Tubos de alumínio estão substituindo os de cobre na refrigeração

Como já vimos, a instalação de um ar condicionado split pode, em alguns casos, custar mais do que o próprio aparelho. E isso não acontece apenas com os splits – vários outros equipamentos de refrigeração também podem ter custos elevados de instalação.

Tais custos levaram muitas empresas a procurar soluções para reduzi-los. Uma dessas soluções, que cada vez ganha mais espaço na instalação de ar condicionados splits, é a substituição dos tubos de cobre por outros, feitos de alumínio.

Por o alumínio ser um mineral muito mais abundante na crosta terrestre do que o cobre e bem mais leve (aproximadamente 30% do peso cobre), é natural que seu preço seja bem menor.

A vantagem, em termos de custo, é clara: enquanto um rolo de tubo de cobre flexível de ¼  custa em torno de R$ 64,14, o rolo de tubo de alumínio, com a mesma bitola sai a R$ 23,11 – uma economia de aproximadamente 64% em tubulação ao se usar o alumínio ao invés do cobre.

O tubo de alumínio pode ser usado perfeitamente no lugar do de cobre mas requer alguns cuidados no manuseio, que veremos abaixo.

Tubo de alumínio

O tubo de alumínio vem substituindo o cobre na refrigeração

Cuidado ao trabalhar com tubos de alumínio

Limpeza das ferramentas de tubulação

A poeira residual do cobre presente nas ferramentas pode causar furos ao penetrar na tubulação de alumínio. Por isso o instalador deve limpar cuidadosamente as ferramentas de tubulação (flangeador, curvador, cortador de tubos, etc..) de modo a deixá-las sem poeira de cobre. Pode-se fazer essa limpeza com palhas de aço e detergentes comuns.

Idealmente o instalador deveria ter um conjunto de ferramentas de tubulação para cobre e outro para o alumínio. No entanto, isso requer investimento, que muitas vezes grande parte dos instaladores não tem condição de fazer. Limpando bem as ferramentas ele conseguirá utilizá-las tanto em tubos de cobre quanto de alumínio, sem causar furos nesses últimos.

Contato entre o alumínio e o latão de conexões

Na região de contato entre o alumínio e as conexões de latão (porcas, emendas, niple, etc..) em presença do ar atmosférico pode ocorrer o fenômeno chamado corrosão galvânica. A solução é evitar o contato do alumínio com o latão e o ar através de fita PVC, tinta, etc.

A corrosão galvânica só ocorre na presença do ar atmosférico. Por isso apenas na parte em que exista presença de ar deve-se evitar o contato direto do alumínio e do latão. Dessa forma, não há motivo para se preocupar com a possibilidade de corrosão galvânica no interior da conexão. Já a parte mais externa, essa sim deve ser isolada – veja a figura abaixo.

É necessário isolar o alumínio do latão em presença do ar atmosférico para evitar a corrosão galvânica

Fabricantes de tubo de alumínio para uso na refrigeração

Dentre os principais fabricantes de tubos de alumínio para uso na refrigeração podemos citar a Hydro e a Belmetal.

13 thoughts on “Tubos de alumínio estão substituindo os de cobre na refrigeração

  1. Os problenas na utilização dos tubos de aluminio não se limita a corrosão galvânica, tem de se observar a pressão que o gases refrigerates atigem que pode chegar a 250 psi em especial o R-410A.

  2. tubulação de alumínio são ótimas para instalação, principalmente se for o caso de equipamentos de no até 12btu’s podem ser usada tranquilamente em um gás como o R-22 vira uma comparação quase perfeita, em custos seu, de seu cliente e um bom rendimento.
    O importante é executar o serviço com os procedimentos devidos e total respeito ao cliente.

  3. -olá gostaria de saber se posso usar o tubo de alumínio para passagem do gás:natural e o GLP.ambos para uso residencial,nas instalações de fogões e aparelhos a gás.onde o usual na maioria das vezes e o ferro galvanizado e o tubo de cobre.
    pode a ver corrosão do alumínio em contato com estes gases.agradeço a resposta.qual o tipo de solda uso para o alumínio.pois para o cobre so conheço o uso do maçarico,pasta e solda de estanho ou fosco per….aguardo resposta.

  4. Excelente matéria. Se precisarem de maiores detalhes para discussões futuras, estou a disposição.
    Sapa = Fusão entre Hydro e Orkla (maior empresa de extrusão de Al do mundo)

  5. Boa noite!
    Gostaria de saber se posso utilizar tubo
    de cobre e tubo de aluminio em uma mesma instalacao de split sendo os 02 juntos dentro de uma borracha esponjosa. Tera problema de corrosao?

    • Boa noite Rogerio, obrigado pelo comentario! Pois bem, o que gera a corrosão conhecida como galvânica entre cobre e alumínio é o contato direto dos dois metais na presença de oxigênio (ar atmosférico) devido a diferença de potencial elétrico entre eles. Você pode realizar uma solda fria com a utilização de uma junta LOCKRING de alumínio, ou se utilizar uma solda convencional, isolar a parte de conexão com uma fita isolante de boa qualidade, ou pintura ou uma fita termoretrátil na parte externa da conexão. A idéia é eliminar a entrada de oxigênio! Tenho várias fotos e bons exemplos que posso enviar à você amanha cedo. Lembrando que o esponjoso não isola contra entrada de oxigênio! Obrigado!

  6. Olá. Fiz há 18 meses contratei uma empresa para fazer a infra e instalação do ar condicionado do meu quarto. O ar não está gelando, chamei um técnico e ele constatou que a tubulação é de alumínio, que não trabalha com esse material, além de falar que a tubulação de alumínio não é boa. Preciso fazer a manutenção do ar, a empresa que me vendeu o serviço não existe mais. Preciso de ajuda. Minha casa fica no bairro Saúde – SP. Se alguém faz a manutenção, favor enviar um e-mail deimolez@hotmail.com. Meu ar é inverter Fujitsu 12000.

  7. Bem coloquei a instalação de alumínio a Consul condenou e ainda estou com vazamento do Gás, pediram para trocar por cobre e olha e tudo muito caro, estou tentando ver com a empresa que fez a instalação, se consigo algum desconto.

  8. Tenho 3 equipamentos de ar split com esse tubo, estou tendo que trocar todos os tubos por causa de corrosão. As maiores empresas que chamamos para fazer orçamento disse que isso só é bom pra empresa e péssimo para o consumidor. As empresas não repassam a economia do tubo para o cliente, fica com o lucro maior.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*