Torres de resfriamento para ar condicionado: a água do esgoto pode substituí-las ?

A cada dia que passa encontramos inovações no campo do resfriamento para ar condicionados. Tais soluções ou dizem ser ecológicas ou que economizam água é energia, um dos grandes problemas das atuais torres de resfriamento. Fora a necessidade de se analisar periodicamente á água das torres.

Na prática tais soluções usam água já existente de algum lugar ou processo para fazer a refrigeração do sistema de ar condicionado.

Em alguns casos, a água vem da própria natureza, como é o caso do novo data center do Google localizado em Hamina, Finlandia: ele usa a água do mar (bastante fria, afinal trata-se da Finlândia…) para resfriar os servidores. Uma solução bastante prática !

Mas nem todas as instalações tem a sorte de contar com uma fonte de água adequada para usar para resfriar o sistema de ar condicionado. O que fazer nesses casos?

Novo data center do Google onde a água do mar faz o papel que cabia as torres de resfriamento..

Usando a água do esgoto no resfriamento do ar condicionado

Uma opção é contar com a água existente em alguns processo. Por exemplo, água do sistema de esgoto e sanitário….

É exatamente isso que a empresa alemã Huber propõe: colocar trocador(es) de calor auto-limpante na rede de esgoto pública para resfriar o sistema de ar condicionado. Por mais “inusitada” que seja a solução, é uma ideia a se considerar… Segundo a empresa, além da evidente economia de água, esses trocadores permitem uma economia de até 40% de energia.

“É um sistema bastante indicado para edifícios comerciais, hotéis e shoppings, que usam o ar condicionado permanentemente”, afirmou em entrevista ao iG Marco Aurélio Silva, diretor da Huber do Brasil, que acrescentou que a devolução à rede do esgoto acontece normalmente(numa etapa anterior à troca de calor), apenas com um aumento de temperatura do esgoto.”

Sistema da Huber para usar a água da rede de esgosto para resfriar o sistema de ar condicionado

Ainda segundo a empresa, existem cinco prédios na Alemanha que já utilizam esse sistema e ela pretende trazê-lo para o Brasil.

E você o que acha do futuro da torres de resfriamento ? Deixe seu comentário !