ar condicionado e refrigeração no Brasil. Indico 3 que pela minha experiência costumam ter preços em conta além de filiais em várias cidades brasileiras:

Peças para condicionado “paralelas – originais”

A maior parte dos fabricantes de aparelhos de ar condicionado terceiriza a produção das peças sendo responsáveis apenas pela montagem final do aparelho.

Era comum, principalmente com as peças da Brastemp e Consul, que  os fabricantes delas vendessem diretamente aos lojistas e serviços autorizados a preços mais baratos que a própria fábrica cobraria deles. Isso acontecia muito com peças de máquina de lavar e um pouco menos com as de ar condicionado e geladeiras.

A Whirlpool (a proprietária das marcas Brastemp e Consul) assinou contratos de exclusividade de vendas com grande parte dos fabricantes para que eles não mais vendessem diretamente aos lojistas. Já não é tão fácil encontrar essas peças “paralelas” que na verdade são originais mais elas ainda existem no comércio.

Um alerta: cuidado ao deixar o técnico comprar peças para ar condicionado

Quando o ar condicionado dá problemas a grande maioria das pessoas quer que ele volte a funcionar o mais rápido possível e de preferência sem gastar muito. E também poucas são as que tem tempo de procurar uma peça apontada pelo técnico como necessária a ser trocada.

A combinação dos fatores acima pode acabar custando muito mais caro ao consumidor, principalmente se a peça que precisar ser trocada tiver um grande valor, como é o caso de compressores.

Para economizar, ao invés de chamar um técnico, o cliente costuma chamar um mecânico (e na grande maioria dos casos é um “mechânico, como o porteiro, por exemplo). Supondo que até ele consiga identificar corretamente a peça com defeito, se for o caso de um compressor, dificilmente ele terá dinheiro para comprá-lo antes de receber o pagamento do cliente. Aí irá recorrer a uma loja conhecida que deixa pegar as peças fiado e pagar depois de receber o dinheiro do conserto.

Em troca dessa facilidade, tais lojas costumam cobrar muito mais caro pelas peças. Você pode acabar pagando mais de R$ 400,00 em um compressor de ar condicionado de 7.000 BTUS quando poderia comprá-lo por cerca de R$ 250,00 e parcelado.

Em peças de maior valor, como compressores e motores, convém sempre pegar a especificação dela com o “técnico” e fazer uma rápida cotação nos grandes atacadistas. Você pode fazer uma grande economia ao comprar peças para ar condicionado dessa maneira

29 thoughts on “Peças para ar condicionado – entenda o mercado

  1. preciso comprar um controle para ar comdicionado HITACHI de meu escritorio. a peça que queimou é da ABACO referencia SRE06B-C4. ouvi dizer qye existe uma peça mais simples, que nao da tanto defeito no displey como esse.
    voce podem me dizer onde posso encontrar essa peça?
    grato
    SAVIL

  2. Transformador da placa do Evaporador de 24.000 btus. Samsung Inverter
    Boa noite,

    Gostaria de receber indicações de lojas especializadas em fornecer transformadores que ficam na placa do evaporador de 24.000 btus inverter quente/frio Samsung,tais informações:

    Modelo do Evaporador: AQV24PSDTNXAZ (AQV24P)

    Série do Evaporador: 2114618586

    Modelo do Transformador: DB27/00017A
    XJ1105J

  3. olá pessoal, alguem sabe qual é a parametrização da placa PCBB de ajuste dos compressores do chiller hitachi modelo RCUWZ2B220/380/60/R-22. nã consigo esta informação aqui em são luis – ma.
    fico grato

  4. Para quem procura o termostato automático Climachip Tm3 (com timer), usado nas agências bancárias, comunico que ele agora pode ser comprado diretamente na fábrica, sem intermediários.
    climachip@yahoo.com.br (11)4106-5469

  5. GOSTARIA SABER SE VOCÊS TEM E QUAL E O VALOR E O FRETE PARA SANTOS CEP 11045-002 TURBINA AR CONDICIONADO SAMSUNG 24 MIL BTUS MODELO AS24UBTNXAZ OU DB9832276D

    GRATO

  6. bom dia. tenho um ar condicionado fujitsu 24000 btus. o técnico afirmou que o compressor queimou e que não se trata de defeito da peça, portanto ele não me dará garantia, apesar de o aparelho ser novo. gostaria de saber se realmente ele está certo e onde eu poderia achar.

  7. onde posso encontrar a frente ou só a alheta do aparelho de ar consul air master 10.000 código CCF10AFANA – CÓDIGO C8132989

  8. ESTOU COM A TUBULAÇÃO DA CONDENSADORA ENTUPIDA, QUAL O GÁS PARA FAZER UMA LIMPEZA?

  9. quero montar uma pequena loja de materiais para ar condicionado, necessito de um consultor de quais materiais comprar e onde comprar

  10. ATENÇÃO CUIDADO!!!!!
    NÃO COMPREM APARELHOS DE AR CONDICIONADO FUJITSU DE EMPRESAS NÃO AUTORIZADAS E NEM DEIXEM EMPRESAS NÃO CREDENCIADAS FAZEREM A INSTALAÇÃO POIS ESTÃO SUJEITOS A PERDER A GARANTIA, MESMO EM PRODUTOS NOVOS.
    COMPREI MEUS APARELHOS FUJITSU DA EMPRESA FAC COMERCIO DE ELETRO ELETRONICOS LTDA QUE USA A EMPRESA RENOVOAR PARA FAZER A INSTALAÇÃO E NUNCA FUNCIONOU. LIGUEI PARA A FUJITSU E ELES ME DISSERAM QUE PERDI A GARANTIA AO TER COMPRADO DE EMPRESA NÃO AUTORIZADA E FEITO A INSTALAÇÃO COM EMPRESA NÃO CREDENCIADA.

    • Temos toda a linha de refrigeração, exceto gases e cobre . Somos fornecedores da Totaline, Dufrio, Refrigeração Marechal, Refrigeração Cacique, Disparcon, etc…
      No que precisar , estou à disposição.

  11. Estou procurando a placa principal do ar condicionado Consul 12.000 BTU frio unidade evaporadora MOD: CBV12ABBNA.Onde posso encontrar?
    Grato!

  12. Olá.
    Tenho um ar-condicionado da marca Matrix de 9000 BTU, e acontece que a placa electrotécnica que se encontra dentro do Split julgo ser este o nome?na parte interior da casa deixou de funcionar, ou seja funciona mas se liga e desliga sozinho, e tenho de o ter desligado no disjuntor, como tal gostaria de saber se alguém me pode ajudar para saber onde comprar esta placa, é tudo e desde já muito obrigado a todos.

  13. quero montar uma pequena loja de materiais para ar condicionado, necessito de um consultor de quais materiais comprar e de fornecedores !!!!!!!!

  14. Quero montar uma loja de revenda de aparelhos de ar condicionado, onde compro os aparelhos,direto dos fabricantes ou de atacadistas. sou da cidade de araçatuba-sp

  15. somos instaladores de ar condicionado,split ,self,chiller,vrf,e estamos montando loja para revenda de peças,ferramentas e produtos para refrigeração e ar condicionado,para isso precisamos contactar fornecedores gostaria de saber como conseguir estes itens

  16. Preciso comprar uma placa p meu fujitsu inverter
    Aqui no Rj. Onde encontro?

  17. Procuro a Placa de Controle do Split Springer 42MCA012515LS 220v.

    Alguma dica onde encontro?

  18. Tenho uma loja de refrigeração no Estado do Amapá, temos dificuldade em encontrar peças de reposição.Tenho interesse em comprar peças meus fornecedores FRIGELAR E DUFRIO, nem sem sempre tem as peças. Pergunta se vc não tem outros fornecedores?
    Fico agradecido se vc colaborar!!!

    ATT,
    MARCO ABREU

  19. Bom dia como dito em muitos comentários acima faço parte de um dos grandes varejista do brasil a DUFRIO.
    Trabalhamos com as marca LG,MIDEA,DAIKIN,SPRINGUER,HITACHI,PEÇAS ORIGINAIS E PARALELAS CONSUL E ELECTROLUX.
    Orçamento diferenciados de ar condicionado com visita técnica.
    Precisando estou disponível no contato.
    igor.silva@dufrio.com.br

  20. Bom dia!

    Somos uma loja especializada em eletrônica de refrigeração, estamos estabelecidos na cidade de São Gonçalo RJ.
    Trabalhamos com venda e conserto de placas eletrônicas e acessórios de split – Self – Chiller – Portátil e outros, temos uma grande variedade de peças de todas as marcas! Enviamos pra todo o brasil, temos mais de 10 Anos de experiência no ramo de reparo de defeitos eletrônicos em split e ar condicionado, atendemos em todo o estado do rio de janeiro*
    Antes de trocar placas ou componentes do seu aparelho entre em contato com o nosso técnico 21-7821-2746 ( Mauricio ) Porque nem sempre o defeito é a placa!
    Faremos o possível para não deixar seu ar parado por falta de peças.
    Visite nossa loja na web : JMELETROAR.COM.BR Ou mande um email : jmeletronica.2103@gmail.com

    Abraço a todos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*